Home / Animais / Ficha Técnica Do Pinguim: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Ficha Técnica Do Pinguim: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

O pinguim é um animal que chama bastante atenção das pessoas. O simples fato de atravessar os oceanos e resistir a temperaturas congelantes, de até -50°C, já o torna um animal bem interessante. Além disso, esses animais são ótimos nadadores, podendo atingir até 45 km/h, sendo bastante ágeis.

Incrível e fascinante, essa ave marinha merece nossa atenção. Por isso, nesse artigo, falaremos tudo sobre os pinguins, desde suas características principais a peculiaridades da espécie. Confira.

Origem Do Pinguim

Os primeiros registros dos pinguins se deram na era mesozoica, no Eoceno. Seu nome vem de outra ave, o arau-gigante ou Pinguinus Impennis. Esse animal vivia no Ártico e foi extinto pelo homem. O nome foi herdado devido a alguns exploradores europeus descobrirem a espécie e verificarem que a aparência do pinguim era muito similar à do arau-gigante. Assim, batizaram o animal com esse nome, o qual permanece até hoje.

Seu nome é originário do galês pen gwyn, que era como os araus-gigantes eram chamados nas ilhas britânicas. Apesar de parecido com o arau, o pinguim não possui nenhum tipo de parentesco com esse animal. Eles pertencem a família Spheniscidae que é característica do hemisfério sul.

Desde sua origem, algumas espécies ficaram extintas ao longo do tempo, mas ainda existem diversas espécies de diversos gêneros de pinguins:

  • Aptenodytes: Pinguim-rei, Pinguim-Imperador e Pinguim de Ridgen
  • Eudyptes: Pinguim Macaroni, Pinguim das snares, Pinguim Real, Pinguim saltador da Rocha, e Pinguim de Fiordland,
  • Pygoscelis: Pinguim Gentoo, Pinguim de Adelia e Pinguim de Barbicha.
  • Eudyptula: Pinguim azul, e Pinguim azul do Norte.
  • Megadyptes: Pinguim waitaha e Pinguim de olho amarelo.
  • Spheniscus: Pinguim de Magalhães, Pinguim das galápagos, Pinguim africano e Pinguim de Humboldt.

Características Do Pinguim

Os pinguins possuem características muito acentuadas, principalmente no seu corpo, que possui uma estrutura adaptada para o meio onde vive.

Suas asas são curtas e atrofiadas, sendo usadas como nadadeiras em conjunto com suas patas que possuem membranas para auxiliar na natação. Com isso, o pinguim é uma ave que não voa. Seu corpo possui uma grande camada de gordura sob a pele, que funciona como um isolante térmico para que o animal não perca temperatura para o ambiente. Além disso, sua pele é impermeável, devido a secreção de óleos que ele possui.

O pinguim possui uma cauda longa, que o ajuda a se manter em equilíbrio fora da água, quando está caminhando no gelo ou na terra. Sua coloração preta e branca, o auxiliam a se camuflar. O preto faz com que se torne menos visível na água e o branco o torna semelhante à luz da superfície.

Características Do Pinguim
Características Do Pinguim

Algumas espécies ainda possuem detalhes em amarelo no bico e na cabeça, outras são bi colores com bicos acinzentados. Os pinguins do gênero Eudyptes possuem uma crista, de cor amarela e seus bicos são laranja, bem como algumas partes na lateral da cabeça.

Todas as espécies de pinguins apresentam características físicas iguais, sendo:

  • Duas pernas
  • Duas asas
  • Olhos
  • Bico
  • Cauda
  • Pescoço
  • Pelagem

Diferenças que possam ser perceptíveis entre as espécies é sua coloração, a coloração do bico e também o tamanho, principalmente entre o macho e a fêmea, onde o macho é um pouco maior.

Os pinguins podem medir de 40 centímetros até 1 metro e ainda pesar de 3 a 35 quilos. O tempo de vida desse animal é, em média, de 30 a 35 anos. São animais bem mansos, atacando apenas quando algum possível predador chega perto de seus ovos ou de seus filhotes. Seus predadores são os tubarões, as orcas e as focas leopardo.

Habitat, Comportamento E Alimentação Do Pinguim

Os pinguins habitam regiões polares, principalmente a Antártida, mas também vivem em várias regiões do hemisfério sul, como a África do Sul, Terra do Fogo e Ilhas Malvinas, por exemplo. Também existem algumas espécies que habitam o hemisfério norte, como é o caso do pinguim das galápagos, que é uma das espécies mais ameaçadas de extinção, devido à perda de seu habitat e principalmente ao aquecimento global.

Pinguim Comendo Peixe
Pinguim Comendo Peixe

Como são ótimos para nadar e mergulhar, vivem a maior parte do tempo na água. Devido sua agilidade, conseguem fugir dos predadores nadando rapidamente ou então se camuflando. Os pinguins vivem em colônias e cooperam uns com os outros e os casais que se formam permanecem juntos para o resto da vida. No inverno eles se separam, mas se reencontram novamente através de sons específicos que emitem quando retornam para sua colônia.

A maioria das espécies têm hábitos diurnos e, assim como ótimos nadadores, os pinguins também são bons na hora de pescar, sendo que o peixe é o item principal da alimentação de maioria das espécies. Algumas ainda incluem lulas, krill, crustáceos e plâncton na sua dieta. Já os pinguins do gênero Pygoscelis se alimenta exclusivamente de plâncton.

Reprodução Do Pinguim

Como os pinguins são fieis a seus parceiros, a cada estação eles se encontram e realizam a dança nupcial antes da cópula. Para conquistar a fêmea, o macho que está “solteiro” também monta um ninho de pedras, a fim de encantar a futura companheira. Os pinguins são animais ovíparos e o período de reprodução acontece nas colônias reprodutivas, onde se formam grupos com milhares de pinguins.

Após a cópula são gerados os ovos, que variam de quantidade conforme a espécie. Eles são postos em ninhos que podem ser construídos de pedra ou ainda ser cavados pequenos buracos para pô-los. O casal protege seu ninho e seus ovos, revezando para encontrar alimento e manter os ovos quentes, sendo que é mais comum a fêmea ir em busca de comida enquanto o macho cuida do ninho.

Os ovos levam cerca de 5 e 6 semanas para gerar o filhote. Após nascerem, os filhotes são alimentados e protegidos pelos pais até trocarem suas penugens e atingirem o tamanho adulto. Enquanto os protegem, os pais ensinam o filhote a nadar e buscar alimento e, após esse período, eles não recebem mais auxílio dos pais.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *