O Basset Hound é uma raça de cão conhecida por ser uma ótima companhia. São cachorros de considerados de porte médio a grande e têm características inconfundíveis, como pernas curtas.
Quer saber mais? Então, fique por aqui e conheça a Ficha Técnica do Basset Hound: Peso, Altura e Tamanho. Além disso, saiba mais sobre o seu temperamento, saúde, cuidados e outras curiosidades sobre essa adorável raça de cão.
Em geral, o tamanho e a altura padronizada da raça Basset Hhoun Basset Hhound d é:
- Macho: 35,56 cm
- Fêmea: 33 cm
Obs: para adultos
Ficha Técnica do Basset Hound: Peso
Em geral, o peso padronizado da raça Basset Hhound é:
- Macho: 40 – 27,21 kg
- Fêmea: 18, 14- 27,21kg
Obs: para adultos
Características Físicas Gerais do Basset Hound
A raça tem pelos curtos e lisos. Em relação às cores da pelagem, elas podem ser:
- bicolores (branco e marrom ou preto e branco)
- tricolores (preto, marrom e branco)
Já as orelhas são longas, chegando a arrastarem no chão. A estatura é baixa.
Possuem uma cauda longa, curvada para cima. Ainda, a cauda é afinada na extremidade e, em geral, tem a ponta na cor branca.
O Temperamento do Basset Hound
A raça Basset Hound é fácil de conviver e umas das mais bem-humoradas. Esse cão é amável com crianças e também com outros animais de estimação. Porém, é importante lembrar que as crianças precisam tomar cuidado para não pressionar as costas desse animal ao brincar com ele.
Essa raça precisa de exercícios regulares para manter sua forma, apesar do seu temperamento com calmo. Ele adora seguir rastros, farejar e investigar lentamente. Sendo um perseguidor determinado e talentoso, pode ser difícil tirar esses animais do seu curso. Devido a essa característica, ele pode acabar se perdendo enquanto segue um rastro.
O Basset Hound pode ser lento e teimoso também. Possui um latido alto que pode ser usado quando enquanto segue sua trilha empolgado.
Ainda, são atribuídas as características de temperamento e de personalidade a essa raça de cães:
- Amigável
- Persistente
- Afetuoso
- Dócil
- Dedicado
- Gentil
- Carinhoso
- Pacífico
- Brincalhão
- Extrovertido
- Tranquilo
- Guloso
- Confiável
- Energético
- Calmo
- Obstinado
- Barulhento
- Adaptável
- Teimoso
- Companheiro
Como Cuidar de um Basset Hound
Além disso, se você tem ou deseja ter o Basset Hound como um animal de estimação, é importante se atentar a alguns cuidados que essa raça exige.
Por exemplo, exercícios leves e diários são necessários para o Basset Hound, que também pode ficar satisfeito com brincadeiras no quintal ou até mesmo um passeio com coleira. Viver em uma casa que tenha acesso a um quintal é o melhor para essa raça.
Quanto ao seu pelo, uma higiene mínima é o suficiente, precisando de mais atenção com a limpeza ao redor das rugas e boca, pois eles costumam babar.
A Saúde do Basset Hound
Entre as principais preocupações com o cão desta raça estão: gástrica torção, claudicação na pata dianteira, CTP, vWD, OCD, glaucoma, entrópio, doença do disco intervertebral, ectrópio e otite.
Também:
- Infecções e cistos nas patas são preocupações menores.
- Luxação da patela é visto ocasionalmente – especialmente porque contribui para a doença do disco intervertebral, a obesidade pode ser um problema para essa raça.
- Ectrópio, um problema causado pelas pálpebras que acabam caindo e se afastando dos olhos, o que pode causar infecções.
- Obesidade: é uma raça que tem tendência ao ganho de peso e se isso não for controlado pode acarretar em outros problemas diversos.
Diante dos principais problemas que podem acometer a saúde dos cães da raça Basset Hound, nunca deixe de levar o seu pet a consultas regulares com um médico veterinário. Na ausência pontual de doenças ou problemas de saúde, o recomendável é submeter o cão a um check up de uma a duas vezes ao ano. Também, mantenha as vacina sempre em dia!
Como Ensinar o Basset Hound a Fazer as Necessidades no Local Certo
Como já fora mencionado, o Basset Hound é um cão um tanto teimoso. Assim, para adestrar esse pet algumas dicas ajudam. Veja a seguir!
Bem desconfortável se deparar com urina e fezes de cachorro pela casa toda, não é? E para evitar isso, ensine corretamente o seu Basset Hound.
O primeiro passo é definir um local onde o cão deverá fazer as suas necessidades. Leve sempre o seu cão até o local escolhido para fazer as necessidades. E festeje quando ele “acertar”. Caso ele faça fora do local, não bata! No entanto, seja rígido, impondo a sua voz, mas sem agressividade.
Com paciência, logo o Basset Hound entenderá onde é o local das necessidades.
Algumas Curiosidades Sobre a Raça Basset Hhound
- Esses cães são ótimos farejadores. Por exemplo, entre dois ou três cheiros variados, essa raça consegue separar o cheiro pelo qual tem interesse e rastreá-lo
- O termo Basset Hhound vem do o francês “bas. E isso significa “baixo”
- As orelhas grandes do Basset Hhound o ajudam muito na tarefa de farejar. As orelhas formam uma espécie de barreira, para que o cão dessa raça não acabe se distraindo com outros caminhos, que não seja o do rastro seguido.
- As narinas do Basset Hhound têm 20 milhões de receptores. É por esse motivo, também, que a raça é tão boa na missão de farejar.
- É uma raça bem tranquila e brincalhona, no entanto, também é teimosa.
- A expectativa de vida do Basset Hound, de acordo com aAmerican Kennel Club (AKC) é de 12 a 13 anos.
Cães Semelhantes ao Basset Hound
- Rhodesian Ridgeback
- Beagle
- Bloodhound
- Dachshund
- Pequeno Basset Griffon
- Foxhound Americano
- Foxhound Inglês
- Harrier
- Otterhound
Basset Hound X Dachshund
Outros cães são considerados “basset” também, sabia? Mas há diferenças entre o Basset Hound e estas outras raças.
Entre elas está a taça: o dachshund. Popularmente, esses cães são conhecidos como “salsicha” ou “linguiça”. Possui algumas características em comum, mas o “salsicha”, no caso, tem tamanho menor e é mais alongado.
O Basset Hound é um cão relativamente comum, hoje, no Brasil. Mas,ainda é um cão caro, sendo que um filhote pode custar em torno de R$ 2 mil.