O Canguru, do gênero Macropus, é um mamífero marsupial, ou seja, um animal que possui uma bolsa central, na região do abdômen, que é conhecida pelo nome de marsúpio. E é onde a fêmea carrega os filhotes e os amamenta. Existem outros animais marsupiais. No entanto, o canguru é o mais conhecido no mundo todo. Essa bolsa está presente apenas nas fêmeas.
Muito famoso pelos pulos, o canguru é considerado, na Austrália, como o animal símbolo. O habitat natural desses animais são planícies da Papua Nova Guiné e da Austrália.
No post de hoje, vamos aprender tudo sobre o canguru, o peso, a altura, o tamanho, e muito mais sobre esse animal tão interessante. Continue lendo.
Principais Características do Canguru
Alimentação: os cangurus se alimentam de vegetais e de frutas. No entanto, ainda que sua alimentação seja vegetariana, eles podem ser atraídos por restos de alimentos que turistas deixam cair, como pães, por exemplo, ou outro alimento humano.
Quando acontece a ingestão de um alimento diferente do que está acostumado, ele pode ter muitos problemas, pois há um desequilíbrio da flora intestinal, levando a uma forte fermentação. E isso gera a uma cólica intensa, podendo até matar o animal.
Os cangurus desempenham um papel muito importante, tanto na formação quanto na manutenção, no equilíbrio de vegetações na qual eles estão inseridos. Isso se deve à sua ação como um animal herbívoro.
Peso, altura, velocidade e aparência: o seu peso pode chegar a 80 kg. A altura de um canguru varia entre 1 a 1,40 metros. Ele é bem veloz. Um adulto pode alcançar uma velocidade de até 50 km/h. A maioria dos cangurus possui cabeça pequena e orelha grande.
Gestação: a gestação dura entre 30 e 40 dias, e nasce somente um filhotinho de cada vez. Como ele nasce ainda bem imaturo, permanece na bolsa (marsúpio) da mamãe canguru por mais um ano, onde recebe tudo o que precisa, como proteção e subindo para receber os alimentos também e terminar de se desenvolver.
Pelagem: quanto à pelagem do canguru, esta é bem grossa e espessa, e a maior parte desses animais tem os pelos na cor cinza escuro ou marrom, e com a barriga e o peito creme. E os seus pelos crescem a vida inteira
Uma curiosidade sobre os cangurus é que os machos costumam lutar entre si para terem o direito à reprodução com uma determinada fêmea. Para isso, eles conseguem permanecer em pé sobre seus próprios rabos, e usam as suas fortes pernas para chutarem o seu inimigo. Além do mais, o canguru também pode morder ou usar as suas garras bem afiadas para arranhar o outro.
Patas: os cangurus possuem as patas traseiras muito bem desenvolvidas e com 4 dedos. Enquanto que as patas da frente são menores e possuem 5 dedos. A sua cauda pode medir entre 0,70 cm e 1,40 m.
Ao contrário do que acontece com os outros marsupiais, ao se locomoverem, os cangurus usam a calda como se ela fosse uma terceira perna. De maneira que se forma um tripé, para o animal se apoiar.
Ameaça: apesar de ser cuidadoso quando se trata de contato com o ser humano, o canguru precisa ir para regiões povoadas em períodos de seca, para procurarem por alimentos. Ainda que se trate de um animal simpático, se o canguru notar a presença de um ser humano, ele tende a querer se defender. E pode até matar uma pessoa se ficar muito enraivecido.
Onde vivem: o canguru cinza gosta mais de florestas densas. Enquanto que os vermelhos gostam mais de planícies abertas. Os cangurus de floresta apresentam patas frontais mais resistentes e mais fortes do que os outros cangurus.
Podemos encontrá-los em florestas montanhosas situadas ao norte de Queensland. Geralmente, os cangurus não se afastam mais que 15 km da água. A diferença principal que existe entre essas duas espécies é a cor.
Caça ao Canguru
A caça ao canguru pelo homem é bastante comum. Eles visam a obtenção tanto da carne quanto do couro do animal. Dentre as espécies, os cangurus vermelhos são os mais procurados pelos seres humanos. No entanto, ele não apresenta risco de extinção.
Em algumas regiões da Austrália há uma superlotação desses animais. Tanto que, nesse caso, eles até são considerados como uma praga. Além de competirem com a alimentação do gado, eles ainda destroem a vegetação dos locais.
Em decorrência disso, a caça ao canguru é liberada em todos os estados da Austrália, desde que eles não estejam dentro dos limites de parques nacionais.
Monitoramento e Conservação do Canguru
A Austrália se preocupa muito em monitorar o número existente de cangurus, bem como na manutenção do equilíbrio entre a demanda de proprietários de terras e a necessidade de conservação da espécie. No caso de uma escassez de alimentos, o gado seria prejudicado, podendo passar fome, uma vez que os cangurus são bem mais rápidos, além de se locomoverem com mais facilidade, escolhendo os melhores alimentos.
Espécies de Cangurus
Existem, atualmente, treze espécies diferentes de cangurus. Sendo que o Canguru-vermelho, da espécie Macropus rufus, é a maior das espécies, e também a mais popular delas.
Os cangurus vermelhos machos são considerados como os maiores marsupiais que existem, podendo chegar a medir 1,40 m da cabeça até os pés. O que torna ainda mais fácil a luta contra um humano, derrotando facilmente a pessoa. No caso das fêmeas, elas apresentam, aproximadamente, a metade da altura de um macho.
Quando os filhotes nascem, eles apresentam o tamanho de uma cereja. E precisam permanecer na bolsa da mãe para se desenvolverem. Quando o canguru vermelho pula, ele usa muito a força das suas pernas, e podem alcançar uma velocidade de até 53 km/h. Em cada salto, ele pode pular uma distância de até 9 m, e subir uma altura de cerca de 1,80 m. Como as fêmeas são menores e mais leves, elas conseguem ser mais rápidas ainda do que os machos.
Cangurus Selvagens e a Mão Dominante
Cangurus selvagens tendem a usar a mão esquerda para realizarem as principais tarefas, como se limparem, para se alimentarem e também para se apoiarem.