O nome “dachshund” é alemão, significando “cão texugo”. Eles também são comumente chamados de “cães salsichas” em referência ao seu formato semelhante as salsichas. Dachshunds têm muitos apelidos! Weenie, doxie, salsicha – entre outros. Na Alemanha moderna, eles costumam ser chamados de Dackels ou Teckels (entre caçadores).
Para aqueles que amam a raça, há muita variedade, existem três variedades de Dachshund: os de cabelos curtos, os de arame e os de cabelos compridos. Com cada uma dessas variedades, existem três tamanhos.
Padrão de Cores dos Dauchshunds
O dappling é apresentado como manchas de cor mais clara em uma cor de base mais escura. Isso pode resultar em um Dachshund tricolor. Exemplo: preto com pontos castanhos e manchas prateadas. Se ocorrer manchas no olho, um ou ambos os olhos podem ser azuis. O aparecimento de manchas duplas ocorre apenas quando o pai e a mãe são manchados e resulta na adição de grandes áreas de branco ao padrão de manchas. Ocorreram defeitos genéticos atribuídos à reprodução dupla dapple.
Animais malhados podem ser bicolores ou tricolores. Eles têm um corpo branco com manchas de uma ou duas cores sólidas, como vermelho no branco ou preto e marrom no branco. Os adesivos podem variar de alguns pontos a cobrir mais de 50% do corpo. Pode haver tique-taque nas áreas brancas, ou elas podem ser brancas sólidas.No caso de padrões de cruzamento, como em dapple a piebald ou tigrado a piebald, os remendos sólidos exibem o padrão dapple ou tigrado.
Eles também vêm em três tipos de pelagem: liso, com fio e longo. O casaco do Dachshund vem em uma variedade infinita de cores e padrões. O vermelho sólido é provavelmente a cor mais popular, mas você também verá Dachshunds em creme, preto, chocolate, tigrado e manchado – áreas de cor mais clara contrastando com uma cor de base mais escura.
Características dos Dachshunds
O corpo do Dachshund é mais comprido do que alto, musculoso e com pernas curtas. Possui cabeça alongada e crânio leve e convexo, arqueado com sobrancelhas salientes. O focinho é longo. A mandíbula é robusta com lábios não pendentes. Os dentes devem se encontrar em uma mordida em tesoura. Os olhos amendoados são vermelho escuro ou marrom-preto. As orelhas móveis ficam longas nas bochechas. O corpo tem um esterno saliente forte e um abdômen moderadamente retraído. A cauda é transportada alinhada com as costas. O casaco do Dachshund de pelo curto deve ser brilhante, elegante e uniforme.
Apesar de sua reputação principal como cães domésticos, o Dachshund não poderia ser mais especificamente projetado para caçar caça subterrânea. Eles têm um corpo longo e baixo até o chão, o que lhes permite navegar facilmente em áreas apertadas. Proporcionalmente, os Dachshunds têm um peito grande e proeminente, o que dá ao cão bastante poder de escavação e capacidade pulmonar para passeios no subsolo. Eles têm pernas curtas e poderosas com patas com membranas que movem montes de terra com eficiência. As patas traseiras devem parecer uma série de ângulos retos conectados. Suas cabeças afinam uniformemente em um focinho longo e ligeiramente arqueado. Eles têm orelhas longas e arredondadas, que se acumulam em aromas e evitam que detritos entrem no canal auditivo.
Eles foram originalmente criados para caçar texugos em seus esconderijos subterrâneos, junto com coelhos escavadores e outros pequenos animais. De fato, na Alemanha, os dachshunds ainda são medidos pelo tamanho da toca do coelho em que se encaixam.
Dachshunds são propensos a problemas nas costas, ou mais especificamente, hérnia de disco. Isso se deve em parte à sua forma, mas também a um gene que cria depósitos minerais nos discos da coluna vertebral. A doença do disco intervertebral, afeta cerca de 25% dos Dachshunds.
Comportamento dos Dachshunds
Os dachshunds são cães ativos e divertidos , mas também podem ser difíceis de serem treinados, voluntariosos e mal-humorados, o que pode torná-los uma má escolha para muitas famílias, principalmente para crianças. Os dachshunds também são cautelosos com estranhos e tendem a latir alto quando suas suspeitas são despertadas – ou porque uma folha soprou pelo gramado. Essa tendência a latir com a menor provocação é apenas uma das muitas razões pelas quais um Dachshund não pode ser deixado sozinho no quintal ou viver ao ar livre.
Dachshunds são bons cães de família se forem criados com crianças, mas é importante supervisionar a brincadeira para que as crianças não as coloquem ou segurem incorretamente. Sua natureza adaptável e necessidades moderadas de exercícios os tornam adequados para qualquer pessoa, desde jovens solteiros ou casais a idosos.
Proteja as costas do Dachshund segurando-o corretamente: um braço dobrado sob a extremidade posterior e outro apoiando a extremidade frontal no peito, mantendo o corpo na posição horizontal.
Dachshunds podem cavar com energia e propósito, e eles não gostam de nada melhor do que uma bela pilha de lama para sua diversão.
Personalidade dos Dachshunds
Para muitas pessoas, um cachorro salsicha é apenas um filhote pequeno e com um nome difícil de soletrar e um número chocante de trocadilhos inapropriados. Mas se um dachshund é o amor da sua vida, você sabe que ele é o melhor cachorro do mundo. Embora vindos da Alemanha, os dachshunds são animais de estimação populares da família nos países do México ao Japão e aos EUA. Seus fãs são uma legião: Einstein amava um dachshund, assim como Pablo Picasso.
Os amantes de cães dachshunds sabem disso – esses cães não ficam quietos! Por causa de suas origens de caça, eles são naturalmente inclinados a alertá-lo sobre o perigo ou apenas avisa-lo que tem alguém chamando lá fora.
Eles são tenazes, inteligentes e podem ser muito focados em objetivos. Dachshunds podem ser pequenos, mas definitivamente são cães de trabalho! Dachshunds têm grandes personalidades por seu tamanho e não estão prestes a ser ignorados. Com um latido surpreendentemente alto e uma personalidade ansiosa e afetuosa, o dachshund é pequeno apenas em estatura.
Temperamento dos Dachshunds
Dachshunds são cachorrinhos animados e com algumas contradições adoráveis. Eles são dedicados a seus donos, mas podem ser teimosos com os quais trabalhar, e briguentos com cães desconhecidos que são muito maiores. Eles são torpedos energéticos, mas sua atividade favorita é abraçar e escavar praticamente qualquer coisa macia que eles possam encontrar. É difícil não apreciar sua expressão amigável e atenciosa, atitude curiosa e coragem. Todas as variedades são extremamente amigáveis, crescendo muito apegadas aos seus donos e desfrutando da companhia de outros animais domésticos.
Os dachshunds têm metade de um cachorro, um cachorro e meio de comprimento e possuem duas vezes a coragem dos cães com o dobro do seu tamanho. Esta raça é a menor do grupo de cães e exibe as características típicas, além de algumas. Originalmente criados na Alemanha, os Dachshunds são cães companheiros independentes, atrevidos, curiosos e barulhentos, com raízes no campo, estimulando o jogo subterrâneo. Eles são resistentes e atléticos por natureza, mas sofrem de lesões na coluna vertebral.