Os animais são muito importantes para proteger as casas e, em último caso, são importantes para toda a vida na Terra. Assim, por mais que as pessoas não deem o devido valor aos animais, esses seres são fundamentais para que se mantenha a ordem correta no planeta.
Porém, o que acontece na prática é que muitas pessoas simplesmente tentam matar muitos desses animais, seja por falta de conhecimento ou simplesmente por diversão. Em muitos casos, as pessoas, sem saber, acabam por matar um animal que é predador de pragas ou de insetos venenosos.
Dessa forma, como consequência da ausência de predadores para esses outros animais venenosos, há a multiplicação desses seres e todos acabam por sofrer. Portanto, a natureza é, por si só, bastante equilibrada. Não cabe às pessoas alterar esse equilíbrio natural, tão importante para todo o ciclo da vida na Terra.
Casos desse tipo podem acontecer com grandes animais, mas também podem acontecer diariamente e muito perto de você. Indo além, pode ser até mesmo que você seja um desses afetados pela ausência de predadores iniciada pela matança de um ou outro animal por parte das pessoas. Isso acontece muito com as baratas, por exemplo, que são vistas de forma bastante negativa pelas pessoas.
Contudo, o que acontece na prática é que as baratas apenas servem para proteger as pessoas e as casas de outros problemas muito piores. Atuando no esgoto, nas caixas de gordura das casas e demais espaços desse tipo, as baratas são essenciais para executar a “limpeza” desse ambiente e impedir que haja problemas ligados ao entupimento de canos ou qualquer coisa parecida.
Logo, sem as baratas seria muito complicado manter o funcionamento do esgoto sem ter que realizar reparos frequentes, o que seria caro financeiramente.
O Poder da Lagartixa
Outro animal mal visto por muitas pessoas nas casas, mas que também possui papel de importância como defensor do lar, é a popular lagartixa. Assim, é muito normal que as pessoas tentem matar as lagartixas ou assustar o animal, mas saiba que isso está completamente errado e você será tão afeitado quanto ela. Antes de tudo, não se deve matar animais de qualquer tipo, exceto quando em situação de risco à sua vida. Em outras situações, qualquer morte de animal deve ser lamentada.
Ademais, a lagartixa cumpre um papel biológico muito importante m cada um dos lares nos quais está inserida atualmente. Isso porque a lagartixa é uma predadora natural de aranhas, traças, escorpiões pequenos, insetos pequenos e até mesmo baratas. Logo, é muito importante manter a lagartixa em sua casa, para seguir com esses outros animais e insetos muito distantes do seu lar.
No caso da barata, em especial, por mais que esse animal seja importante na sua casa, há uma questão: a barata é importante na rede de esgoto, nos encanamentos e demais passagens de resíduos. Porém, a barata não deve estar na sua casa, no local onde você come ou descansa, pois isso demonstra falta de higiene. Logo, a barata deve apenas estar presente na parte subterrânea da casa.
Veja abaixo mais detalhes e informações sobre a lagartixa, entendendo mais sobre esse animal tão importante para as pessoas e, que ainda assim, é visto de forma tão negativa por todos.
Ficha Técnica da Lagartixa
- Nome Científico da Lagartixa: Hemidactylus mabouia.
- Se alimenta de: insetos, aranhas, baratas, escorpiões, traças, etc.
- Distribuição Geográfica no Brasil: todo o país.
- Tamanho: de 20 milímetros a 110 milímetros de comprimento.
Características da Lagartixa
A lagartixa é um animal de características muito claras, o que torna muito simples diferenciar uma lagartixa. O seu modo de vida costuma ser muito constante, com a alimentação baseada em aranhas, insetos pequenos, baratas e outros tipos de animais desse porte. Portanto, a lagartixa é uma defesa da sua casa contra insetos que podem ser muito chatos ou até mesmo contra insetos que podem ser peçonhentos e matar.
Logo, a lagartixa deve ser mantida no seu lar, embora deva ser mantida distante das pessoas, não havendo contato em hipótese alguma entre ambos. A lagartixa possui o incrível poder de, ao ser perseguida ou encurralada por um predador, eliminar o próprio rabo. Isso acontece para fazer com que a lagartixa se torne mais veloz, além de confundir o predador. Isso porque o rabo da lagartixa continua se movendo por algum tempo, o que faz o predador pensar que o rabo é a própria lagartixa.
A lagartixa faz esse processo todo ao contrair os músculos do local, desconectando nervos e vasos. Por mais que pareça algo muito doloroso, para a lagartixa é bastante natural executar esse movimento e, em momentos de alta tensão, o movimento acontece até mesmo por instinto. A regeneração não costuma demorar, com a lagartixa voltando a ter o rabo por inteiro após algum tempo.
Modo de Vida da Lagartixa
A lagartixa possui um modo de vida bastante claro, sendo sempre um animal de hábitos constantes. É mais comum que seja vista à noite, quando sai para buscar por alimentos, já que nesse momento do dia há uma oferta maior de alimentos à disposição e, naturalmente, tudo se torna mais fácil para a lagartixa.
Esse animal costuma ficar em posições altas, o que faz com que possa enxergar presas a alguns metros de distância e, dessa forma, se preparar bem para atacar no momento mais adequado. A lagartixa também costuma ser muito rápida, o que a torna uma presa complicada para quem deseja matar esse animal. Ademais, pelo fato de poder eliminar uma parte do próprio corpo, a lagartixa acaba por ser uma presa que exige mais energia de quem está caçando.
Assim, a conta acaba por não fechar no mundo animal, já que não se pode gastar mais energia para pegar uma presa do que se ganhará de energia ao consumir essa presa. Por mais que os animais não saibam matemática, essa conta é feita por instinto na cabeça de cada um deles. Tudo isso torna a lagartixa um animal sem predadores muito claros quando em casas, a não ser as próprias pessoas.