O termo jacaré vem do espanhol ‘el lagarto’ que significa o lagarto. É assim que os conquistadores espanhóis teriam designado este réptil. A palavra lagarto teria sido reformulada pelos colonos britânicos para finalmente chegar à sua forma atual: o jacaré.
Ficha Técnica do Jacaré: Peso, Altura, Tamanho e Imagens
Os jacarés são caracterizados por um focinho maior que os crocodilos. As duas espécies que existem também tendem a ser mais escuras, muitas vezes quase pretas, mas a cor depende muito da água. A água carregada de algas produz jacarés verdes; jacarés provenientes de água contendo muito ácido tânico das árvores acima deles são muitas vezes mais escuros (mas o jacaré chinês apresenta um desenho bastante claro).
Além disso, nos jacarés, apenas os dentes superiores são visíveis quando eles fecham as mandíbulas, ao contrário dos crocodilos, cujos dentes superiores e inferiores podem ser vistos. No entanto, muitos indivíduos apresentam deformidades nas mandíbulas, o que dificulta esse meio de identificação. Em média, o peso de um jacaré americano é de 360 kg e seu comprimento é de 4 metros.
Poucos espécimes gigantes foram pesados, mas o maior poderia ter excedido uma tonelada. O menor jacaré chinês raramente excede 2 m de comprimento. O tempo de vida habitual de um jacaré é estimado em cerca de 50 anos ou mais.
Um espécime chamado Muja viveu no jardim zoológico em Belgrado na Sérvia desde 1937, por pelo menos 80 anos. Outro espécime, Cabulitis, que morreu em 2007 no zoológico de Riga, na Letônia, tinha mais de 72 anos. No Brasil, o maior jacaré (jacaré negro ou jacaré açu) pode pesar cerca de 600 kg e medir em torno de 5,5 metros. O menor fica na média de 1,5 metros (o jacaré anão).
Distribuição e Habitat
Nesse artigo nos concentraremos nas descrições apenas dos jacarés típicos de três países: os Estados Unidos, o México e a República Popular da China. Os jacarés americanos são encontrados no sudeste subtropical: toda a Flórida e Louisiana, as partes do sul da Geórgia, Alabama e Mississippi; áreas costeiras da Carolina do Sul e Carolina do Norte, sudeste do Texas e sudeste extremo de Oklahoma e Arkansas.
A maioria dos jacarés americanos está na Flórida e na Louisiana, com mais de um milhão de indivíduos em cada estado. Esta espécie também está presente no norte do México. Os jacarés americanos vivem em ambientes de água doce, como lagoas, pântanos, mangues, rios e lagos, bem como em ambientes salgados. O sul da Flórida é o único lugar onde jacarés e crocodilos coexistem.
O jacaré chinês hoje só é encontrado no vale do rio Yangtze e sofre extrema ameaça; Acredita-se que somente algumas dezenas restam vivendo em estado selvagem. De fato, há muito mais jacarés chineses em zoológicos ao redor do mundo do que na natureza. Por exemplo, o Rockefeller Wildlife Refuge, no sul da Louisiana, tem vários em cativeiro para tentar preservar a espécie.
Diferenças Entre Jacarés e Crocodilos
Embora os jacarés sejam constantemente confundidos com os crocodilos, eles são na verdade pertencentes a duas famílias taxonômicas distintas. Os jacarés diferem dos crocodilos especialmente por suas cabeças mais largas e mais curtas, e seus focinhos mais obtusos, seus dentes não saem quando eles fecham suas mandíbulas; eles não possuem a borda irregular que se vê nas pernas e nos pés do crocodilo, e as palmas entre os dedos das patas traseiras não excedem metade dos intervalos.
Pouco tolerantes à salinidade, jacarés preferem claramente a água doce, enquanto os crocodilos toleram a água salgada, possuindo glândulas especializadas em filtração salina. Em geral, os crocodilos são mais perigosos para os homens do que os jacarés.
Quanto à sua aparência, uma regra geralmente confiável é que os jacarés têm uma cabeça em forma de U, enquanto os crocodilos têm em formato de V. Em outras palavras, os crocodilos têm um focinho mais estreito, com os olhos mais direcionados para a frente. Outro detalhe curioso é que os crocodilos têm olhos verdes e os jacarés têm olhos castanhos. Outra distinção pode ser feita a partir das mandíbulas. Os crocodilos, possuem mandíbulas mais estreitas, usadas para rasgar a presa e segurá-la com maior pressão.
Os jacarés, por outro lado, são feitos para moer ossos, e podem desenvolver um estresse de mordida de até 3.000 psi (20 MPa), embora algumas espécies de crocodilos grandes possam realmente morder com uma cepa de 5.000 psi, segundo testes não oficiais. Os crocodilos são maiores do que todas as espécies de jacarés existentes atualmente.
Comportamento do Jacaré
Grandes jacarés machos são animais solitários e territoriais. Jacarés menores são freqüentemente encontrados em grande número próximos uns dos outros. Os maiores das espécies (machos e fêmeas), defendem seu território próximo; os filhotes mostram uma maior tolerância a outros jacarés de tamanho próximo ao deles.
Embora os jacarés tenham um corpo pesado e metabolismo lento, eles são capazes de picos curtos, especialmente para um ataque rápido. Sua presa favorita são pequenos animais que podem matar e engolir com uma só mordida; no entanto, eles podem matar presas maiores, pegando-os e puxando-os para a água para se afogar.
Os jacarés consomem alimentos que não podem ser comidos de uma só vez, deixando-os apodrecer ou mordendo-os e sacudindo-os descontroladamente até que as peças sejam retiradas. Em uma mandíbula de jacaré, a maioria dos músculos são feitos para morder a presa e agarrá-los. Os músculos que fecham as mandíbulas são excepcionalmente poderosos, mas aqueles que os abrem são relativamente fracos em comparação.
Os jacarés geralmente têm medo de humanos e tendem a sair ou pular na água, se alguém se aproximar. Infelizmente, essa atitude leva algumas pessoas a se aproximarem de jacarés e seus ninhos de uma maneira que possa atrair esses animais para atacar. Em muitos lugares existem leis federais que proíbem a alimentação de jacarés onde eles estão, o que não significa que todos respeitem a proibição.
Quando eles são alimentados, na verdade, os jacarés acabam perdendo o medo na frente do homem e, assim, podem decidir se aproximar das moradias humanas em vez de se afastarem. Um animal anfíbio, o jacaré passa muito tempo na água, quer caçando na vigia ou simplesmente dormindo. Ele pode ficar totalmente submerso por cerca de uma hora. Então, enquanto esquenta o topo do crânio ao sol, ele se esconde habilmente na água. Sua imobilidade, sua aparência, faz com que pareça uma madeira flutuante.
Ataques a Humanos
As mortes de homens devido a jacarés são poucas. Nos Estados Unidos, houve apenas nove ataques mortais nos últimos 30 anos do século 20, e onze pessoas foram mortas por jacarés nos primeiros cinco anos do século 21. Ou seja, se os jacarés tendem a desconfiar dos humanos, um excesso de confiança leva algumas pessoas, ao contrário, a entrar no território dos animais, causando a agressão.
Nos últimos 70 anos, os Estados Unidos registrou cerca de 225 pessoas sendo mordidas por jacarés, dos quais 22 desses acidentes tornado-se fatais. Muitas vezes, a morte não é causada por um ataque de um jacaré, mas por causa das bactérias que se acumulam em suas bocas: quando um jacaré ataca, as feridas são imediatamente preenchidas com bactérias.