O gorila é o maior dos primatas que ainda existem. Estão nesse grupo os macacos e também os humanos, inclusive, o gorila é o parente mais próximos do homem. Apesar de muitos filmes retratarem esse animal como ameaçador para os seres humanos, ele é extremamente dócil e tranquilo.
Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre o gorila, suas principais características e ficha técnica. Acompanhe.
Espécie De Gorilas
O gorila é o maior dos antropoides que existem hoje, podendo media até dois metros de altura e pesar mais de 300 quilos. É um mamífero da ordem dos primatas e da família Hominidae. A espécie é chamada Gorilla gorila e nela existem os gorilas orientais e ocidentais, cada uma com duas subespécies:
- Gorila Oriental: Gorila Da Montanha, com cerca de 720 indivíduos. E Gorila Da Planície E De Grauer, com cerca de 5 a 10 mil indivíduos.
- Gorila Ocidental: Gorila da Planície, com aproximadamente 200 mil indivíduos. Gorila do Rio Cross, com cerca de 250 a 300 indivíduos.
Os gorilas selvagens podem ser encontrados apenas na África, em 10 países. Os animais que vivem nas montanhas estão em Uganda, Ruanda e República Democrática do Congo e as espécies das planícies vivem nas floretas da África Ocidental e Central de Angola, Guiné Equatorial, Congo, República Democrática do Congo, Camarões, Gabão e República Centro Africana.
Características Do Gorila
Gorilas são animais de corpo forte, com peito bastante largo e robusto. Seu abdômen é protuberante e não possui pelos no rosto, nem nas mãos e pés, assim como os humanos. Seu nariz é grande e as orelhas são pequenas e sua sobrancelha é bastante acentuada.
O gorila adulto possui braços bem musculosos e compridos, maiores que as pernas. Assim, se deslocam se apoiando nos dedos. Os machos são bem mais pesados que as fêmeas e eles se diferenciam devido ao tamanho e também ao fato de o macho possuir uma mancha prata nas costas. O gorila pode viver, na natureza, entre 30 e 50 anos.
Embora muito semelhantes, gorilas ocidentais e orientais possuem algumas diferenças, de acordo com seu habitat. Os animais que vivem nas montanhas possuem pelos mais compridos e densos, para que possam resistir as baixas temperaturas. Já os gorilas que vivem nas planícies possuem pelos mais finos e curtos, para que possam sobreviver nas regiões mais quentes e úmidas.
Outra diferença está no tamanho. Gorilas das montanhas medem entre 1,2 e 2 metros e pesam entre 135 e 220 quilos, enquanto que os gorilas da planície possuem aproximadamente a mesma altura, porém pesam bem menos, entre 68 e 180 quilos.
Eles vivem em grupos de 5 até 30 indivíduos e, em raros casos, podem formar grupos de até 60 gorilas. O grupo é liderado por um macho, que atua como um mediador em momentos de conflitos. Também é ele quem determina o lugar para onde o grupo vai buscar alimento, além de ser o responsável pelo bem-estar e pela segurança de todos. Quando o macho líder morre, seja por doença, idade ou briga, o restante do grupo se dispersa a procura de um novo protetor.
Os gorilas são animais terrestres, mas costumam escalar árvores para se alimentar ou ainda construir locais para descanso. São ativos durante o dia e descansam a noite. Geralmente, cada hora do dia tem um propósito:
- De manhã e à noite eles se alimentam
- No meio do dia eles cochilam, brincam e namoram
- A noite descansam em camas feitas de galhos e folhas, no chão ou nas árvores
Reprodução, Alimentação e Riscos de Extinção
Apesar de toda sua estatura, os gorilas são essencialmente herbívoros. Sua alimentação inclui a vegetação, como raízes, frutas, brotos, cascas de árvores e também celulose. Eles também podem comer insetos e pequenos animais, como cupins, formigas e larvas. Quanto a quantidade, um macho pode comer até 18 quilos de alimento por dia, porém a quantia exata depende de cada animal e de onde ele vive.
Quanto a reprodução dos gorilas, a gestação dura entre oito meses e meio a nove meses e então a fêmea dá à luz a apenas um filhote que pode pesar até 1,8 quilos. Normalmente uma próxima gestação do gorila acontece após três ou quatro anos da última gestação, que é o período em que o filhote convive com sua mãe.
Os filhotes são carregados pela mãe nos primeiros meses de vida e, a partir de 4 meses, costumam ficar nas costas de sua mãe para que possam se locomover. Entre os 11 e 13 anos o gorila já se torna maduro e, então, deixa sua mãe e seu grupo para encontrar um novo grupo de machos ou então formar um novo grupo com fêmeas e então reproduzir.
Quando a mãe do filhote de gorila morre, este é criado pelo grupo até atingir sua maturidade. Machos atingem a maturidade entre os 11 e 13 anos e as fêmeas entre os 10 e 12 anos.
As espécies de gorila estão em risco de extinção, principalmente devido a destruição do seu habitat, devido a agricultura e mineração e a caça ilegal para o mercado de carne. Além disso, existe o vírus ebola, que pode ter matado diversos gorilas nos últimos anos.
Curiosidades
- Os gorilas são primatas muito inteligentes e, quando criados em cativeiro, conseguem aprender a linguagem dos sinais e ainda usar ferramentas simples.
- Eles não precisam beber água nos rios e lagos, pois recebem toda a água necessária através da comida e do orvalho.
- Seus braços são maiores que as pernas, assim eles podem andar usando todos os quatro membros e ainda permanecer na postura vertical.
- Em seu habitat natural vivem até os 40 anos e em cativeiro podem passar dos 50 anos de idade.