Os besouros são animais que pertencem a Ordem Coleopter e possuem algumas características bem marcantes. Dentre elas, a existência de asas na parte anterior do seu corpo e que não são usadas para voo. Na realidade, essas asas servem como uma espécie de proteção para as que se encontram localizadas na parte superior.
Outra característica que é bastante peculiar em todas as espécies de besouro é a presença de um aparelho digestivo desenvolvido que permite mastigação. Fora essas semelhanças, é possível encontrar diversos tipos de tamanho, forma, número de olhos, habilidade das pernas e características muito diferentes entre as espécies de besouros.
Para se ter uma ideia existem uma estimativa de que existam ao em tono de 250.000 espécies de besouro. Com relação a alimentação, eles podem ser carnívoros, se alimentar de vegetais ou de excrementos de outros animais.
Tipos de Besouro: Peso e Tamanho
Algumas características dos besouros são bem marcantes. A espécie conhecida como besouro-rinoceronte (Oryctes rhinoceros), por exemplo, é considerada um dos insetos mais pesados do mundo podendo alcançar o peso de 100 gramas. Ele também ganha outro título: o de animal mais forte proporcionalmente ao seu tamanho.
Para ter uma ideia da força do bicho imagine que uma pessoa de 70 quilos pode levantar 60000 mil quilos. Imaginou? Pois é exatamente isso que o besouro rinoceronte faz quando consegue carregar 850 vezes o seu tamanho corporal. Tem que respeita o besourinho!
Ficou curioso? Então conheça mais algumas espécies de besouro, seus tamanhos e características.
Besouro Venenoso
Recebe o nome científico de Lytta vesicatoria e pode chegar a medir até 2 centímetros. Costuma aparecer na América do Norte, Sibéria, e Europa e botam seus ovos sempre próximos de ninhos de abelhas. Isso acontece porque suas larvas se alimentam de filhotes de abelhas.
Possuem um poderoso veneno capaz de queimar a pele e deixar bolhas, além de um cheiro nada agradável que serve para manter distantes os seus predadores.
Besouro-Tigre
O Besouro tigre tem comprimento de 2 centímetros e possui o nome científico de Cicindela campestres. Sua larva se desenvolve escondida em um buraco na areia. Esse esconderijo garante que ela ataque suas presas de forma bem discreta. Quando adulto é muito agressivo e faz uso de suas mandíbulas afiadas. Essa espécie de besouro é encontrada somente em climas quentes.
Besouro-Do-Esterco Ou Escaravelho
Esse é um dos mais conhecidos tipos de besouro. Tem aproximadamente 4 centímetros e um voo que faz muito barulho. O Scarabeus sacer existe em todos os lugares e aparece sempre carregando uma bola de fezes de diversos tipos de animais. E acredite, essa bola formada de excrementos é motivos de muitas brigas entres os membros a espécie! Esquisito, não é?
Besouro Gigante
O próprio nome já deixa bem claro as características desse besouro, não é mesmo? Seu nome científico é Titanus gigantus e ele é considerado o maior inseto do mundo. Com inacreditáveis 22 centímetros ele consegue voar e vive na região da Floresta Amazônica. O seu peso chega a alcançar aproximadamente 70 gramas.
Besouro Violino
Possuem cerca de 10 centímetros e habita regiões do continente asiático. O Mormolyce phyllodes se alimenta basicamente de lagartas e outros animais semelhantes. Costumam viver em árvores depois de adultos e possuem hábitos noturnos se camuflando com muita facilidade. Encontram-se em ameaça de extinção pela degradação do seu habitat natural.
Besouro Bombardeiro
Possui o nome científico de Brachynus crepitans e pode ser encontrado na Europa, Ásia e África. Seu tamanho é de mais ou menos um centímetro e costuma viver entre raízes de árvores ou entre pedras. Ataca suas pressas com muita rapidez e daí vem a origem do seu nome.
O Besouro Bombaedeiro bombardeia em direções distintas um líquido produzido quando se sente ameaçado. Esse líquido tem um cheiro muito intenso e causa queimaduras em suas presas.
Besouro de Chifre
Vivem debaixo de troncos de árvores e pode ter de 5 a 10 centímetros. Comumente encontrado na Europa, o besouro de chifre pode se alimentar de vegetais. Possui nome científico de Lucanus cervus e tem uma mandíbula poderosa capazes de cortar até mesmo madeira. Além disso, sua coloração em tons de marrom é uma excelente característica para a camuflagem durante o período noturno.
Reprodução Dos Besouros
A maior parte dos besouros se reproduz por meio de ovos. Deles nascem larvas que ao se desenvolverem tornam-se insetos adultos. Outras interessante característica desses pequenos animais é a capacidade de bioluminescência
Comumente encontrada em vaga-lumes ela é proporcionada por uma reação química que produz a aparência de raios luminosos pelo animal. Isso pode ser perceptível tanto em macho quanto em fêmeas.
Importância Para O Meio Ambiente
Os besouros de diversas espécies são conhecidos como importantes atores no controle do ecossistema. A importância desse bichinho para o equilíbrio ecológico é fundamental pois eles atuam como predadores de outros tipos de insetos auxiliando, assim, o controle biológico. As joaninhas, por exemplo, são muito úteis no controle de pragas nos jardins.
Mas os besouros também trazer muito prejuízos. É o caso do besouro castanho ( Nome científico: Tribolium castaneum), que são uma espécie voadoras e que pode alcançar até 4 centímetros de comprimento. Esse besouro pode ser responsável pela destruição e ataque a grãos e cereais. Existem casos ,inclusive, em que essa pequena criatura chegou a destruir armazéns que estocavam rações, farinhas e raízes.
Ele pode apresentar de 3 a 4 gerações em um ano e tem grande atração por ambiente úmidos e quentes.
Você sabia que existem besouros que vivem na água? Pois é! A maior parte dos insetos que são aquáticos vivem em água doce e desenvolvem suas atividades sem nenhuma dificuldade na água.
Ficamos por aqui! Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre o assunto. Até a próxima!