As famosas criaturas oceânicas que têm as cabeças bulbosas e oito braços são cheias de fatos engraçados. A ficha técnica do polvo é extensa: ele possui o sangue azul e três corações. Sem contar que esguicham tinta no intuito de deter os predadores.
Por não possuir ossos, os polvos podem se espremer em espaços apertados. Eles são bastante inteligentes, mas, infelizmente, morrem quando fazem sexo.
Se esse animal marinho te chama a atenção, saiba tudo sobre ele e muito mais lendo o artigo até o fim. Fique atento!
Ficha Técnica do Polvo: Tudo Sobre o Animal Oceânico
Características Gerais
- Os oito braços do polvo são fortes e têm duas fileiras de ventosas pegajosas;
- Os braços estão localizados ao redor da boca, unidos por uma membrana. O primeiro par é mais curto que o resto, e o último mede aproximadamente o dobro do corpo;
- Na cabeça, os olhos são desenvolvidos, além do cérebro e três corações;
- O restante das vísceras está localizado no manto, com o tanque de tinta que eles usam para escapar de seus predadores;
- O polvo possui sentidos altamente desenvolvidos, exceto o ouvido, pois são completamente surdos;
- Na ficha técnica do polvo é importante ressaltar sua grande inteligência, memória e até capacidade de aprendizado;
- É um animal de costumes noturnos.
Habitat
Os polvos vivem nos oceanos em todo o mundo. A maioria é pelágica, o que significa que vive perto da superfície da água em conchas, recifes e fendas. Algumas espécies vivem no fundo do oceano, transformando suas casas em cavernas.
Espécies
Atualmente, são conhecidas mais de 300 espécies de polvos. Entre as mais conhecidas estão:
Polvo atlântico pigmeu – Este polvo é muito pequeno, medindo apenas cerca de 15 cm. Mais de 7 cm desse tamanho são ocupados pelos braços, portanto a parte do manto é muito pequena;
Polvo com anéis azuis – O polvo com anéis azuis tem, como o nome indica, anéis azuis que estão ao redor de seu corpo;
Polvo do recife do Caribe – O polvo do recife do Caribe tem uma aparência fascinante, como a combinação de cores azul e verde que atrai muita atenção;
Polvo comum – Pode haver uma grande diferença no tamanho desses polvos. Alguns medem apenas 12 centímetros de comprimento, enquanto outros medem três vezes esse tamanho;
Polvo vermelho do Pacífico Oriental – Eles são muito pequenos, com um corpo aproximadamente três vezes menor que o comprimento dos oito braços.
Polvo gigante do Pacífico Norte – Esta é a maior espécie de polvo do planeta. Ele pode pesar cerca de 50 quilos quando totalmente adulto e medir até 5 metros.
Peso e Tamanho do Polvo
Seu peso é de cerca de 12 kg. Os polvos maiores pesam 70 kg, enquanto os menores pesam cerca de 30 gramas.
Na ficha técnica do polvo não pode essa informação. Ele mede cerca de 3 metros de comprimento. Os polvos maiores medem 6 metros, enquanto os menores mal medem 15 centímetros.
Reprodução e Ciclo de Vida
Desde o momento em que os polvos bebês deixam seus óvulos, eles já são órfãos que precisam sobreviver por conta própria. Na sua forma mais jovem, conhecida como “paralarva” o polvo é, muitas vezes, arrastado pelos plânctons. Ele come caranguejos, estrelas do mar e larvas.
Se um polvo sobrevive à fase paralarval, ele eventualmente cai mais fundo no oceano. Assim, começa a crescer rapidamente. Essa espécie marinha aumenta o peso em 5% todos os dias até atingir o tamanho máximo.
Dependendo das espécies de polvo, a idade adulta é geralmente alcançada após 1 ou 2 anos. O macho procurará múltiplas parceiras. Alguns meses após o acasalamento com uma fêmea, o macho finalmente morre.
Alimentação
Nas extremidades de seus braços, esse animal possui ventosas, estruturas que contêm sensores para provar a comida. Na ficha técnica do polvo, o bico forte e poderoso deve estar listado. Ele o usa para obter presas e desmembrá-las, engolindo os pedaços inteiros.
Os polvos consomem principalmente moluscos e crustáceos, embora também comam vários tipos de peixes e caracóis. Às vezes, eles se alimentam de espécies menores de polvo que encontram pelo caminho, especialmente quando não conseguem encontrar outras fontes de alimento suficientes para sobreviver.
A Inteligência
Você pode se surpreender ao saber o quão inteligente os polvos podem ser. Eles são animais incríveis, capazes de resolver problemas de forma eficaz. Isso os ajuda a se adaptar bem em ambientes em mudança.
O polvo pode encontrar comida e abrigo em lugares que ninguém imagina. Sua capacidade de lembrar-se de coisas é tanto a curto quanto a longo prazo.
Os polvos podem determinar padrões, distinguir tamanho e até identificar cores e formas. É realmente incrível ver como eles se desenvolvem e progridem, obviamente, dependendo da espécie. Por exemplo, o polvo mimético é capaz de copiar o comportamento de pelo menos 15 outros animais na água para se proteger de predadores e se aproximar de suas presas sem ser visto.
Os Sentidos
Dentro da ficha técnica do polvo também estão inseridos os sentidos. O polvo tem um corpo único e usa seus sentidos de maneira peculiar. Isso faz parte das ferramentas que utiliza para a sobrevivência dentro do ambiente em que vive.
O primeiro sentido a que se pode referir é a visão. Polvos são capazes de ver muito bem dia e noite. Eles não têm problemas para enxergar nas águas escuras e profundas dos oceanos.
Eles possuem o que é chamado de visão polarizada. Isso significa que recebem quantidades diferentes de luz. Muitos especialistas acreditam que são os próprios olhos que controlam efetivamente a quantidade de luz que recebem e é por isso que esses animais marinhos enxergam tão bem.
Os polvos podem cheirar muito bem graças aos sensores nas extremidades dos braços. É por isso que eles costumam enfiá-los entre as fendas para identificar se há algo escondido. O fato de serem animais muito curiosos também explica por que usam tanto o olfato.
Mas nem tudo é perfeito para o nosso amigo marinho, os polvos não têm capacidade de ouvir e, portanto, não usam vocalização. Apesar de surdos, eles usam muito bem os demais sentidos para sobreviver da melhor maneira.
Gostou de conhecer a ficha técnica do polvo? Este é um animal muito interessante, portanto, que tal compartilhar o artigo para que outras pessoas possam descobrir essas peculiaridades?