A palavra “mariposa” pode evocar imagens de insetos marrons grudados na porta da tela em uma noite de verão. Mas há muito mais nesses insetos, principalmente noturnos, do que aparenta. As mariposas habitam florestas, prados, campos agrícolas e assentamentos humanos.
As mariposas não são apenas extraordinariamente diversas em cores, formas e tamanhos, mas também oferece uma enorme variedade de benefícios ecológicos, provenientes da polinização de plantas. para alimentar pássaros, morcegos e até pessoas de todo o mundo.
A Ordem Lepidoptera
Entre a ordem de insetos Lepidoptera, as mariposas compreendem a maior parte da ordem mundial, totalizando mais de 130 mil espécies descritas, representando mais de 90 % de todos os lepidópteros. Estima-se que outras tantas espécies adicionais de mariposas aguardem para serem descobertas e nomeadas, principalmente de regiões tropicais do mundo.
Embora o nome Heterocera não seja usado na classificação moderna de Lepidoptera, o nome pode ser usado para se referir a todas as mariposas. As divisões das mariposas, Macrolepidoptera e Microlepidoptera, também não têm base científica, mas geralmente são usadas como uma conveniência no agrupamento das macro-mariposas majoritariamente versus as micro-mariposas mais primitivas e menores.
Comportamento das Mariposas
Para evitar ser comido, algumas mariposas evoluíram para se parecer com insetos menos palatáveis, como vespas, tarântulas e o louva-a-deus. Algumas mariposas até imitam excrementos de pássaros.
Enquanto algumas mariposas, particularmente lagartas, como a minhoca do milho, são grandes pragas agrícolas, muitas outras são polinizadores importantes. “Seus corpos peludos transformam as mariposas em grandes polinizadores – eles pegam pólen de qualquer flor em que pousam”.
As flores polinizadas pela mariposa tendem a ser perfumadas e brancas, como a planta da mandioca . Plantas com esses recursos permitem que as mariposas noturnas encontrem flores facilmente após o anoitecer. As mariposas são ativas durante a noite e seus corpos geralmente são de cor escura (elas se misturam com a escuridão da noite).
Algumas mariposas polinizam durante o dia. Mariposas beija-flor pairam na frente das flores e desdobram suas longas línguas para saborear néctar; eles se alimentam de uma variedade de flores, incluindo erva-cidreira, madressilva e verbena.
Ficha Técnica da Mariposa: Peso, Altura, Tamanho e Imagem
As mariposas podem ser, desde menor que uma ponta de lápis, até maiores que um pássaro canoro. As mariposas podem ser pequenas como a cabeça de alfinete ou grandes como a mão de um homem adulto. O Atlas Moth, do sudeste da Ásia, é considerada a maior do mundo, tem uma envergadura de quase 30 cm. – mais do que a de um oriole de Baltimore. A Royal Walnut Moth, uma das maiores espécies da América do Norte, tem uma envergadura de cerca de 11 cm.
Como todos os insetos, eles têm um corpo de três partes (cabeça, tórax e abdômen), três pares de pernas articuladas , olhos compostos e um par de antenas. As mariposas têm uma língua comprida e ondulada, projetada para uma dieta baseada em néctar, frutas e bagas.
As mariposas têm pelos minúsculos e escamas nas asas. Eles garantem a temperatura adequada do corpo durante o voo. As fêmeas de algumas espécies não têm asas. As mariposas têm asas cobertas por escamas minúsculas. Cada escala tem uma cor, e juntos eles dão a esses insetos seus incríveis padrões de asas. Os padrões de cores variam muito, mas geralmente são camuflados ou brilhantes com cores de aviso.
Hábitos das Mariposas
A maioria das lagartas de mariposa come as folhas e flores das plantas . Algumas lagartas de mariposa comem frutas ou sementes, e algumas comem alimentos de origem animal, como cera de abelha ou pelo. Poucas espécies de lagartas são carnívoros, comendo pulgões ou outros insetos de corpo mole. Os adultos bebem principalmente néctar ou seiva . Às vezes, eles se alimentam de lama para obter minerais ou de esterco animal para obter proteína de que precisam.
As mariposas produzem de 40 a 1.000 ovos na vida. Os ovos eclodem após alguns dias ou alguns meses (os ovos de algumas espécies permanecem inativos durante o inverno e eclodem no início da primavera). As fêmeas se reproduzem apenas uma vez na vida, enquanto os machos podem acasalar duas vezes.
A larva (lagarta) vive de algumas semanas a alguns meses. Geralmente come material vegetal, lã, seda ou até outros insetos. A larva totalmente crescida encapsula-se no casulo e se transforma em mariposa adulta. As mariposas adultas vivem de 1 a 4 semanas. Os machos têm vida útil mais longa que as fêmeas.
Curiosidades Sobre as Mariposas
Enquanto algumas mariposas sugam néctar, outras não comem. A mariposa adulta de Luna, por exemplo, nem tem boca. Depois de emergir de seu casulo, ele vive cerca de uma semana. Sua única missão na vida? Acasalar e pôr ovos.
Embora não tenham nariz, as mariposas são farejadores experientes. Eles detectam moléculas de odor usando suas antenas em vez de através das narinas. As mariposas gigantes de bicho-da-seda têm antenas elaboradas em forma de pena com receptores de perfume semelhantes a cabelos que permitem detectar uma única molécula do hormônio sexual de uma mariposa a 11 quilômetros de distância.
As mariposas usam lua, estrelas e campo geomagnético para navegar durante o voo.
Algumas mariposas, como os bichos-da-seda, produzem seda para construir casulos. As pessoas cultivam bichos-da-seda nas fazendas como fonte de seda usada na indústria têxtil.
História Natural das Mariposas
Devido à sua abundância, as mariposas são os principais atores na parte inferior da cadeia alimentar. “Eles são uma enorme fonte de alimento para os morcegos”.
De fato, algumas mariposas desenvolveram defesas contra seus predadores alados. As mariposas tigre produzem sons de cliques ultrassônicos que efetivamente atolam o sonar do morcego , inibindo a capacidade do morcego de encontrá-los.
Lagartas são uma das coisas mais importantes que as mariposas oferecem no ecossistema, estima-se que 95 % dos pássaros que nidificam criam seus filhotes, alimentando-os de insetos, e as lagartas representam uma parte significativa disso.
Em algumas partes do mundo, as mariposas também são uma importante fonte de alimento para as pessoas. Mais de 90 % das pessoas em alguns países africanos comem lagartas de mariposa e borboleta. As lagartas são embaladas com proteínas e gorduras saudáveis, e as pesquisas mostram que 100 gramas desses insetos fornecem mais de 100 % da necessidade diária de alguns minerais vitais, como potássio, cálcio, zinco e ferro.
A maioria das espécies vive apenas um ano . Alguns vivem até dois ou três anos, e outros vivem apenas alguns meses. A maioria das espécies passa o inverno como ovos ou pupas, e algumas como lagartas. Apenas um punhado sobrevive ao inverno quando adulto, a maioria dos adultos morre quando as primeiras geadas chegam.