O Husky Siberiano é uma raça de cães bonita, com uma pelagem espessa que vem em uma infinidade de cores e marcações. Seus olhos azuis ou multicoloridos e impressionantes máscaras faciais apenas contribuem para o apelo desta raça, originária da Sibéria.
É fácil ver por que muitos são atraídos pela aparência de Husky siberiano, mas esteja ciente de que esse cão inteligente e atlético pode ser independente e desafiador para os donos de cães de primeira viagem. Os cães de puxar trenós também precisam de um quintal cercado que seja afundado no chão para evitar fugas.
Sobre o Husky Siberiano
Os graciosos olhos de amêndoa do Husky Siberiano de tamanho médio podem ser marrons ou azuis – e às vezes um de cada – e transmitir uma expressão afiada, mas amável e até travessa. Rápidos e ágeis, os siberianos são conhecidos por sua marcha poderosa, mas aparentemente sem esforço. Inclinando a balança a não mais que 60 libras, eles são visivelmente menores e mais leves que seu primo corpulento, o Malamute do Alasca.
Como cães matilha, eles gostam da vida familiar e se dão bem com outros cães. A amizade inata do Siberiano os torna cães de guarda ótimos. Estes são cães enérgicos que não conseguem resistir à caça de pequenos animais, portanto, uma boa alimentação é uma obrigação. Uma característica atraente da raça: os cães de puxar trenós são naturalmente limpos, com pouco odor canino.
Curiosidades
- Lábios: são bem pigmentados e bem ajustados.
- O peso do macho é cerca de 20,5k a 28k, em contrapartida, a fêmea vai de 15,5k a 23k. A altura e tamanho relaciona-se conforme o peso do animal.
- Em forma de amêndoa, moderadamente espaçada e um pouco obliquamente. Os olhos podem ser de cor marrom ou azul; um de cada um ou com cores particuladas é aceitável. Olhos definidos muito obliquamente; muito próximos.
- Dentes: Fechamento em uma mordida em tesoura. Falha: qualquer mordida que não seja uma tesoura.
- Pescoçõ: De comprimento médio, arqueado e portado orgulhosamente ereto quando o cão está de pé. Ao andar a trote, o pescoço é estendido para que a cabeça seja levemente levada para a frente. Faltas: pescoço muito curto e grosso; pescoço muito longo.
- Pernas da frente: Visto de lado, os metacarpos são levemente inclinados, com a junta do metacarpo forte, mas flexível. O osso é substancial, mas nunca pesado. O comprimento da perna, do cotovelo ao chão, é um pouco mais do que a distância do cotovelo ao topo da cernelha. Garras de orvalho nas pernas dianteiras podem ser removidas.
- Dorso: o dorso é reto e forte, com uma linha superior nivelada da cernelha à garupa. É de comprimento médio, nem cobby nem folga devido ao comprimento excessivo. O lombo é esticado e esbelto, mais estreito que a caixa torácica e com uma leve dobra. A garupa se inclina para longe da coluna em ângulo, mas nunca de maneira tão acentuada que restrinja o impulso traseiro das patas traseiras. Faltas: Fracas ou frouxas; volta roasted; linha superior inclinada.
- Quando em pé e vistas de trás, as patas traseiras são espaçadas moderadamente e paralelas. As coxas são bem musculosas e poderosas, os joelhos bem dobrados, a articulação do jarrete bem definida e apoiada no chão. Garras de orvalho, se houver, devem ser removidas. Faltas: joelhos retos; jarretes de vaca; muito estreito ou muito largo na parte traseira.
De forma oval, mas não longa. As patas são de tamanho médio, compactas e bem peludas entre os dedos e as almofadas.
As almofadas são resistentes e almofadadas. As patas não se movem quando o cão está em posição natural. Faltas: dedos macios ou abertos; patas muito grandes e desajeitadas; patas muito pequenas e delicadas; entrando ou saindo.
Husky Siberiano
- A cauda bem peluda da forma de pincel de raposa é colocada logo abaixo do nível da linha superior e geralmente é transportada pelas costas em uma graciosa curva de foice quando o cão está em atenção. Quando carregada, a cauda não se curva para nenhum dos lados do corpo, nem se encaixa contra as costas. Uma cauda à direita é normal para o cão quando em repouso. Os pelos na cauda são de comprimento médio e aproximadamente o mesmo comprimento na parte superior, nas laterais e na parte inferior, dando a aparência de uma escova redonda. Faltas: uma cauda quebrada ou bem enrolada; cauda altamente emplumada; cauda ajustada muito baixa ou muito alta.
- A marcha característica do Husky Siberiano é suave e aparentemente sem esforço. Ele é rápido e leve em seus pés, e quando estiver no ringue, ele deverá andar em uma pista solta a um trote moderadamente rápido, exibindo bom alcance nos quartos dianteiros e boa movimentação nos quartos traseiros. Quando visto de frente ou de trás enquanto se move, o Husky Siberiano não monitora a pista, mas, à medida que a velocidade aumenta, as pernas se inclinam gradualmente para dentro até que as almofadas caiam em uma linha diretamente abaixo do centro longitudinal do corpo. À medida que as marcas do coxim convergem, as pernas dianteiras e as patas traseiras são transportadas para a frente, sem cotovelos nem joelhos para dentro ou para fora. Cada perna traseira se move no caminho da perna dianteira do mesmo lado. Enquanto o cão está andando, a linha superior permanece firme e nivelada. Faltas: marcha curta, empinada ou irregular, marcha lenta ou rotativa;
- Os pêlos da camada externa são lisos e de certa forma lisos, nunca ásperos nem afastados do corpo. Note-se que a ausência do subpêlo durante a estação de derramamento é normal. É permitido aparar bigodes e pêlos entre os dedos e ao redor dos pés para apresentar uma aparência mais limpa. Aparar o pêlo em qualquer outra parte do cão não deve ser tolerado e deve ser severamente penalizado. Faltas: pelagem comprida, áspera ou desgrenhada; textura muito dura ou muito sedosa; aparar a pelagem, exceto conforme permitido acima.
- Todas as cores do preto ao branco puro são permitidas. Uma variedade de marcas na cabeça é comum, incluindo muitos padrões impressionantes não encontrados em outras raças.