Esquilo é um termo que a maioria usa para se referir a um tipo de roedor de cauda fofa, que escala árvores. No entanto, os esquilos são apenas uma parte da verdadeira família de esquilos, que também inclui marmotas e cães da pradaria.
Existem mais de 100 espécies de esquilos, e atualmente eles habitam todos os continentes do mundo – exceto a Antártica. Eles são alguns dos animais mais adaptáveis do mundo, o que lhes permitiu permanecer populosos, apesar da urbanização nessas terras.
Habitat
Conforme indicado pelo nome, os esquilos das árvores são arbóreos e costumam morar em ninhos de folhas ou dentro das cavidades das árvores. Todos os esquilos dependem muito da disponibilidade de mastro (o fruto seco de plantas e árvores lenhosas) – especialmente bolotas e outras nozes – para sua sobrevivência. Portanto, o habitat de um esquilo deve consistir nessas árvores que produzem nozes.
Ciclo de Vida
Você sabia que, apesar de ter uma visão perfeita como adultos, os esquilos bebês são cegos ao nascer? Muitas mães esquilos podem ter de dois a oito bebês ao mesmo tempo. Esses jovens também devem depender da mãe que cuida deles para comer e beber (principalmente leite) por cerca de alguns meses. Depois disso, esses indivíduos crescem maduros e podem caçar por comida.
Dieta
A maioria da dieta de um esquilo consiste em mastro duro, como bolotas, nozes, nozes ou sementes. De fato, de setembro a março, um esquilo requer cerca de 1,5 kg. mastro por semana para sobreviver. Como o sistema digestivo de um esquilo não está equipado para absorver a celulose, eles só comem plantas verdes, galhos e latem em desespero.
Além do famoso amor pelas nozes, os fatos são que esses amigos peludos também podem comer pequenos insetos , raízes, cascas de árvores, folhas e bolotas. Pode-se notar que, quando você dá um certo tipo de casca de esquilo para ele mastigar, o pequeno garoto simplesmente o ignora. Não se sinta mal, porque algumas espécies de esquilos não têm estômagos que quebram a celulose (o produto químico que endurece o tronco da árvore).
Modo de Vida
De natureza diurna, os esquilos são principalmente ativos durante o dia. Eles não hibernam, mas normalmente passam longas horas em seus ninhos durante os meses frios do inverno.
Vocalização
Os esquilos são extremamente vocais – latem, conversam, gritam e ronronam para se comunicar. Eles também se comunicam através da linguagem corporal, movendo as caudas e batendo os pés.
Comportamento
Nos meses mais quentes, quando os alimentos são mais abundantes, os esquilos armazenam alimentos (amontoados) como nozes no inverno. Eles cavam pequenos buracos no chão para enterrar sua comida e, às vezes, usam tocas abandonadas, vasos de flores ou outros locais disponíveis para esconder seu estoque para uma data posterior.
Esquilos normalmente se reúnem e economizam muita comida durante todo o ano, mas isso é definitivamente verdade quando se trata do outono. Quando você os vê colhendo todas as suas nozes pouco antes do inverno, é porque eles estão se preparando para o inverno e querem ter certeza de que têm comida suficiente para durar. Depois de enterrarem toda a comida e, quando o inverno chegar e passar, o esquilo acordará da hibernação e procurará a comida que enterrou!
Interação com Humanos
Como os esquilos são ativos durante o dia, é provável que você veja algum que esteja habitando seu quintal. No entanto, você nem sempre pode estar em casa para testemunhá-los, ou eles podem estar causando estragos em outros lugares como seu telhado ou sótão.
Dentição
Os dentes de um esquilo nunca param de crescer, então os esquilos devem mastigar e roer continuamente para manter os dentes arqueados.
Esses roedores peludos também têm uma visão aguçada que é dos seus enormes olhos vidrados. Para ajudar facilmente a subir em uma árvore, eles também têm unhas e garras longas.
Caudas
Os esquilos usam suas caudas fofas para se equilibrar ao viajar pelas copas das árvores e linhas elétricas. A cauda de um esquilo também pode servir como pára-quedas para facilitar as quedas – os esquilos podem cair de alturas de até 30 metros sem se machucar.
Ecologia
Embora os esquilos armazenem comida em locais diferentes ao longo de suas faixas, eles nem sempre se lembram de onde a enterraram. Nozes e sementes não recuperadas dão lugar à germinação de árvores, razão pela qual se sabe que os esquilos desempenham um papel importante no crescimento e manutenção das populações de árvores da floresta.
Nome Científico
São parte de uma enorme família de esquilos (Sciuridae), que também os torna primos de cães da pradaria, marmotas, o incrível esquilo voador e esquilos de árvores e de terra. Os esquilos também são bastante difundidos porque seus parentes podem ser vistos por todas as árvores, parques e bosques do mundo todo – Austrália, Ásia e Europa.
Quem detém o recorde de ser o menor da família Sciuridae é o esquilo pigmeu africano – que atinge sua altura máxima em apenas 10 centímetros! O esquilo de aparência mais gigante é a marmota alpina, que pode atingir 73 centímetros de altura.
O Esquilo da Árvore
Esquilos de árvores são os tipos mais comumente reconhecidos, geralmente vistos graciosamente correndo e pulando de galho em galho. Outras espécies são esquilos terrestres que vivem em sistemas de escavações ou túneis, onde alguns hibernam durante o inverno.
O Esquilo da Terra
Esquilos à terra comem nozes, folhas, raízes, sementes e outras plantas. Eles também capturam e comem pequenos animais, como insetos e lagartas. Esses pequenos mamíferos sempre devem ser cautelosos com os predadores, porque são pedaços saborosos com poucas defesas naturais, exceto a fuga. Às vezes, grupos de esquilos trabalham juntos para avisar um ao outro sobre o perigo que se aproxima com um assobio.
O Esquilo Voador
Os esquilos voadores são um tipo de esquilo adaptável. Eles vivem algo como os pássaros, em ninhos ou em buracos de árvores e, embora não voem, podem realmente se mover pelo céu. Esquilos voadores deslizam, estendendo os braços e pernas e atravessando o ar de uma árvore para outra. As abas da pele que conectam os membros ao corpo fornecem uma superfície em forma de asa. Esses saltos planadores podem exceder 150 pés. Os esquilos voadores comem nozes e frutas, mas também capturam insetos e até filhotinhos.