A fuinha é um mamífero carnívoro de tamanho médio. Habita florestas, sótãos, cordilheiras abruptas, florestas de pinheiros, desfrutando também de enclaves protegidos de matas e rochas.
Ficha Técnica Da Fuinha: Peso, Altura, Tamanho E Imagens
Fuinha: mamífero carnívoro de tamanho médio, medindo corpo e cauda entre 65 e 85 cm (entre 20 e 30 cm de cauda). Possui um corpo esbelto e alongado, com pernas curtas e cinco dedos em cada um. Sua cabeça é larga, com orelhas arredondadas e delimitadas por um pelo branco, e terminadas em um focinho pontudo. A cor de sua pelagem é marrom escura, exceto no peito branco e nas pernas mais escuras do que no resto.
É tão semelhante à marta que Linnaeus (pai da classificação animal), em 1758, não fez distinção entre esses dois animais. A principal diferença entre eles é a cor das manchas no peito e na garganta, branco na fuinha e amarelado na marta. Seu peso está entre 1,1 e 2,3 kg. O macho é maior que a fêmea e ela apresenta duas mamas visíveis durante o período de lactação. A longevidade média fica entre 10 e 12 anos.
Ficha Técnica Da Fuinha: Dieta, Comportamento E Habitat
Alimenta-se de uma grande diversidade de animais, entre os quais podemos citar lebres, coelhos, pássaros e seus ovos, esquilos, ratos e ratazanas, peixes, anfíbios, além de outros produtos vegetais, como mel, frutas e principalmente figos, para aqueles que sentem uma grande predileção. O cheiro, a visão e especialmente o ouvido são os sentidos mais desenvolvidos na fuinha, que se mantêm alerta para qualquer perigo ou presas em potencial.
A identificação de suas impressões digitais é mais fácil do que em outras espécies, uma vez que a planta da perna não é coberta de pelos e resulta em marcas mais nítidas. Além de ser um predador, também é presa e serve de alimento para inúmeras espécies, como as grandes águias, o gato selvagem, a raposa ou o lobo.
Pode aparecer em florestas, sótãos, cordilheiras abruptas, florestas de pinheiros, também desfrutando de enclaves protegidos de matas e rochas. O habitat favorito de fuinhas são os mosaicos de florestas de pinheiros ou outros de uma certa altitude misturados com rochas abundantes.
Parece que a espécie requer uma certa brusquidão para viver. É um animal solitário e noturno, que se move rapidamente através de seu amplo território de um raio de 6 a 8 km. Os machos são territoriais, não hesitando em defender seu território contra a incursão de outro macho adulto, geralmente tendo várias tocas entre as rochas e as árvores.
Ficha Técnica Da Fuinha: Reprodução, Gestação E Filhotes
A fêmea tem um período fértil que dura cerca de 15 dias e ocorre de junho a agosto em sua zona de habitat selvagem. Fuinhas são polígamos. O território de um homem inclui o de várias fêmeas que ele cobre indistintamente. O calor ocorre no verão e as entregas estão concentradas entre a primavera e o verão do ano seguinte. Geralmente, leva de 8 a 9 meses entre a relação sexual e o início da gravidez, que dura apenas alguns meses.
Quando perto de parir, a fêmea prepara uma cama entre pedras ou em um tronco de árvore, onde condiciona ervas daninhas e musgo. O animal tem uma implantação tardia do óvulo e por isso é que, embora a gestação dure 56 dias, leva meses desde a relação sexual até o parto. De março a julho do ano seguinte, em que o animal foi fertilizado, apenas um ano, dando à luz, de 2 a 5 filhotes, geralmente 3 ou 4, embora excepcionalmente possa chegar a 7 cópias.
Os jovens nascem cegos e desprovidos de cabelos, pesando cerca de 30 gramas. Abrindo os olhos depois de pouco mais de um mês. A amamentação dura 30 a 45 dias. Quando a mãe tem apenas dois seios, os jovens precisam se alternar quando mamam. A maturidade sexual atinge a fuinha juvenil entre 18 meses de vida e 3 anos.
Outros Fatos Interessantes Sobre Fuinhas
A fuinha tem pegadas muito parecidas com a da marta, embora os da fuinha sejam mais visíveis do que os da marta, porque não possui pêlos na área da planta do pé. O tamanho não excede 4,5 x 3,5 cm. A pegada possui uma grande almofada plantar e quatro almofadas digitais e quatro unhas.
O quinto dedo não costuma ser marcado. Na neve, deixa algumas pegadas paralelas muito características. A separação em centímetros das trilhas, ajuda a determinar se o animal estava andando (cerca de 30 cm) ou correndo (50 a 60 cm).
A forma e cor dos excrementos dependerão muito dos alimentos consumidos, geralmente eles têm uma ponta romba e uma ponta pontiaguda. Seu tamanho pode variar de 5 a 10 cm. Não exala um cheiro desagradável e geralmente é depositado em locais altos, localizados ao longo de seus caminhos habituais de passagem.
Quando a fuinha come frutas, os ossos são apreciáveis. A fuinha praticamente carece de inimigos naturais, mas espécimes jovens podem ser vítimas de grandes carnívoros e grandes aves de rapina noturnas e diurnas.
As Fuinhas E a Ameaça Humana
As fuinhas foram perseguidos pelos ‘alimañeros’ de maneira secular por serem considerados prejudiciais, embora na realidade sejam grandes caçadores de roedores. Vivendo em muitos casos com o homem, eles prestaram um ótimo serviço, especialmente em áreas agrícolas e peri-urbanas.
Eles também caçavam procurando vender sua pele, que é muito semelhante à da marta, alcançou preços muito desejáveis. Além da caça, outro principal problema que atormenta a fuinha está associado à destruição de habitats naturais.
Atualmente, a fuinha é um animal em expansão, cujas populações aumentam associadas ao abandono das massas florestais e do mundo rural tradicional. Prova disso é que é um dos mamíferos que mais frequentemente aparece atropelado nas estradas secundárias de muitas regiões nativas.
Atualmente, ainda existem muitos países onde fuinhas é um animal caçado. Nesses países, eles podem ser caçados de novembro a fevereiro. E em áreas onde eles cultivam perdizes, eles podem caçá-los durante todo o ano!
Se quiser saber um pouquinho mais sobre essas interessantes criaturinhas, temos mais alguns artigos que falam sobre elas. Veja estes três exemplos:
- Fuinha de Estimação: Como Comprar Uma Legalizada? Qual Preço?
- Alimentação da Fuinha: O Que Elas Comem?
- Diferencas Entre Furao, Doninha, Fuinha, Arminho, Chinchila e Lontra.