A zibelina é um pequeno membro da família Mustelidae. Essa criatura é uma espécie prima da doninha, da lontra, do furão, do texugo e muito mais. Mas, para quem é amante dos pets de estimação mais peculiares, fica aí um questionamento: existe zibelina doméstica?
Se você deseja saber a resposta para essa pergunta, leia todo o artigo. Descubra também várias curiosidades sobre esse pequenino.
Descrição Da Zibelina
Zibelinas são criaturas de pelo escuro que se parecem com doninhas. Elas têm pernas curtas, corpos alongados e caudas relativamente longas. Seu pelo grosso é geralmente marrom ou preto, mas elas possuem uma mancha mais clara nas gargantas.
A maioria dessas criaturas mede cerca de 45 cm de comprimento, embora seu tamanho varie. Esses pequenos mamíferos pesam de um quilo e meio a quatro quilos ou mais. Os machos são tipicamente um pouco mais longos e mais pesados do que as fêmeas.
Fatos Interessantes Sobre A Zibelina
Esses pequenos predadores podem ser fofos, mas você não deve subestimá-los! Saiba mais sobre o que torna a zibelina tão exclusiva abaixo.
- Implantação atrasada – Estes são um dos muitos animais diferentes que utilizam a implantação tardia na reprodução. Na implantação tardia, após a criação de um animal, ele não começa a desenvolver o embrião por um período de tempo. Nesta espécie, o atraso dura cerca de oito meses. Alguns outros animais com implantação tardia incluem outros membros da família Mustelidae, focas-elefante, leões-marinhos, ursos, tatus e muito mais;
- Comportamento variado – Você vai saber se existe zibelina ou não, mas antes deve entender seu comportamento. Sob condições normais, ela passa seus dias procurando comida e patrulhando seu território. No entanto, se enfrentar uma caça pesada pelos humanos ou sofrer uma forte nevasca, essa criatura se tornará ativa à noite;
- Resistência às intempéries – Esses animais também exibem outros comportamentos únicos quando o clima é particularmente severo. Se as coisas ficarem difíceis, essas criaturas se agacham e começam a armazenar comida em seus covis para comer mais tarde, quando não conseguem pegar comida;
- Peles cobiçadas – Para os exemplares que vivem nos invernos frios do norte da Ásia, é preciso ter um pelo muito bom. Como as zibelinas têm peles tão densas e macias, os humanos começaram a caçá-las há muito tempo. Atualmente, as pessoas não o fazem mais com tanta frequência, mas criam-nas em fazendas especificamente para a produção de peles.
Habitat do Animal
Se vamos comentar sobre o habitar, vai ser fácil adivinhar se existe zibelina doméstica ou não. Ela vive principalmente em florestas densas, embora estas incluam uma grande variedade de florestas diferentes, tal como:
- Abetos;
- Pinheiros;
- Cedros;
- Bétulas;
- Muito mais.
As zibelinas vivem em qualquer lugar, desde o nível do mar até as altas montanhas, embora não habitem áreas acima da linha das árvores. Embora elas podem escalar se precisarem, a maioria forrageia ao longo do chão da floresta e constrói suas tocas no solo.
Dieta do Sable
As zibelinas são carnívoras, o que significa que comem principalmente carne e poucas ou nenhuma planta. No entanto, quando a comida é escassa, elas se alimentam de frutas e nozes.
Sua dieta geralmente contém principalmente:
- Ratos;
- Esquilos;
- Pássaros;
- Ovos;
- Peixes;
- Coelhos;
- Etc.
Enquanto caçam, os exemplares dependem muito da audição e do olfato.
Zibelina E Interação Humana
Interagindo com humanos? Então existe zibelina doméstica? Atualmente, os humanos não interagem com as zibelinas do tipo selvagem com tanta frequência. O nível de interação humana varia de acordo com o local em que vivem.
Os indivíduos nas florestas mais profundas e desabitadas geralmente evitam a detecção humana. Entretanto, os humanos caçam populações que moram mais perto de cidades e vilas.
A caça costumava impactar mais fortemente esses animais, mas agora todos os caçadores devem ter as devidas permissões. As pessoas também as mantêm e criam em fazendas para a produção de peles. A IUCN lista a espécie como o mínimo de preocupação.
Existe Zibelina Doméstica?
Você pode considerar esses animais como semi-domesticados. Assim, pode se dizer que existe zibelina doméstica. Os seres humanos criaram essa espécie em fazendas de peles, mas não por um período de tempo suficiente para considerá-la totalmente domesticadas.
A Zibelina É Um Bom Animal De Estimação
Não. Ela não é um bom animal de estimação. Embora pareça fofa, tem dentes pequenos e afiados, capazes de dar uma mordida dolorosa. Em muitos lugares, também é ilegal possuir um animal de estimação.
Cuidados Com O Animal
Nas fazendas de peles, a zibelina recebe diferentes níveis de cuidado com base nas instalações. Muitos locais prestam tratamentos abaixo do padrão. No entanto, os exemplares que vivem em zoológicos têm uma vida luxuosa, se for comparar.
Os zoológicos fornecem grandes compartimentos e muitos esconderijos. Eles também oferecem aos animais uma variedade de oportunidades para cavar ou fornecem túneis e tocas artificiais.
Os tratadores também dão a essas criaturinhas inteligentes muitos brinquedos e enriquecimento ambiental, como:
- Aromas;
- Alimentos escondidos;
- Quebra-cabeças;
- Etc.
Tudo isso para para mantê-las estimulados mentalmente.
Comportamento da Espécie
Esses pequenos mamíferos variam ligeiramente seu comportamento com base em seu ambiente. Se o tempo estiver ruim ou se aproximar da habitação humana, eles são mais ativos à noite. Caso contrário, geralmente se alimentam durante o início da manhã e no final da noite.
Isso significa que a zibelina é primariamente crepuscular ou diurna e noturna quando ameaçada por seres humanos. Ela passa o tempo procurando comida e marcando seus territórios com glândulas de cheiro.
Reprodução da Espécie
As zibelinas começam a se acasalar na primavera, mas atrasam o desenvolvimento do embrião por aproximadamente oito meses. Uma vez que ela inicia o desenvolvimento, leva cerca de um mês para dar à luz, o que significa que seu período de gestação completo dura cerca de nove meses no total.
A maioria das ninhadas contém três filhotes, embora algumas contenham até sete. Após cerca de sete semanas, a mãe começa a alimentar seus filhotes com alimentos sólidos e para de amamentar. Demora dois ou três anos para os filhotes atingirem a maturidade sexual.
Sendo assim, agora você já sabe que não existe zibelina doméstica. Portanto, se ficar apaixonado por uma, não se arrisque em mantê-la em cativeiro.