Os golfinhos são pequenos mamíferos aquáticos com dentes com excelente audição que vivem em ambientes de água salgada e água doce . Os golfinhos se comunicam com muitas vocalizações diferentes, como cliques e assobios, possuem audição avançada que funciona debaixo d’água ou acima da água e pode rastrear presas usando a ecolocalização.
O menor golfinho, o Maui, tem apenas 1,82 m de comprimento, enquanto o maior, o Orca, pode crescer até 9,5 m de comprimento. Embora encontradas principalmente nos oceanos de água salgada, algumas espécies de golfinhos vivem nos rios, enquanto outras são mantidas em cativeiro e treinadas para realizar truques.
Elegante e brincalhão, o golfinho pode atingir velocidades de mais de 29 quilômetros por hora e sabe-se que gosta de pular fora da água e brincar na esteira de uma passagem de barco.
Ficha Técnica
Os golfinhos tem sido um mistério e uma fonte de fascínio para a humanidade há milhares de anos. Esses animais incríveis são membros da ordem Cetacea , ou baleias dentadas . Eles podem pertencer à família Delphinidae, mais conhecida, que inclui todos os golfinhos oceânicos, ou à família Platanistidae, que inclui os golfinhos do rio. Existem mais de 40 espécies de golfinhos vivendo nos oceanos e rios do mundo.
Peso, Altura e Tamanho
Esses mamíferos variam muito em tamanho, com comprimento variando de 1 a 3 metros e peso variando de 13 kg. até 22.000 libras. Os maiores membros das famílias de golfinhos são geralmente chamados de baleias, como a baleia assassina , a baleia falsa e a baleia piloto.
Golfinho de Hector – Os menores golfinhos do mundo, comumente chamados de golfinhos de Hector , incluem uma subespécie chamada golfinho de Maui . Esses golfinhos vivem na costa da Nova Zelândia, e o peso médio adulto desses pequenos mamíferos é de 40 a 60 kg (88 a 132 libras). Eles têm um comprimento adulto médio de 3,8 a 5,3 pés (1,2 a 1,6 metros);
Golfinhos de Heaviside – Outros pequenos golfinhos incluem os golfinhos de Heaviside , que pesam entre 60 e 70 kg e medem cerca de 1,7 m de comprimento quando atingem a idade adulta, e os golfinhos-rotadores acrobáticos , que pesam entre 59 e 77 kg. e medem cerca de 2 metros de comprimento quando adultos;
Golfinho do Rio Indo – Outro pequeno golfinho é o golfinho do rio Indo ; quando adulto, esse golfinho pesa de 70 a 90 kg e mede de 2,3 a 2,6 metros de comprimento;
Golfinho Roaz – Os golfinhos maiores e de tamanho mais moderado incluem o popular golfinho-nariz-de-garrafa , que quando adulto pesa 150 a 200 kg (331 a 442 libras) e mede 2 a 3,9 metros (6 a 12,8 pés);
Golfinho Pacífico Branco – O impressionante Pacífico branco, golfinho de dois lados , pesa 135 a 180 kg e mede de 5,5 a 8 pés (1,7 a 2,5 metros) de comprimento quando atingir a maturidade total.
O Golfinho Malhado do Atlântico – Quando adulto pesa 100 a 143 kg (200 a 315 libras) e mede 1,6 a 2,3 metros (5 a 7,5 pés) de comprimento, é outro golfinho na classe de peso médio.
Golfinho de Risso – Um dos golfinhos maiores que ainda é chamado de golfinho na língua comum é o golfinho de Risso , também conhecido como Grampus. Esse animal, que foi visto no mar em águas quentes e temperadas e tropicais em todo o mundo, pesa 300 a 500 kg e mede de 2,6 a 4 metros de comprimento quando atinge a idade adulta.
Baleia Piloto de Aleta Curta – Entre os golfinhos chamados baleias está a baleia piloto de barbatana curta. Um adulto pode pesar de 1.000 a 3.000 kg (2.200 a 6.600 libras) e pode medir de 3,7 a 5,5 metros (12 a 18 pés).
Baleia Orca – Finalmente, o maior golfinho é a baleia assassina, ou orca. Uma orca fêmea adulta pode pesar cerca de 16.500 libras, e o macho pode pesar até 22.000 libras (um intervalo de 7.500 a 10.000 kg). As orcas fêmeas medem cerca de 8,5 metros de comprimento, e os machos têm 10 metros de comprimento no seu maior.
Influência do Tamanho dos Golfinhos
Assim como na determinação de seu peso, determinar o tamanho total dos golfinhos pode ser uma tarefa difícil, pois existem inúmeras espécies e cada espécie de golfinho tem características que os tornam únicos de outras espécies de golfinhos; no entanto, podemos observar algumas espécies de golfinhos para dar uma ideia geral dessas diferenças em relação ao tamanho e peso.
Influência dos Predadores de Golfinhos
Embora nem sempre o tamanho do estojo possa influenciar diretamente a localização dos golfinhos que vivem em todo o mundo. Por exemplo, algumas espécies menores de golfinhos podem ser encontradas viajando dentro e ao redor de águas costeiras, onde são menos propensas a enfrentar ameaças de predadores em potencial, enquanto golfinhos maiores podem se aventurar ainda mais no oceano offshore, longe das águas costeiras.
Predadores para as espécies de golfinhos podem incluir baleias assassinas e tubarões ; e sim baleias assassinas caçam outras espécies de golfinhos em busca de alimento. O tamanho também pode ter um papel na capacidade dos golfinhos de se aquecer em climas frios. Espécies maiores de golfinhos são mais capazes de deslocar o calor por todo o corpo enquanto usam menos calorias para fazê-lo.
Influência do Habitat dos Golfinhos
Baleias assassinas, por exemplo (a maior das espécies de golfinhos), podem ser encontradas viajando pelas águas do Ártico e da Antártica, enquanto o golfinho de Maui e o popular golfinho-nariz-de-garrafa preferem ficar em águas mais quentes. Além de ficarem próximos a ambientes costeiros, também se sabe que pequenos golfinhos viajam em grandes grupos para se protegerem de predadores.
Influência da Alimentação
Dependendo das espécies de golfinhos, sabe-se que os golfinhos consomem entre 2% e 10% do seu peso corporal em alimentos diariamente. Por fim, o tamanho nem sempre determina os tipos de alimentos que um golfinho provavelmente ingerirá. Embora seja verdade que a baleia assassina possa consumir uma variedade de mamíferos marinhos, além de peixes e lulas, a maioria dos golfinhos segue uma dieta que consiste em peixes , lulas , polvos e vários crustáceos, independentemente do tamanho.
Como todas as espécies de golfinhos possuem ecolocalização, elas podem usar essa habilidade extremamente importante para navegar no oceano, procurar presas e obter um sinal de alerta antecipado de predadores próximos que desejam transformá-los em refeição. Ao combinar seu excelente senso de audição com o uso de golfinhos de ecolocalização, ambos são excelentes caçadores e navegadores, tornando-os um dos animais aquáticos mais avançados hoje em dia.