Home / Animais / Ficha Técnica do Animal Dromedário: Peso, Altura e Tamanho

Ficha Técnica do Animal Dromedário: Peso, Altura e Tamanho

O Dromedário é um grande animal com casco que é mais comumente encontrado nos desertos quentes do norte da África e do Oriente Médio. Acredita-se que eles foram domesticados pela primeira vez por povos nativos há mais de 5.000 anos.

Esses animais resistentes se mostraram vitais para a sobrevivência de humanos nessas áreas, pois não são usados ​​apenas para transportar pessoas e mercadorias, mas também fornecem uma boa fonte de leite , carne e lã.

Peso, Tamanho e Altura do Dromedário

O Dromedário  médio tem uma altura total de  2,13 mts. de altura  e comprimento do corpo de 219 a 341 cm. Um típico Dromedário  pesa entre 400-600 kg e tem uma vida útil de aproximadamente 40 a 50 anos.

Adaptações Evolutivas

Dromedários têm uma série de adaptações para ajudá-los a sobreviver com mais sucesso em climas secos e áridos, começando com a pele creme a castanha, curta mas grossa, que não só protege a pele do sol durante o dia, mas também também ajuda a mantê-los aquecidos quando a temperatura despenca à noite.

Suas longas pernas mantêm seu corpo acima do solo quente e seus dois dedos em cada pé são capazes de se afastar para evitar que afundem na areia. As partes inferiores dos pés também são acolchoadas para ajudá-los quando em regiões rochosas ou pedregosas. Dromedários têm olhos grandes e narinas que lhes dão boa visão e cheiro. Eles têm uma dupla camada de cílios longos e podem fechar suas narinas em forma de fenda para protegê-los das tempestades de poeira.

Embora o dromedário seja tecnicamente um herbívoro, sua dieta não é estritamente vegetariana,  são conhecidos por mastigar ossos e comer carniça para complementar sua dieta. Outra adaptação para se viver no deserto é o lábio achatado que ajuda o camelo a comer plantas duras e espinhosas que outros animais evitam. Eles também são conhecidos por consumir plantas que são ricas em sal, o que significa que há menos competição de outros animais por comida.

Dromedário Características

A Corcova

A antiga questão do camelo é: uma ou duas corcundas? Os camelos árabes, também conhecidos como dromedários, têm apenas uma corcova, mas empregam-na com grande efeito.   Uma das mais notáveis ​​características sobre os camelos é sua capacidade de armazenar a energia de sua comida e água como gordura em sua corcova, o que significa que eles têm um suprimento de energia quando a comida e a água são escassas. Os camelos podem perder até 40% de seu peso corporal antes de precisar se reabastecer e, uma vez encontrado um buraco de água ou um oásis, eles podem beber cerca de 40 galões de água em um tempo muito curto.

A corcunda armazena até 80 quilos de gordura, que um camelo pode quebrar em água e energia quando o sustento não está disponível. Essas corcundas dão aos camelos sua capacidade lendária de viajar até 100 milhas desérticas sem água. Camelos raramente suam, mesmo em temperaturas desérticas que atingem 120 ° F, então quando eles absorvem fluidos eles podem conservá-los por longos períodos de tempo. No inverno, até as plantas do deserto podem conter umidade suficiente para permitir que um camelo viva sem água por várias semanas.

Distribuição dos Dromedários

Historicamente, o dromedário teria percorrido os desertos do norte da África, o Oriente Médio e tão longe na Ásia como o oeste da Índia, onde os arredores podem mudar a partir das dunas de areia macia e pulverulenta para regiões mais hostis e rochosas. Hoje em dia, os dromedários não são mais encontrados na natureza, mas ainda existem como animais domésticos nessas áreas e fornecem transporte e uma importante fonte de alimento para a população local. Sua capacidade de ir tanto tempo sem comida e água, além de ser capaz de transportar cargas pesadas, significou que eles permitiram que as pessoas viajassem através do deserto .

O dromedário é um dos mamíferos mais singulares do planeta e se adaptou perfeitamente à vida no deserto onde a comida e a água podem freqüentemente ser escassas, e a temperatura muda rapidamente dos dias escaldantes para as noites mais frias. Eles  viviam  livremente vagando em estado selvagem pelos desertos da Arábia , eles estão hoje extintos da natureza, mas a população doméstica é ampla e numerosa.

Acasalamento e Reprodução

Dromedários habitam essas regiões secas e áridas em rebanhos que podem conter até 40 indivíduos e são compostos de fêmeas com seus filhotes e são liderados por um único macho dominante. Durante a época de reprodução, os machos dominantes protegem seu harém de fêmeas mordendo, cuspindo e apoiando-se em seus machos rivais.

Dromedários são capazes de se reproduzir  entre três e quatro anos para as fêmeas e cinco anos para os machos, quando o macho dominante do rebanho tem direitos de reprodução com as fêmeas.  Depois de um longo período de gestação que pode durar até treze meses, a fêmea dá à luz um único bezerro ou ocasionalmente gêmeos que já podem pesar até 40 kg no nascimento.

No prazo de oito horas, o bezerro jovem é capaz de ficar em pé e depois é amamentado por sua mãe na proteção do rebanho até que seja grande e forte o suficiente para se tornar independente. Os camelos jovens começam a comer grama quando têm entre dois e três meses de idade e são desmamados aos quatro meses de idade.

Modo de Vida

Os dromedários descansam deitando-se e fazem-no dobrando as patas dianteiras abaixo deles, seguidos pelas costas. Eles também são conhecidos por se mover de uma maneira diferente para muitos mamíferos , movendo ambas as pernas esquerdas, em seguida, ambos os direitos para fazê-los andar.

Hidratação

Em ordem para tentar conservar a umidade vital em tais condições hostis, os dromedários têm um número mínimo de glândulas sudoríparas (muito poucas em relação ao seu grande tamanho corporal), que, juntamente com o fato de permitirem que a temperatura do seu corpo suba no calor, significa que eles perdem água muito mais lentamente do que outros grandes mamíferos.

Ameaças

Embora não existam mais na natureza, o tamanho grande do Camelo significa que ele teria predadores limitados. Leões e leopardos teriam sido seus predadores mais comuns , no entanto, o fato de os Camelos habitarem regiões hostis e áridas onde pouquíssimos mamíferos carnívoros podem ser encontrados significa que eles não teriam sido caçados tão regularmente quanto outros herbívoros com cascos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *