O leopardo (panthera pardus), um dos “grandes felinos” que vivem hoje no mundo, é encontrado em várias partes da Ásia e em uma ampla variedade na África Subsaariana. Em comparação com outros membros da família dos gatos, os leopardos têm corpos relativamente mais longos e pernas mais curtas. Embora similar na aparência aos jaguares, os leopardos têm um físico menor. Leopardos são predadores eficientes, com peles bem camufladas e uma ampla base de presas.
Fatos Básicos Sobre Leopardos
O leopardo (panthera pardus) é um membro da família felidae e o menor dos quatro “grandes felinos”, sendo os outros três o tigre, o leão e o jaguar. Existem nove subespécies reconhecidas de leopardo. Todas as subespécies, exceto o leopardo africano, podem ser encontradas na Ásia, no sul da Ásia e na Índia.
Leopardos comem pequenos cascos, como gazela, impala, veados, etc. Na ocasião, eles também podem caçar macacos, roedores e pássaros. Eles costumam levar suas presas aos galhos de uma árvore para comê-las e protegê-las de outros predadores e catadores.
Os leopardos são encontrados na maior parte da África e da Ásia, do Oriente Médio à União Soviética, Coréia, China, Índia e Malásia. Leopardos vivem em uma variedade de habitats, incluindo florestas, montanhas, pastagens e desertos.
Leopardos são animais noturnos, o que significa que eles estão ativos à noite. Durante o dia, eles descansam em arbustos grossos ou em árvores. Leopardos são solitários, preferindo viver sozinhos. Eles são muito ágeis e bons nadadores. Eles são capazes de correr a mais de 60 quilômetros por hora, saltar mais de 6 metros e pular até 3 metros.
Após 90 a 105 dias de gestação, nascem de um a seis gatinhos. O tamanho médio da ninhada é de dois ou três. Gatinhos pesam cerca de um quilo quando nascem. Eles vão ficar com a mãe por 18 a 24 meses.
Leopardo do Ceilão
É uma subespécie de leopardo que é nativa do Sri Lanka. O leopardo possui um casaco amarelado ou enferrujado com rosetas e manchas escuras. As fêmeas desta subespécie pesam cerca de 29 kg e os machos pesam cerca de 56 kg. O leopardo do Ceilão tem sido historicamente encontrado em uma ampla gama de habitats na nação insular, incluindo floresta árida, floresta tropical, floresta montanhosa e floresta de monção seca.
Leopardo de Java
O altamente ameaçado leopardo de Java (panthera pardus melas) é a menor subespécie do leopardo. Sua área de distribuição está localizada na ilha indonésia de Java. Estendeu-se uma vez por toda a ilha e algumas pequenas ilhas vizinhas. O leopardo de Java está hoje ameaçado de extinção, o estoque total na natureza inclui provavelmente menos de 250 animais, possivelmente até menos de 100.
O leopardo de Java atinge um comprimento de casco de até 140 cm e uma altura de 80 cm. A cauda tem entre 50 e 60 cm de comprimento e seu peso é de até 80 kg. Sua expectativa de vida é de 20 anos. De outras subespécies de leopardo, o leopardo de Java difere pelo seu físico menor, uma pelagem curta e densa e pequenas rosetas pretas, próximas umas das outras. Sua cor da pelagem varia de amarelo ocre a marrom avermelhado. Nesta subespécie manchas pretas são muito comuns.
Leopardo da Indochina
O leopardo da Indochina (panthera pardus delacouri) é uma subespécie de leopardo nativa do sudeste da Ásia e do sul da China. Na Indochina, os leopardos são raros fora das áreas protegidas e ameaçados pela perda de habitat devido ao desmatamento, bem como pela caça furtiva ao comércio ilegal de vida selvagem. O intervalo histórico diminuiu em mais de 90% na última duas décadas.
Leopardo de Amur
O leopardo de Amur ou o leopardo do Extremo Oriente (panthera pardus orientalis) é uma subespécie do leopardo antigamente nativa do nordeste da China, norte da Coreia e sudoeste da região russa de Primorye. Fora da Rússia hoje a espécie foi extinta. O estoque na Rússia e na China foi estimado em 86 espécimes selvagens há três anos atrás. Os leopardos de Amur distinguem-se de outras subespécies por um pêlo denso, que é forte e uniformemente desenhado.
Leopardo do Norte da China
O leopardo norte-chinês (panthera pardus japonensis) é uma das subespécies do leopardo que vive no norte da China. A natureza deste leopardo está tão ameaçado que sua aparição em habitat natural é extremamente rara. é um animal de florestas e pradarias nas encostas de montanhas. Para garantir a longevidade da população cativa, o Leopardo do Norte da China é objeto de um Programa Europeu de Reprodução em Cativeiro coordenado por um zoológico alemão.
Leopardo Persa
O leopardo persa (panthera pardus ciscaucasica), também chamado leopardo persa do norte ou leopardo do Cáucaso, é uma subespécie do leopardo que se distribui principalmente no Oriente Médio. A área central de distribuição está localizada no Irã atual.
O leopardo persa ainda está presente em indivíduos no Grande Cáucaso e, portanto, representa o único grande felino recente na Eurásia, devido às condições taxonômicas disputadas não está muito claro quais populações devem ser esperadas para esta subespécie. O leopardo persa é considerado em perigo, com uma população total de 870 a 1300 animais.
Leopardo Árabe
O leopardo árabe (panthera pardus nimr) é uma subespécie de leopardo nativa da Península Arábica. Ele está listado como criticamente ameaçado na Lista Vermelha da IUCN desde 1996, já que menos de 200 indivíduos selvagens foram estimados vivos em 2006. A população está severamente fragmentada. Subpopulações são isoladas e não maiores que 50 indivíduos maduros. Pensa-se que a população diminui continuamente.
O leopardo árabe é uma das menores subespécies de leopardo. Seus pêlos tem tons que variam de amarelo pálido a dourado profundo, castanho ou cinza e são modelados com rosetas. Com um peso de cerca de 30 kg e 182 a 203 centímetros de comprimento para o macho e cerca de 20 kg e 160 a 192 cm de comprimento a fêmea, o leopardo árabe é muito menor que o leopardo africano e o leopardo persa.
Leopardo Indiano
O leopardo indiano (panthera pardus fusca) é uma subespécie do leopardo , que é bastante difundida no subcontinente indiano. Fora das áreas protegidas, elas estão se tornando cada vez mais raros. Além da caça furtiva , perda de habitat e fragmentação de populações anteriormente contíguas, vários graus de conflito com humanos em áreas densamente povoadas, e a competição com outros predadores representam uma ameaça para o leopardo indiano.
Leopardo Africano
O leopardo africano (panthera pardus pardus) é o leopardo nomeado subespécie nativa de muitos países da África. É amplamente distribuído na maior parte da África subsaariana, mas o alcance histórico foi fragmentado durante a conversão do habitat. Leopardos foram registrados no norte da África também. Os resultados da análise genética indicam que todas as populações de leopardos africanos estão intimamente relacionadas e representam apenas uma subespécie.
O leopardo africano exibe grande variação na cor da pelagem, dependendo da localização e do habitat. A cor da pelagem varia de amarelo pálido a ouro escuro ou castanho-avermelhado, e às vezes preta , e é modelada com rosetas pretas, enquanto a cabeça, os membros inferiores e a barriga são pintados de preto sólido. Leopardos machos são maiores, com uma média de 60 kg. As fêmeas pesam cerca de 35 a 40 kg em média.
5 comentários
Pingback: Leopardo-de-Java Características | Mundo Ecologia
Pingback: Leopardo Características | Mundo Ecologia
Pingback: Leopardo do Ceilão Características | Mundo Ecologia
Pingback: Leopardo Persa em Extinção | Mundo Ecologia
Pingback: Leopardo-de-Amur: Características Físicas | Mundo Ecologia