Destemido no trabalho, dócil em casa, o Bullmastiff é um cão de guarda grande e musculoso que perseguia e mantinha presos invasores de propriedades na Merry Old England – feliz, supomos, para todos, exceto para os caçados. Bullmastiffs são o resultado de cruzamentos de Bulldog e Mastiff.
Essas são criaturas confiáveis, mas, como em qualquer cão grande de guarda, os proprietários devem começar o treinamento e a socialização mais cedo, enquanto o filhote ainda é pequeno o suficiente para controlar.
Alimentação do Bullmastiff
A maioria dos criadores de Bullmastiff recomenda a alimentar os cães adultos com ração apropriada e de boa qualidade, a fim de garantir um crescimento lento e constante. Várias pequenas refeições são melhores para filhotes, e duas refeições diárias são uma boa rotina para adultos, para que os cães não precisem digerir muita comida a cada refeição.
Devido ao risco de inchaço , o exercício é desencorajado imediatamente antes e depois de comer. Os bullmastiffs devem ser mantidos magros, especialmente quando filhotes, pois crescem muito rapidamente, o que pode sobrecarregar seus sistemas.
A História da Raça
Durante meados do século XIX, as vastas propriedades rurais e reservas de caça da aristocracia inglesa foram os alvos irresistíveis dos caçadores furtivos. As penalidades eram severas, mas a caça ilegal parecia impossível de erradicar por meras leis. Os guardas do jogo responderam criando cães grandes, rápidos e corajosos o suficiente para perseguir e prender um homem que rondava o terreno na calada da noite.
Eventualmente, eles encontraram a combinação certa de criadouros cruzando Mastiffs para Bulldogs na proporção de 60% Mastiff e 40% Bulldog. A nova raça era inteligente o suficiente para trabalhar sob comando, tratável o suficiente para segurar, mas não atacar um caçador furtivo, grande o suficiente para assustar qualquer intruso.
Personalidade do Bullmastiff
Possuindo grande inteligência e temperamento dócil, o Bullmastiff é um cão forte e poderoso, que está entre as maiores raças do mundo canino. Conhecido por ser a escolha ideal para obediência, agilidade, rastreamento, trabalho de terapia, caça e companhia familiar.
Freqüentemente chamada de “Cão de guarda noturno do guarda-caça”, a raça era apreciada por latir com muito menos frequência do que outros cães, mas eles podem latir quando alarmados e são criados para puxar objetos.
Higiene do Bullmastiff
Coberto com uma pelagem curta e plana, o Bullmastiff possui requisitos mínimos de cuidados para manter os pelos ásperos em boas condições para uma aparência brilhante. Como os pelos mortos removidos com uma escova não caem em várias outras áreas da casa, é recomendável que os proprietários escovem o Bullmastiff com uma escova de cerdas firmes pelo menos uma ou duas vezes por semana da cabeça à cauda.
Devido ao fato de os cães não possuírem a forte ordem de cachorros de outras raças, os proprietários devem banhar o Bullmastiff conforme necessário com shampoo aprovado. Devido às grandes abas e dobras no rosto, os proprietários devem limpar as rugas diariamente para remover qualquer acúmulo de detritos. Em um intervalo de quatro a seis semanas, os cães devem ter seus ouvidos limpos, unhas cortadas e olhos verificados.
Tamanho, Peso e Altura do Bullmastiff
Como uma raça maciça e muscular, o Bullmastiff tem uma cabeça grande e muito enrugada e um focinho largo que geralmente é mais escuro que o restante do corpo. Enquanto a testa plana tem uma parada moderadamente definida, o nariz preto largo tem narinas grandes e os dentes encontram-se em uma leve mordida.
As orelhas largas e altas, assemelham-se a uma forma de V e são transportadas ao lado das bochechas para dar uma aparência quadrada à cabeça. Chegando aos jarretes, a cauda longa fica no alto dos quartos traseiros e é reta ou curva. Bullmastiffs masculinos são tipicamente entre 25 a 27 polegadas na altura do ombro, com um peso variando de 100 a 135 libras, mas as fêmeas são um pouco menores, de 24 a 26 polegadas e pesam entre 100 a 120 libras.
Padrão da Raça
Bullmastiffs são castanho, tigrado, vermelho rico, marrom claro, marrom avermelhado ou vermelho-castanho. De acordo com o padrão da raça, é inaceitável que os cães exibam marcas brancas, exceto no peito, onde um pouco de sombra branca é comum. Entre as raças de pelo curto, o Bullmastiff possui uma pelagem levemente áspera de pelos curtos e grossos, cobrindo densamente a totalidade do corpo. Embora a raça seja classificada como um shedder leve, o enorme tamanho do cão significa que o pelo costuma aderir a móveis, tapetes e roupas em toda a casa.
Como a coloração tigrada escura foi bem-sucedida como camuflagem noturna, essa coloração se tornou cada vez mais popular. No entanto, à medida que a reputação da raça cresceu, muitos proprietários escolheram os cães como sentinelas e preferiram o castanho mais claro, que lembra sua ancestralidade. Hoje, o Bullmastiff é principalmente um companheiro confiável e guardião que gosta de viver com uma família.
Comportamento do Bullmastiff
Embora destemido e forte quando provocado, o Bullmastiff é frequentemente descrito como uma raça devota, alerta, dócil, afetuosa, de temperamento calmo, inteligente e leal, com um temperamento bem-humorado. Desejando uma liderança humana firme, o cão extremamente poderoso precisa ter um líder de matilha confiante e consistente com as regras.
Dependendo de quão bem os proprietários se comunicam e lideram o cão, o Bullmastiff pode ser bom para crianças, outros cães e animais de estimação não caninos, especialmente quando socializados em uma idade jovem. Como um cão que tende a babar e roncar, os filhotes excessivamente grandes podem parecer descoordenados com as pernas longas. Para cumprir seus instintos caninos primários de migração e reduzir o desenvolvimento de problemas comportamentais, o Bullmastiff exige uma longa caminhada diária e muito exercício para consumir energia.
Enquanto o Bullmastiff não para de crescer em seu tamanho maciço até atingir a idade de três anos e meio, a vida útil média da raça é de apenas sete a oito anos. Infelizmente, a raça é propensa a displasia do quadril e cotovelo, hipotireoidismo, linfoma e atrofia progressiva da retina.
Apesar do Bullmastiff poder atingir até 150 quilos e a maior parte desse peso ser composta por músculos, a raça não é de alta energia e algumas pequenas caminhadas ou tempos de jogo por dia satisfazem suas necessidades de exercícios.