No Japão, o esquilo voador siberiano Pteromys volans ocorre apenas em Hokkaido. Em Honshu, ao sul, é substituído pelo esquilo voador japonês P. momonga.
Embora tipicamente noturno, o esquilo voador da Sibéria às vezes pode ser visto fora de suas tocas durante o dia. Eles usam cavidades naturais de árvores ou velhos buracos de pica-pau para dormir durante o dia, normalmente usando os buracos dos pica-paus grandes.
Quando o crepúsculo cai, eles emergem de suas tocas e rapidamente sobem no tronco de suas árvores para alcançar os galhos superiores.
Como Funciona o seu Voo?
Eles podem se alimentar lá ou partir deslizando de árvore em árvore usando a extensa membrana patagial que pode ser vista ao longo de seus flancos. Esticada entre os membros estendidos, essa membrana, combinada com a cauda achatada, proporciona uma grande superfície deslizante, permitindo que eles percorram distâncias consideráveis.
Seus olhos enormes são uma indicação clara de seus hábitos noturnos. Mas em um dia claro de inverno, toda a floresta parece se refletir nos espelhos límpidos da superfície abobadada dos olhos. Esperar ao entardecer para que essas criaturas surjam é uma experiência mágica.
O esquilo voador russo ou siberiano (Pteromys volans) apenas desliza ao invés de voar na maneira como os pássaros voam. Predadores naturais, como corujas, falcões, gatos domésticos e martas semelhantes a doninhas, patrulham troncos de árvores em busca de um esquilo saboroso.
O esquilo voador siberiano pode escapar rapidamente pulando de um tronco de árvore, estendendo sua fina ponta de pele esticando todos os membros e deslizando suavemente para outro tronco de árvore bem fora do alcance do predador.
Mas eles não podem deslizar para longe dos humanos. Os esquilos voadores da Sibéria precisam viver em troncos de árvores, de preferência de pinheiro, cedro ou abeto. Eles precisam viver em árvores altas e antigas, grandes o suficiente para sustentar sua dieta e locais de nidificação.
Eles precisam viver com pica-paus, porque os esquilos voadores siberianos preferem usar um buraco abandonado em vez de tentar fazer um. Os seres humanos cortam árvores a um ritmo alarmante e reduzem a comida e o espaço de vida do pequeno roedor.
Descrição Física
Os esquilos voadores siberianos se assemelham fortemente ao esquilo cinza norte-americano mais familiar. Tem olhos muito maiores e patágios brancos ou membranas deslizantes, desde as patas dianteiras até o final das patas traseiras. Quando o esquilo não está planando, a membrana fica amontoada e dá ao esquilo o nome comum de “luva voadora”.
O pêlo da cabeça, costas e laterais muda de cor de acordo com a estação. No inverno, é um cinza prateado pálido, enquanto no verão é um cinza amarelado. Suas caudas planas são cobertas com pêlos claros.
Trata-se de um pequeno roedor que pesa apenas 130 gramas. O comprimento do corpo, incluindo a cauda de 120 mm. Os excrementos parecem grãos de arroz marrom-dourado. Procurar os excrementos ajuda os cientistas, conservacionistas e gerentes florestais a saber quais árvores os esquilos voadores habitam.
Ciclo de Vida e Comportamento
Ainda se sabe muito sobre o esquilo da floresta da Sibéria, principalmente por ser tímido e noturno. Ele vive há quatro ou cinco anos de duração inteiramente no topo das árvores e, teoricamente, nunca pode precisar cair no chão.
As fêmeas de esquilo voador siberiano podem produzir uma ou duas ninhadas por ano. O tamanho médio da ninhada é três, mas foram relatadas ninhadas de seis. Depois de um mês, a mãe desmama os bebês.
Os esquilos da árvore siberiana são onívoros, mas são principalmente vegetarianos. Tudo o que comem é provido pelas árvores em que vivem — nozes, sementes, cascas, brotos, galhos, pinhas, bagas, brotos, ovos de pássaros e filhotes.
Os esquilos da árvore siberiana assumem os ninhos abandonados de esquilos vermelhos, bem como os buracos dos pica-paus. Eles vivem em pares acasalados e qualquer bebê que amamenta.
Alguns também se aninham em sótãos ou em casas de pássaros comercialmente fabricadas. Os esquilos voadores siberianos costumavam ser encontrados na Europa, Ásia e Japão. Eles agora são encontrados em países comprometidos com a preservação de florestas, como a Finlândia e a Estônia.
O esquilo voador siberiano é notável por ser muito semelhante ao esquilo voador anão japonês, que foi proclamado pelo “The News for Squirrels” como oficialmente a coisa mais fofa do universo. O esquilo voador da Sibéria é o primeiro vice-campeão muito próximo.
Habitat
O esquilo voador siberiano é encontrado em florestas de pinheiros, cedros e abetos mais velhos, desde o Mar Báltico, no leste, até a costa do Pacífico, no oeste. Eles costumam aninhar em buracos de pica-pau abandonados, mas às vezes usam casas de pássaros.
O ninho é alinhado geralmente com líquen. A dieta deste esquilo consiste em folhas, sementes, pinhas, nozes, brotos e frutos. Como o esquilo cinzento oriental, o esquilo voador da Sibéria também come ocasionalmente ovos de pássaros ou até filhotes, se outros alimentos forem escassos.
O comprimento do esquilo voador da Sibéria, incluindo a cauda, varia de 15 a quase 25 centímetros. A fêmea é geralmente um pouco maior que o macho. É cinza por toda parte, com a barriga um tom um pouco mais claro que as costas. O tom de cinza torna-se mais leve no inverno.
A característica mais notável são os enormes olhos negros. O tamanho grande dos olhos é necessário para esse esquilo noturno ver à noite.
Como outros esquilos voadores, o esquilo voador da Sibéria desliza de um tronco de árvore para outro usando uma membrana, o patágio, que se estende como asas entre cada uma das patas dianteiras e traseiras.
Sua capacidade de planar ajuda a escapar dos predadores e a se mover de árvore em árvore em busca de comida sem precisar sair das árvores. Acredita-se que muitos esquilos voadores siberianos passem a vida inteira nas árvores sem nunca tocar o chão.
Sua dieta consiste em folhas, sementes, cones, brotos, brotos, nozes, bagas e, ocasionalmente, ovos e filhotes de pássaros. Quando os amentilhos do amieiro e da bétula são abundantes, o esquilo pode armazená-los durante o inverno em buracos de pica-pau velhos ou cantos semelhantes. Os esquilos são predados por martas, corujas e gatos.
Referências
Esquilo-da-Sibéria, do site Wikipédia;
Esquilo-da-Sibéria, do site sobre Tudo;
Esquilo-voador, do site Eol.