As baleias são mamíferos bem conhecidos, principalmente, pelo seu tamanho. Sendo um animal marinho mamífero e pertencendo a ordem dos cetáceos, essa ordem se divide em duas subespécies, que são Myscticeti – as baleias que possuem barbatanas – e Odontoceti – as baleias que possuem dentes. Esse animal possui cerca de 14 famílias vivas, que se dividem em 43 gêneros e 86 espécies. São seres que conseguiram se evoluir do meio terrestre para o meio aquático. Esses fenômenos marinhos habitam todos os oceanos do mundo.
As Duas Subespécies (Mysticeti e Odontoceti)
Como citamos acima, as baleias fazem parte da ordem dos cetáceos e se dividem em duas subespécies, que podem ser diferenciados por:
- Mysticeti: a principal característica dessa subespécie é o fato das baleias que fazem parte dela possuírem barbatanas na área bucal. Essas barbatanas são usadas para filtrar a água, desse modo, fazer com que a baleia consiga alimento. As baleias que fazem parte dessa subespécie são as maiores espécies de baleia conhecida.
- Odontoceti: já a principal característica dessa subespécie é um fato um tanto quanto inusitado. As baleias possuem dentes e se alimentam de animais maiores. As baleias da outra subespécie mencionada acima não possuem dentes, apenas as baleias que fazem parte desse grupo que vão possuir.
Características Gerais, Peso, Altura e Tamanho
As baleias em geral, possuem características semelhantes, independente de sua espécie ou subespécie. Algumas dessas características é o fato delas possuírem uma camada grossa de gordura em cima de sua pele, essa gordura serve para ajudar a manter a temperada corporal do animal e serve também para armazenar energia. Os esqueletos das baleias são semelhantes aos esqueletos dos mamíferos terrestres de grande porte, isso pode ocorrer pelo fato das baleias terem se evoluído do meio terrestre ao aquático. As baleias não possuem guelras, isso faz com que elas tenham que subir até a superfície para conseguirem respirar. As baleias conseguem se comunicar entre elas através da emissão de sons característicos.
As baleias praticamente não possuem pelos, apenas alguns jovens possuem em determinadas partes do corpo. Elas possuem adaptações para viverem no meio aquático, como por exemplo, o fato de seu corpo ser fusiforme, semelhante aos dos peixes. Seus membros anteriores se assemelham a um remo (que as ajuda na hora de nadar), já os membros inferiores são vestigiais, e possuem uma cauda que também auxilia na hora do nado do animal. As baleias possuem narinas no topo de suas cabeças, seu pescoço é encurtado e não possuem glândulas sudoríparas.
Como todos sabem, as baleias são animais grandes, elas podem chegar a medir até 30 metros de comprimento e podem pesar até 180 toneladas. Como dizemos, as baleias possuem narinas no topo de suas cabeças e elas precisam subir para a superfície para conseguirem respirar. Quando sobem a superfície soltam um jato de ar quente, que vem do pulmão, esse ar se condensa com o choque de temperatura da superfície e fica parecendo um jato forte de água. Quando as baleias mergulham, elas são capazes de ficar durante longos períodos sem respirar, pois elas possuem um sistema circulatório e respiratório bem mais eficientes que os de outros mamíferos. Enquanto elas estão em profundidade, o batimento cardíaco desacelera e isso faz com que elas gastem menos oxigênio.
Reprodução e Estimativa de Vida das Baleias
Cada espécie de baleia possui suas próprias características. Porém, a maioria das espécies desse animal possui uma única estação reprodutiva por ano, as fêmeas na maioria das vezes se acasalam com mais de um macho por estadia. As fêmeas conseguem se reproduzir a partir de seu um ano de vida, até os seus seis anos de idade. A gestação dura entre 10 e 17 meses. Na maior parte das vezes os filhotes nascem durante as estações quentes e já saem sabendo nadar. Eles podem ser cuidados pelas mães até seus seis meses de vida ou até mesmo seus dois anos de vida, esse tempo vai depender muito da espécie ao qual a baleia pertence. Os filhotes conseguem ganhar peso de forma rápida, por exemplo, os filhotes da baleia azul conseguem ganhar cerca de 90 kg por dia.
Por conta da dificuldade em estudar esse animal, não se sabe com muita certeza com que idade as baleias atingem a maturidade sexual, porém, sabem que esse tempo varia de acordo com as espécies diferentes, algumas espécies alcançam essa maturidade com dois anos, já outros atingem com dez anos de idade. Devido à falta de informação e de estudos, não confirmam qual é a estimativa de vida desse animal, mas há registros de espécies de baleias que viveram aproximadamente até cem anos de vida.
Comportamento das Baleias
O comportamento e o modo de vida das baleias se alteram de acordo com as espécies. Há espécies que vivem em grupos de dezenas a centenas de indivíduos, já outras espécies preferem viver de forma isolada. Também existem espécies que se limitam a viver apenas em uma determinada área durante toda a sua vida, já outras migram para outros lugares várias vezes ao ano, isso pode ocorrer em determinado período do ano porque a baleia não está contente com a alimentação que aquele lugar está fornecendo a ela ou porque ela quer se reproduzir e precisa encontrar alguém para isso. As baleias dormem, mas um fato interessante é que acreditam que um hemisfério cerebral dorme e outro não, isso ocorre para que elas fiquem sempre em alerta e para não acontecer delas se afogarem.
Estado de Conservação das Baleias
A principal causa da morte das baleias é a caça predatória feita por diversos países. Elas são caçadas por causa de sua gordura, de sua carne e de suas barbatanas. Essa prática de caça predatória se tornou mais evidente no século passado, essa ação teve como consequência a morte de mais de 2 milhões de baleias, fazendo com que o risco de extinção das espécies aumentasse muito. Por conta dessa caça intensa e da baixa taxa reprodutiva foi difícil para algumas espécies saírem da lista de animais em extinção.
Com a intenção de proteger as baleias, no ano de 1986, a Comissão Baleeira Internacional (CBI) confirmou como proibida por tempo indeterminada a caça predatória de baleias. Mesmo depois de eles terem tomado essa decisão, alguns países como o Japão, a Islândia e a Noruega continuaram realizando essa prática. Então durante o ano de 2008, ocorreu em Florianópolis (SC), um encontro da CBI, nesse encontro eles iriam analisar a proposta feita pelo Japão para liberarem a caça as baleias. Portanto, mais de 75% dos países participantes do encontro mantiveram a proibição às caças e garantiram a proteção das espécies de baleias que ainda não tinham se recuperado das antigas caças.
Quer saber mais sobre as baleias, quais são os tipos existentes e suas espécies? Acesse esse link e leia mais um de nossos textos: Lista de Nomes de Especies de Baleias e Tipos Existentes com Fotos