Esquilo Amamenta? Eles são Mamíferos? São Roedores?

Anúncios

O esquilo é, de fato, engraçadinho. Podemos encontra-lo em florestas, vagando livremente por entre as árvores. Adora nozes, gosta se exibir e possui dentões bem afiados.  Entretanto, algumas dúvidas permeiam essa espécie. Por exemplo, você sabe se o esquilo amamenta? Ele é um animal mamífero ou roedor?

Neste artigo, vamos responder a essas perguntas, bem como explicar tudo sobre as gracinhas que inspiraram desenhos animados. Confira!

Esquilo e Nozes

As Características Físicas dos Esquilos

Se você pensa em esquilos, a descrição dos animais é provavelmente bastante comum, não importa onde você mora.

Quanto ao tamanho, o esquilo é pequeno, com um comprimento entre 38 e 45 cm. Possui pernas curtas e fortes, assim, acaba usando as costas para se sustentar. Ele faz isso, especialmente quando fica “de pé” para levar comida para a boca.

Tem as patas traseiras maiores e as patas dianteiras menores, terminando em dedos minúsculos, como as mãos humanas. Cada pata geralmente tem quatro ou cinco dedos e a maioria deles tem polegares pequenos e pouco desenvolvidos.

As Unhas dos Esquilos

Suas unhas são curvas e afiadas, próprias para agarrar-se à casca das árvores. É um jeito de não cair quando o esquilo pula entre as copas com grande habilidade e destreza.

Dentre suas características principais, destaca-se a cauda curvada em forma de “S”, esponjosa e com muitos pelos. Em algumas espécies, constitui metade do comprimento total do corpo, dá para acreditar? Mas não é só a estética que é atribuída à cauda. Ela também ajuda a manter o equilíbrio dos bichinhos.

Esquilo Cheirando Flor

A cabeça dele é engraçada. Nela destacam-se os olhos brilhantes e a boca em que os dentes são muito desenvolvidos e projetados para frente. Ainda contando com orelhas pontudas, torna-se extrovertido e bastante brincalhão.

Além disso, os esquilos adultos têm uma visão excepcional que lhes permite capturar tudo o que têm ao redor. Podem capturar até movimentos rápidos de forma instantânea.

A seguir, no texto, vamos ao que mais interessa: a alimentação da espécie.

Afinal, o Esquilo Amamenta?

Esse animal é pertencente à família Sciuridae (esciúridos), que também agrupa as marmotas e os cães de pradaria, e à ordem Rodentia. Assim, pode-se afirmar que esquilo amamenta sim.

Aliás, é um dos mamíferos mais comuns no mundo. Sem contar que esses animais que escalam árvores são também roedores de tamanho médio.

Dessa forma, o esquilo é mamífero porque respira ar e dá luz a bebês vivos ao invés de botar ovos. É roedor e primo próximo de outras espécies de roedores, como ratos e camundongos. Ele compartilha características semelhantes a eles, como dentes afiados que crescem continuamente, formato e tamanho da cabeça.

Portanto, o esquilo amamenta, mas também come muitas outras coisas. Bem, ele não é um comedor exigente. Tem um belo apetite por diversos tipos de:

  • Frutas;
  • Vegetais;
  • Flores;
  • Nozes;
  • Fungos;
  • Árvores;
  • Insetos;
  • Plantas nativas do seu habitat.

Esquilo Colorido

Entretanto, não existem limites que se relacionem com seus hábitos alimentares ecléticos. Inegavelmente, ingere basicamente tudo o que vê pela frente. Assim, não é de se admirar que goste de diversos alimentos que não são próprios e bons para si. Por exemplo, lanches e petiscos açucarados, os mesmos que as crianças amam.

Não é uma novidade para ninguém: o esquilo tem a mente bem aberta em se tratando de comida.

Por Quanto Tempo o Esquilo Amamenta?

Esse animal se desenvolve mais ou se desenvolve menos quando chega à fase adulta dependendo da nutrição recebida quando filhote. O esquilo amamenta seu “bebê” por toda a sua “infância”.

Agora, uma curiosidade acerca dessa espécie: a mãe só desmama quando o filhote tem idade o bastante para conseguir seu próprio alimento. Sem contar que boa parte das espécies não sai dos ninhos antes de um mês de nascida.

Quando o esquilo amamenta espera que, após essa fase, o jovem filhote deixe sua casa. Com isso, poderá encontrar outro esquilo para acasalar, criando sua ninhada.

O Esquilo Antílope

Antílope esquilo, quando jovem, costuma permanecer no subsolo, em geral, no mínimo, 30 dias. Durante este período, a mãe alimenta o filhote dando para ele o leitinho.

O Cão de Pradaria

O cão de pradaria não é capaz de abrir seus olhos nos seus primeiros 37 dias de vida. Ele sai da toca somente depois de 6 semanas de nascido, amamentando por cerca de um mês.

O Esquilo da Árvore

Essa espécie de esquilo amamenta o filhote até 7 semanas depois do nascimento.

O Esquilo Voador

O esquilo voador amamenta seus filhotes mais ou menos por três meses, até quando eles aprendem a deslizar pelas árvores. Entretanto, durante esse tempo, têm-se um mês que inclui o desmame.

Por que Algumas Pessoas Consideram o Esquilo uma Praga?

Apesar da carinha engraçada, algumas pessoas podem considerar o esquilo uma das pragas mais temidas em determinadas regiões.

Por quê? Porque o esquilo amamenta, é aparentemente dócil e inofensivo, mas também pode danificar propriedades. Entretanto, ele faz isso apenas buscando um lugar para aninhar e se alimentar.

Esquilo

Esquilos podem entrar nas paredes e sótãos de casas. Além disso, é possível que eles cheguem até a comida nas cozinhas. Uma vez dentro das residências, podem começar a se reproduzir e se multiplicar pelos cantos.

Isso leva a vários danos, à medida que abrem mais buracos nas paredes e nos telhados. Como o esquilo tende a ser territorial, é difícil se livrar dele quando monta seus ninhos.

Para os fazendeiros e agricultores, os danos materiais podem ser grandes, uma vez que o esquilo danifica as plantações. Por exemplo, eles gostam de devorar milho e o fazem no plantio ou áreas de armazenamento.

Mesmo com a cisma de determinados indivíduos com esses animaizinhos, eles não são considerados tão perigosos quanto roedores, como ratos. Eles apenas gostam de procurar e esconder alimentos, ou construir seus ninhos nos lugares mais impróprios.

Com tudo o que está contido neste artigo, você aprendeu que o esquilo amamenta, não? Além disso, aprendeu que ele também é um roedor bem esperto e comilão, parecido com os personagens de desenho animado. Se você gostou do que leu, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas gracinhas dentuças.