Home / Animais / Esquilo Australiano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Esquilo Australiano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Vamos falar um pouco hoje a respeito dos esquilos australianos, esses animais que apesar de muitos fofos são animais selvagens e não tem características para pet.
Vamos descrever um pouco melhor desse melhor ao longo deste texto e acho que vai ficar ainda mais claro o porque não é possível que o esquilo australiano seja seu novo animal de estimação.
Alguns desses animais curiosamente podem ter uma asa saindo de sua pelagem e os ajuda a realizar alguns voos curtos. Dessa forma eles podem voar por aí para se divertir, ou para despistar algum possível predador.
Esses animais é bem diferentes dos esquilos comuns que estamos acostumados. Eles são bem maiores, possuem algumas listras na pelagem e outras características bem próprias.

Esquilo Levando Filhote na Boca

Esquilos na Austrália

Já que estamos falando do esquilo australiano, ele tem esse nome porque vem da Austrália? Não gente, ele não vem de lá. Provavelmente leva esse nome por ser bem maior que um esquilo comum, e a Austrália tem essa fama de animais gigantes.

Aliás saiba que nem deveriam existir esquilos na Austrália, eles acabam competindo com outra espécie nativa que são os gambás.
Mas a muito tempo atrás introduziram duas espécies no país, foram elas:

Esquilo Cinzento

Esses animais foram inseridos no ano de 1880, na capital da Austrália Melbourne. Depois foi realizada outra inserção no ano de 1937 na cidade de Ballarat. Eles eram vistos andando pelo central park em Nova York, mas em algum momento a espécie acabou se extinguindo sozinha.

Esquilo da Palmeira Indiana

No ano de 1898 esses animais foram inseridos na cidade de Perth na Austrália. Essa espécie é encontrada lá até hoje.

Esses esquilos acabaram fugindo de um zoológico na cidade de Perth no mesmo ano em que foram introduzidos. Acho que eles não gostaram muito da Austrália. Mas a cidade era um lugar praticamente sem predadores naturais para eles, então começaram a destruir árvores de todos os tipos, também destruíram lindos jardins e até os fios de eletricidade dos moradores eles destruíram. No ano de 2010 algumas pessoas disseram ter visto esses animais serem vendidos em alguns pet shops em NSW a mais de mil dólares cada um, e pode ser que o mesmo aconteça no estado de Queensland.

Curiosidades Sobre os Esquilos

  • Eles são muitos, no mundo inteiro temos cerca de 200 tipos de esquilos,
  • Existem esquilos de todos os tamanhos, por exemplo o esquilo voador gigante vermelho e o esquilo branco da china podem chegar a medir mais de 90 centímetros.
  • Os dentes da frente dos esquilos nunca vão parar de crescer,
  • Ainda falando sobre seus dentes, a potência deles é tão forte que eles conseguem destruir fiação elétrica, e por muitos anos já causaram muitos apagões no Estados Unidos. Nos ano de 1987 e 1994 foram responsáveis por pausar o mercado financeiro por falta de energia.

  • Esses animais árvores costumam ser solitários na vida adulta, mas quando inverno chega eles se juntam para dormir bem perto e se aquecerem.
  • Os roedores chamados de cães de pradaria conseguem se comunicar de maneira complexa, e foram grandes grupos que podem preencher diversos hectares.
  • Os esquilos arbóreos fazem parte do gênero Sciurus, esse nome se origina de algumas palavras gregas Skia que quer dizer sombra e outra que quer dizer cauda, acredita – se que isso se deve ao fato de que nas árvores eles podem se esconder justamente na sombra de sua própria cauda.
  • Hoje em dia a caça de esquilos é proibida nos Estados Unidos, mas isso continua acontecendo.

  • Algumas pessoas acreditam que os esquilos comem somente nozes. Não acredite nisso, algumas espécies podem comer insetos, ovos e até outros animais menores.
  • Os esquilos não tem habilidade para vomitar.
  • Um esquilo adulto padrão precisa ingerir cerca de 500g de alimento em apenas uma semana.
  • Eles têm a capacidade de enterrar comida para o inverno, para não serem roubados eles fazem buracos vazios para enganar os ladrões de comida. Eles tem uma super memória e sabem exatamente onde deixaram a sua comida guardada.

  • Um forma curiosidade de despistar seus predadores é lambendo a pele de uma cobra cascavel, alterando assim o seu cheiro.
    Os esquilos voadores não voam de verdade, apesar de possuírem abas no corpo imitando asas isso apenas lhe dá agilidade e direção.
  • Eles se comunicam através da cauda, por isso a comunicação deles é tão complexa. Conseguem aprender rapidamente o que o outro quer lhe dizer.

Curiosos Esquilos Coloridos

Você já ouviu falar os esquilos coloridos? São animais enormes que habitam os bosques na parte sul da Índia, A coloração desses animais podem variar bastante, muitos deles tem a pelagem bem castanha, outros podem nascer azuis ou até amarelos.

Ratufa

Chamado também de Esquilo gigante de Malabar, é um dos maiores roedores existentes. São quatro espécies com essas características gigantes, eles podem medir até 1,5m e pesar cerca de 2 Kg.

Ratufa Affinis

Esse é um parente próximo do Ratufa acima, a diferença é que eles não são coloridos e vivem na Indonésia, em Singapura, na Malásia e também na Tailândia. A sua coloração varia entre canela e castanha.

Ratufa Bicolor

Esses animais tem como padrão a coloração branco e preto.

Ratufa Macroura

É famoso como o gigante de Sri Lanka. A coloração padrão desse esquilo é cinza e preto.

Características dos Esquilos Coloridos

Esses são os parentes do Ratufa e são bem mais famosos que ele.

São animais que gostam de viver na parte alta das árvores, quase nunca será visto andando no chão.
Eles tem pernas tão fortes e são tão ágeis que conseguem dar saltos com uma distância de seis metros de distância entre uma árvore e outra. Enquanto os outros esquilos escondem sua comida embaixo da terra, esses esquilos guardam a sua comida no alto das árvores bem longe de ladrões.

A explicação para suas cores tão exóticas são que servem para despistar os seus predadores naturais, ou podem servir ainda para atrair sexualmente o gênero oposto.

Por muito anos infelizmente essa espécie esteve gravemente ameaçada de extinção, mas os trabalhos de proteção deram resultados muito positivos. Hoje eles não estão mais em perigo e conseguem sobreviver sozinhos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *