Os lagartos são um dos maiores, mais diversos e difundidos grupos de répteis encontrados na Terra. Eles são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica. O termo lagarto (subordem Sauria) refere-se a qualquer uma das mais de 5.500 espécies de répteis pertencentes à ordem Squamata (que também inclui cobras).
A ordem Squamata compreende 40 famílias diferentes. Atualmente existem mais de 4.675 espécies de lagartos, incluindo iguanas, camaleões, lagartixas, monstros Gila, monitores e escíncidos. Seus ancestrais apareceram na Terra há mais de 200 milhões de anos atrás.
Características dos Lagartos
Lagartos são répteis de pele escamosa que geralmente se distinguem de cobras pela posse de pernas, pálpebras móveis e aberturas externas de ouvido. No entanto, alguns lagartos tradicionais (ou seja, não-serpentes) não possuem um ou mais desses recursos.
Devido à sua aparência suave e brilhante, alguns lagartos podem parecer viscosos ou escorregadios. No entanto, sua pele – como todos os répteis – é realmente muito seca devido à falta de poros para excretar água e óleos.
Todos os lagartos são capazes de nadar, e alguns são bastante confortáveis em ambientes aquáticos. Muitos também são bons escaladores e velocistas rápidos. Alguns podem até correr com duas pernas, como o lagarto-de-colar e a iguana-de-cauda-espinhosa.
A maioria das espécies de lagartos são inofensivas para os seres humanos. Apenas as maiores espécies de lagartos representam qualquer ameaça de morte. O principal impacto dos lagartos nos seres humanos é positivo, pois são os principais predadores das espécies de pragas. Os seres humanos também mantêm muitos lagartos como animais de estimação e algumas espécies servem de alimento em algumas culturas.
Comportamento dos Lagartos
A maioria dos lagartos vive no chão, mas outros podem ser encontrados morando em uma árvore, em uma toca ou na água. Diferentes espécies de lagartos comem diferentes tipos de alimentos. Eles se alimentam de uma grande variedade de alimentos, incluindo frutas e vegetação, insetos, pequenos mamíferos, pássaros e anfíbios, carniça e até (nos casos de lagartos predadores grandes) grandes presas, como veados e outros animais de grande porte.
A maioria dos lagartos está ativa durante o dia, quando sua visão binocular aguda pode ser usada para sua maior vantagem. A visão é necessária para a maioria das espécies não escavadoras. A família Gekkonidae, no entanto, é composta predominantemente por espécies mais ativas do anoitecer ao amanhecer. Em conjunto com a atividade noturna, as lagartixas são muito vocais e se comunicam pelo som, enquanto a maioria dos outros lagartos é essencialmente muda.
Lagartos gastam um tempo considerável obtendo comida, geralmente insetos. Alguns deles, como as iguanas, tendem a ficar imóveis em locais familiares e aguardar a presa. Eles detectam suas presas usando pistas visuais, correm de seus poleiros para onde o item está, e os capturam com a língua em um processo conhecido como preensão lingual, em alguns casos, a língua pode se estender até o dobro do comprimento do corpo.
As iguanas são tipicamente referidos como predadores de “sentar e esperar”. Por outro lado, lagartos scleroglossa procuram ativamente presas por sondagem e escavação, usando seu sistema quimossensorial bem desenvolvido em um processo chamado vocero olfação, bem como pistas visuais. Esses lagartos não usam a língua para capturar presas, ao contrário, eles agarram suas presas nas mandíbulas.
Interação Social dos Lagartos
As interações sociais entre lagartos são melhor compreendidas entre as espécies que respondem a estímulos visuais. Muitos lagartos defendem certas áreas contra invasores da mesma espécie ou de espécies intimamente relacionadas. A defesa territorial nem sempre envolve combate real. Isso geralmente envolve a ereção de cristas nas costas e pescoço e o aumento repentino no tamanho de um indivíduo através de baforadas e posturas.
Muitas espécies exibem cores vivas estendendo um leque na garganta ou expondo um pedaço de pele colorido e se envolvem em movimentos estereotipados, como flexões, movimentos de cabeça e movimentos da cauda.
Chifres grandes e coloridos e outras formas de ornamentação conspícua da cabeça e do corpo geralmente são restritas aos machos, mas fêmeas de muitas espécies defendem seus territórios empregando movimentos estereotipados semelhantes aos dos machos.
Os territórios são geralmente associados a recursos limitados (como locais de ninhos, comida e refúgios de predadores), e um macho que possui um território provavelmente atrairá mulheres.
Reprodução dos Lagartos
Lagartos machos usam uma variedade de métodos para atrair a atenção de uma fêmea. Eles balançam a cabeça vigorosamente ou exibem suas cores mais brilhantes ou melhores características.
O lagarto anole verde, por exemplo, infla um saco de garganta cor de ferrugem para conquistar a fêmea de sua escolha, às vezes mantendo essa exibição por horas. Mas quando o macho precisa garantir que os outros o vejam, sua cabeça fica vermelha de fogo e seu corpo e cauda mudam para um azul brilhante. Outros machos podem brigar um com o outro até que o mais fraco desista.
A maioria dos lagartos depositam ovos macios e semelhantes a couro – eles não ficam por perto para proteger os ovos dos danos ou para mantê-los aquecidos:
A lagartixa tokay põe ovos macios que endurecem no ar seco e grudam na superfície em que foram depositados;
A lagartixa de arenito deposita ovos em fendas rochosas, para que eles tenham uma cobertura resistente;
O lagarto monitor do Nilo põe seus ovos em cupins. Não importa quais sejam as circunstâncias de seu início na vida, os filhotes de lagartos parecem pequenas versões de seus pais.
Ficha Técnica do Lagarto: Peso, Altura, Tamanho e Imagens
Com tantas espécies de lagartos, é compreensível que eles venham em uma ampla variedade de tamanhos. Eles apresentam uma grande variedade de cores, aparência e tamanho.
Lagarto Agama – Medem cerca de 23 cm. de comprimento. Os machos de algumas espécies de agamídeos desenvolvem marcações dramaticamente coloridas no corpo durante a estação reprodutiva. Essa mudança de cor desempenha um papel na comunicação e no comportamento reprodutivo. Segue alguns exemplos:
Lagarto Anolis – Os anolis possuem as mesmas dimensões dos agamídeos, algumas espécies de anolis são muito territoriais. Alguns até foram testemunhados mostrando um comportamento agressivo às suas reflexões nos espelhos. Os anólis também são usados como controle nativo de pragas, pois comem aranhas, baratas e outros insetos. Anolis alteram as cores com base em seu humor e ambiente.
Lagarto Basilisco – Os lagartos basiliscos, em média medem o mesmo tamanho que os anolis e os agamídeos, entretanto alguns indivíduos podem medir até 70 cm., estes lagartos possuem grandes patas traseiras com abas de pele entre cada dedo, o que lhes permite correr rapidamente na superfície da água.
Camaleões – Os camaleões são adaptados exclusivamente para escalada e caça visual. Eles têm os olhos mais distintos de qualquer réptil, podem se concentrar separadamente para observar dois objetos diferentes simultaneamente. A cauda em espiral ajuda a equilibrar e agarrar os galhos.
Eles são conhecidos pela capacidade de alterar a cor do corpo para se misturar ao ambiente. Os movimentos lentos e o objetivo preciso da língua longa os tornam caçadores de sucesso. Dependendo da espécie medem entre 20 e 50 cm. de comprimento.