Os cachorros podem ser adoráveis, sendo, de longe, os melhores amigos das pessoas na natureza. Dessa forma, a relação entre homem e cão cada vez mais atinge níveis surpreendentes, com as pessoas criando laços realmente grandes com esse tipo de animal. Logo, há muitas raças em todo o mundo que chamam a atenção pela forma como são capazes de se diferenciar das outras, mostrando a todos que realmente são espécies únicas.
Esse é caso de inúmeras raças, que poderiam ser citadas ao longo de todo o texto. Contudo, de forma mais específica, o chow-chow está entre os cães mais belos de todo o planeta, encantando pela sua beleza sem igual e pela forma como consegue se destacar, mesmo em meio a outros animais grandes e chamativos.
Assim, com pelo fofo e um tom de marrom na medida certa, o chow-chow ainda possui a língua azulada e, sem dúvidas, se encontra os principais cachorros do planeta. Quer conhecer mais sobre esse cão tão especial? Gostaria de saber um pouco além sobre o modo de vida e as características do chow-chow? Então veja abaixo tudo sobre esse animal mais do que especial, esse cão único.
Ficha Técnica do Chow-Chow
-
Expectativa de vida: de 9 a 15 anos;
-
Peso: de 20 a 32 quilos;
-
País de origem: China;
-
Altura: de 46 a 56 centímetros;
-
Tipo de pelagem: fofa, tamanho médio.
O chow-chow está entre os animais mais bonitos de todo o mundo, ao menos é isso que pensam muitos dos que têm essa raça de cão em suas casas. Assim, o animal rapidamente ganhou fama internacional, estando, atualmente, entre os tipos mais desejados e procurados de cachorros de todo o planeta Terra.
O que muitas pessoas não sabem, contudo, é que o chow-chow possui origem na China. Isso mesmo, esse tipo de cachorro nasceu na China, embora existam correntes que indiquem o local de nascimento no animal como sendo na atual Rússia. De qualquer forma, o fato é que o chow-chow chegou ao ocidente tido como um animal exótico, sendo exposto em zoológicos e muitos outros ambientes do tipo.
Apenas com o tempo é que as pessoas se acostumaram a um animal tão diferente dos outros cachorros europeus, com pelagem tão fofa. À época, o chow-chow já era tido também como uma raça teimosa e dominante.
Características do Chow-Chow
o chow-chow amplamente conhecido em todo o mundo por conta da sua aparência, dando sinais de que o animal poderia não ser um cão. Na verdade, no passado, logo quando o animal chegou à Europa ocidental, ainda no século XIX, muitas pessoas tinham dúvidas se o chow-chow realmente era um cão. Com a língua azul, além de pelagem alta e densa, o animal rapidamente se transformou em uma atração turística por onde passava.
Esse tipo de cão gosta bastante de guardar o território e se faz conhecido justamente por essa agressividade quanto ao seu espaço, não sendo o tipo de cachorro que sempre lida bem com outros cães, por exemplo. Isso acontece pelo fato de chow-chow possui um temperamento dominante, gostando de estar no comando e de se sentir como o animal mais importante do ambiente. Logo, a presença de outros cachorros poderiam retirar esse papel do chow-chow.
Ademais, o animal apresenta tamanho relativamente grande, podendo chegar a medir 56 centímetros de altura, além de 32 quilos quando em fase adulta. Esse cão costuma comer bastante e até gosta de brincar no início da vida, embora, com o tempo, a raça vá perdendo a disposição para tal, se tornando cada vez mais territorial.
Como Cuidar do Chow-Chow
O chow-chow é uma raça bastante interessante, com muitos desejos que precisam ser atendidos. Entre eles, assim, o cão gosta de estar sempre em posições de comando, em locais altos ou onde se sinta forte e grandioso. Além disso, como já explicado, o contato do chow-chow com outros cães pode não ser tão simples.
De qualquer maneira, não é tão difícil cuidar de um chow-chow, desde que você aprenda a lidar com a raça. No caso, é importante, por exemplo, que o dono goste de levar o cachorro para atividades ao ar livre, já que o chow-chow é uma raça grande e, como tal, necessita de espaço para correr, saltar e brincar. Esse item é ainda mais importante nos primeiros anos de vida do animal, quando este precisa gastar as suas energias.
Porém, como a raça se cansa com certa facilidade, pode ser bom fazer passeios pela manhã ou à noite com o animal, sempre com os devidos cuidados em relação à segurança do cachorro. Já o pelo do chow-chow, para evitar problemas, pode ser escovado uma vez por semana, o que manterá o animal sempre bonito e com o pelo brilhante.
Mais Detalhes do Chow-Chow
Um detalhe muito interessante sobre o chow-chow é que esse tipo de cão é muito independente. Dessa forma, o cachorro se vira muito bem quando sozinho em casa, não sentindo tanta necessidade de contato com as pessoas. Portanto, se você deseja deixar o cão por longos períodos sozinho, o chow-chow é uma ótima opção. Contudo, como era de se esperar, nos primeiros meses de vida o cão pode ser um pouco mais carinhos e dependente do dono, algo que, com o tempo, diminuirá.
Já em relação ao clima, apesar de conseguir sobreviver em locais mais quentes, o ideal é que o chow-chow seja criado em locais frios, onde as temperaturas são mais baixas. Isso porque toda a anatomia do cão foi projetada para a sua criação em locais frios, a começar pela sua pelagem. Assim, criar o animal em regiões quentes pode desenvolver uma série de problemas na raça em questão, levando até mesmo a doenças.
Ademais, o chow-chow é um ótimo cão de guarda, sendo uma excelente opção manter o animal como o grande protetor da sua casa. Contudo, o chow-chow é conhecido por ser um cão de alerta e não de ataque. Portanto, esse tipo de animal sequer deve ser treinado para atacar outros cães ou pessoas, mas apenas para alertar de que há algo estranho acontecendo ao redor.