As mulas são híbridos estatisticamente estéreis da família dos equídeos, produzidos por um burro (equus asinus) e uma égua (equus caballus).
No mundo animal, considera-se que um membro de uma espécie só pode se reproduzir com um membro do sexo oposto da mesma espécie. No entanto, isso nem sempre é verdade, existem, em casos raros, espécies capazes de se reproduzir com um indivíduo do mesmo gênero, mas não da mesma espécie.
É o caso, entre outros, de mulas. De fato, esse animal vem do cruzamento entre um burro macho (equus asinus) e uma égua (equus caballus ), ambos pertencentes ao gênero Equus, pertencente à família dos equídeos.
Ficha Técnica da Mula
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae (Equídeo)
Gênero: Equus
Espécie: Equus cabalus x Equus asinus
Tamanho e altura: 120 a 180 quilos
Peso: Entre 275 e 700 kg
Características da Mula
A mula mantém suas características físicas de ambos os pais em todos os sentidos. Assim, o seu tamanho estará entre o da égua e o do burro, nomeadamente entre 120 cm e 150, dependendo do tamanho dos pais. Sua expectativa de vida é a mesma que para burros e cavalos, entre 25 e 30 anos.
A pelagem dela dela pode ser variável. Geralmente encontramos mulas pretas, e mais raramente de pelagem castanha ou cinza. Existem até indivíduos com pelagens manchadas ou torta em variedades. Sua cauda e juba estarão mais próximas das do cavalo, cada vez mais grossas que as do burro.
No nível de seu rosto, encontra-se também características provenientes das duas espécies. Assim, eles têm uma cabeça bastante volumosa como cavalos, mas um focinho alongado, sobrancelhas proeminentes e narinas levemente dilatadas como burros.
Suas orelhas são pontiagudas e eretas, mais parecidas com as orelhas dos burros do que com as orelhas dos cavalos.
Os membros da mula são finos e secos, com cascos grandes, o que lhes confere uma morfologia perfeita para o trabalho que realizam nos homens.
Esses atributos trazem muito para a mula: uma grande força que vem do cavalo e uma forte defesa imunológica, derivada do burro, o que lhe permite ser muito resistente a doenças.
No entanto, existe uma contrapartida de todas essas qualidades, e não menos importante, uma vez que a mula é um animal estéril na grande maioria dos casos.
De fato, a diferença nas estruturas cromossômicas entre a égua e o burro os impede de dar à luz uma progênie capaz de se reproduzir, a tal ponto que registramos há cinco séculos apenas sessenta nascimentos de reprodução natural entre mulas.
As Mulas na História
Existem vestígios da existência da mula até a antiguidade, mas é a partir do século V que o uso desse animal será mais frequente. Encontraremos um número crescente de indivíduos até o início do século XX, quando seu uso será reduzido com a chegada do motor e, portanto, todos os tipos de máquinas capazes de substituí-las em suas tarefas árduas.
Na França, o uso de mulas será encontrado principalmente em Poitou, uma região onde a robustez dos cavalos dá à luz mulas mais poderosas, maiores e mais resistentes.
No Maciço Central, no Dauphine ou nos Pirineus, também encontraremos fazendas de mulas, mas estas últimas são menos robustas do que seus congêneres em Poitou e serão usadas para trabalhos menos exigentes.
O Uso de Mulas Pelos Homens
A mula será usada para uma variedade de tarefas muito difíceis que também foram confiadas a cavalos, com a diferença de que as mulas, como seu pai, o burro, são muito mais adaptadas ao tráfego nas montanhas.
As mulas são usadas, entre outras coisas, como treinar e embalar animais, montarias, para fins militares (treinamento de cavalos ) ou para o transporte de carga preciosa. Por causa de seu desempenho e firmeza, as mulas têm sido usadas pelas tropas das montanhas na história com mais freqüência , inclusive em colunas durante as duas guerras mundiais como animais de carga para o transporte de armas, munições e suprimentos.
Por séculos antes do desenvolvimento moderno de infra-estrutura da região alpina, as mulas robustas tiveram um papel importante nas rotas comerciais sobre as montanhas nos trilhos das mulas.
Mesmo em uso privado, como as mulas das montarias podiam provar a si mesmas, eram muito mais fortes e mais rápidas que os burros, ao mesmo tempo muito menos tímidas que os cavalos e, além disso, na compra e manutenção, muito mais baratas que as últimas.
Como montaria, eles eram frequentemente encontrados nos países alpinos, sul da Europa (especialmente na Sicília ), América do Sul e sul dos Estados Unidos.
Ainda hoje, as mulas não perdem sua importância e funcionam como animais de carga em áreas inacessíveis do mundo, apesar de todo o progresso técnico. Assim, por exemplo, eram da pesada terremoto no norte do Paquistão e na vizinha Caxemira no Outono de 2005, mais de 2.000 mulas de unidades de transporte de animais do exército paquistanês mobilizados para abastecer a população afetada na difícil área de acesso.
As Necessidades das Mulas
Com seu sistema imunológico altamente eficaz, as mulas não precisam de muito cuidado para evitar que fiquem doentes.
No entanto, esses animais não são à prova de falhas: eles suportam muito bem o calor, mas muito menos o frio. Durante as estações quentes, eles poderão passar as noites do lado de fora sem problemas, mas precisarão de um abrigo acolhedor para passar a noite durante o inverno.
O uso de mulas com um pacote para transportar cargas nas montanhas pode danificar seus cascos ou até machucá-los. Portanto, será necessário fazê-los usar ferros para evitar acidentes.
Finalmente, as mulas são grandes comedores, especialmente se você as faz funcionar. Elas precisarão comer cerca de três quilos de aveia, dois quilos de palha e três quilos de feno para atender às suas necessidades energéticas, bem como, é claro, uma grande quantidade de água limpa e fresca (cerca de 25 litros por dia).
Traços de Carácter da Mula
As mulas são consideradas bem-humoradas e diretas, em contraste com os cavalos também muito menos tímidos. Eles são mais resistentes aos cavalos e se recuperam muito rapidamente das dificuldades. Como animais portadores, as mulas são muito mais gentis, podem transportar cerca de 150 kg por cerca de 30 a 40 km em um dia.
Como animais de tração, eles são mais aventureiros e duradouros que os cavalos, razão pela qual eram geralmente preferidos pelos proprietários de animais agrícolas. As mulas provaram seu valor, especialmente ao puxar arados em solos difíceis feitos de minerais de argila porque eles devido à sua franqueza e força de vontade ganharam a reputação de teimosia especial.
Em resumo, as mulas têm a calma, resistência e firmeza de um burro em combinação com a retidão, poder e coragem de um cavalo. Uma mula também é uma boa montaria para pilotos inexperientes, que geralmente são bem administráveis e não podem esperar surpresas se treinados bem.