A tartaruga é verdadeiramente um animal bastante interessante e exótico de se observar. A seguir, vamos falar praticamente tudo o que você precisa saber a respeito desse fascinante réptil.
Características Básicas das Tartarugas (Habitats, Tamanho, Peso…)
Atualmente, existem cerca de 250 espécies de tartarugas espalhadas pelo mundo. E, não é exagero dizer que existem tartarugas em praticamente todo o planeta, habitando em águas doces, rios, lagos, lagoas, oceanos e até mesmo em terra firme. Existem até mesmo tartarugas que vivem em florestas, ou mesmo em desertos.
Já em termos de tamanho, as tartarugas podem ser bem variadas, desde as muito pequenas, de apenas 10 cm de comprimentos, até a tartaruga-do-atlântico, uma espécie marinha que pode chegar a 2 m de comprimento, com um peso de quase 700 kg.
Em geral, as tartarugas possuem pernas fortes, com pés bem pequenos e dedos com garras. Isso facilita muito a locomoção delas, seja na água, quanto na terra. Na água, as suas patas são ótimas nadadeiras, e na terra (especialmente em áreas desérticas) servem muito bem ao propósito de cavar locais para a colocação de seus ovos, ou para se esconderem.
Já o casco das tartarugas é feito de massa óssea, e normalmente é bem duro e resistente, o que acaba sendo uma ótima defesa contra predadores de diversos tipos. A maior parte das tartarugas, inclusive, consegue esconder a cabeça, as pernas e a cauda dentro desse casco, também com o intuito de se protegerem dos inimigos.
Alimentação e Outros Hábitos das Tartarugas
Em termos alimentares, as tartarugas comem praticamente de tudo. Comem vermes, lesmas, insetos, águas-vivas e moluscos, mas também podem se alimentar de plantas. Elas conseguem armazenar toda essa comida em seus corpos na forma de gordura, e algumas tartarugas também podem armazenar água, desse jeito, dias e até semanas sem beber ou comer.
Outra característica desses animais é que todas as tartarugas, sem exceção, botam seus ovos na terra, inclusive as marinhas. O processo é bem simples: a fêmea cava um buraco e coloca os ovos dentro dele. Curioso notar que a temperatura do ninho é que pode determinar o sexo dos filhotes na maioria dos casos. As temperaturas mais quentes, por exemplo, favorecem o nascimento de fêmeas.
Já em termos de longevidade, sem dúvida, as tartarugas vivem mais do que a imensa maioria dos animais. Um dos exemplos mais claros disso é a tartaruga-gigante que vive nas ilhas Galápagos, que podem chegar a mais de 100 anos de idade com certa facilidade.
Com relação à respiração, as tartarugas se diferem dos demais répteis que conhecemos. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento de suas carapaças redundou na fixação de suas costelas, fazendo modificações significativas em seus aparelhos respiratórios. Elas respiram, portanto, através do movimento de distensão e compressão tanto da cabeça, quanto dos membros, num movimento para dentro e para fora de sua carapaça.
As tartarugas marinhas, por sua vez, contam com uma espécie de “aparelho respiratório auxiliar”. Esse aparelho permite que o animal tenha em sua boca uma enorme quantidade de vasos sanguíneos, que conseguem absorver o oxigênio que fica dissolvido na água. Além dos potentes pulmões, este é o motivo pelo qual elas conseguem passar várias horas debaixo d’água.
Tipos de Tartarugas
Por terem surgido ainda na época dos dinossauros, as tartarugas são animais com uma imensa variedade de tipos e espécies. Elas podem ser divididas, geralmente, entre as comuns (uma variedade terrestre) e as marinhas, que passam a maior parte de suas vidas na água. As tartarugas de água doce são a maior família de tartarugas existentes, podendo ser encontradas em quase todo o mundo.
Já as tartarugas terrestres formam outra grande família de tartarugas espalhadas pelo mundo. Geralmente, estas vivem em áreas quentes e são herbívoras. Elas também possuem patas semelhantes a um taco, viajando lentamente pela terra, ao contrário das variedades aquáticas, cujas patas foram transformadas em nadadeiras.
Inclusive, as tartarugas marinhas são bastante rápidas quando estão na água, com algumas podendo alcançar até 32 km/h facilmente. Bom que se diga também que a imensa maioria das tartarugas marinhas se encontra ameaçada de extinção, já que são caçadas para diversos fins, como a obtenção de comida, couro e enfeites de conchas.
Tartarugas, Cágados e Jabutis – Diferenças
Muitos confundem tartarugas, jabutis e cágados achando que são os mesmo animais. Bem, não é necessariamente assim. Pra começar, todos os três são quelônios pertencentes à classe dos répteis que surgiram por volta do período Triássico. Na verdade,, os quelônios s]ao os répteis mais antigos que existem, e os que menos mudaram no decorrer de 200 milhões de anos.
A característica mais marcante entre eles é a presença de um casco que serve como proteção ao corpo, com uma parte dorsal (que é a carapaça), e outra que é ventral (que é o casco). Cada uma dessas partes possui uma camada óssea que é interna, e outra que é externa, possuindo placas bem ásperas.
Os quelônios não possuem dentes, alimentando-se através de uma placa córnea cortante. No lugar dos dentes, por sinal, as tartarugas modernas têm pontas sulcadas e duras, que cobrem tanto a mandíbula superior, quanto a inferior.
Mas, qual a diferença entre eles? A questão é que o termo tartaruga pode ser usado para todos os quelônios existentes. A grande diferença mesmo está no habitat em que cada animal desses vive, seja aquático ou terrestre, além de algumas poucas características morfológicas. Algumas dessas diferenças, inclusive, são tão sutis que chegam a causar confusão com certa facilidade.
As tartarugas, por exemplo, possuem uma carapaça dorsal com aberturas para a saída do pescoço, das patas e da cauda. Além disso, são aquáticas, vivendo tanto na água doce, quanto na salgada. Já os cágados são semi-aquáticos, vivendo em terra ou em água doce. Eles também possuem um casco mais achatado e pescoços mais longos que as tartarugas. E, os jabutis são totalmente terrestres, com um casco convexo bem arqueado.
Percebeu a diferença entre esses quelônios? E, viu como as tartarugas são animais realmente fascinantes e extremamente variados na natureza? Seres que ainda poderão viver por longo na Terra (caso o ser humano deixar, claro).