Home / Animais / Espécies de Camarão de Água Doce e Salgada

Espécies de Camarão de Água Doce e Salgada

Por definição, um camarão, de água doce ou do mar, é um membro do ramo de artrópodes, a classe de crustáceos, como os caranguejos. Os crustáceos são subdivididos em várias subclasses. Camarões são pequenos crustáceos relativamente simples de serem criados e são ideais quando você não tem muito espaço para alocar em um aquário, já que eles evoluem em pequenos espaços.

Para um aquário constituído por pequenos peixes, os camarões continuam a ser uma boa escolha para a coabitação e desempenhar um papel de limpeza. Claro, existem diferentes espécies de água do mar ou de água doce, algumas maiores do que outras, em suma: há algo para todos! Segue agora uma pequena lista com cinco camarões de água do mar e cinco camarões de água doce. Comecemos pelos da água do mar:

Lysmata Amboinensis

Lysmata amboinensis é um camarão de água salgada nativa para os oceanos Índico e Pacífico e do Mar Vermelho. Este belo camarão vermelho e branco é muito adequado para um aquário de recife onde pode encontrar esconderijos e é particularmente útil para os seus coabitantes. De fato, este pequeno crustáceo de 6 cm tem a distinção de ser um bom caçador de parasitas.

Stenopus Hispidus

Stenopus hispidus é um camarão com faixas vermelhas e brancas é facilmente identificável graças ao seu padrão de cor, mas também por suas grandes antenas que podem dobrar o tamanho de seu corpo, que é de 7 cm em média. Esta espécie é muito comum em diferentes águas tropicais do mundo, também é popular em aquários como ideal para iniciantes. É também um camarão de limpeza prático para desparasitar os outros peixes.

Thor Amboinensis

Thor amboinensis é um minúsculo camarão com cerca de 2cm também é chamado de camarão sexy. Um apelido bastante original que foi dado a ele por causa de um movimento parecido com uma dança que ela executa quando está imóvel. É um camarão discreto que encontra seu lugar nas anêmonas e seduz pela cor marrom adornada com grandes manchas brancas.

Inevitavelmente, esta pequena espécie que vive preferencialmente em grupo gosta de um aquário de recife e a possível coabitação com peixes terá que ser feita com precaução. Em vez disso, escolha uma espécie pequena e pacífica, e não há dúvida de se voltar para um peixe-palhaço que reclama anêmonas!

Hymenocera Picta

Hymenocera picta é também conhecido como camarão arlequim. Esta esplêndida espécie de crustáceo é reconhecível pelo seu vestido branco com pontos azuis, vermelhos ou roxos dependendo da região. Medindo 5 cm, ela só vive em pares e se alimenta exclusivamente de estrelas do mar!

Um par de camarões arlequim trará muita cor a um aquário de corais já bem colorido. Além disso, esta espécie pode coexistir com camarões lymata. A hymenocera picta continua a ser uma espécie difícil de manter devido à sua dieta e é adequada para um criador experiente.

Rhynchocinetes Durbanensis

Rhynchocinetes durbanensis são crustáceos de 4 cm povoam as cavernas e cavidades subaquáticas dos oceanos Índico e Pacífico. Eles não são camarões que apreciam os corais e é melhor não escolher esta espécie para um aquário de corais. De um fundo vermelho com linhas brancas, o camarão de camelo traz cor ao seu aquário. Saber tudo o mesmo que sua vida é curta, 2 anos em média.

Caridina cf. Cantonensis Tiger

Cantonensis Tiger é um pequeno crustáceo de 4 cm, também chamado de camarão tigre , é bastante popular e está na origem de várias espécies de camarões de aquário. Seu corpo é cinza, quase transparente e decorado com 7 listras pretas, sua cabeça e cauda são em tons de amarelo. De fácil manutenção, alimenta-se de muitos minerais presentes no aquário e reproduz muito facilmente.

Caridina Multidentata

Caridina Multidentata é nativa do Japão, uma vez que foi chamado de camarão Takashi Amano ou Caridina Japonica. Este crustáceo com corpo translúcido tem linhas escuras no topo do corpo, enquanto o resto tem pontos castanhos. Mede 5cm, mas pode ser mais impressionante, embora seja raro. De natureza pacífica, pode coabitar com peixes do mesmo caráter, mas não é aconselhável colocá-lo na presença de outros camarões.

Neocaridina Davidi var Red

Neocaridina davidi var red é uma espécie muito popular e extremamente fácil de manter, é um dos crustáceos mais adequados para iniciantes. Realmente não é exigente, é adequado para um nanoaquário e tolera água da torneira simples. No entanto, este pequeno camarão vermelho é muito prolífico e superpopulação acontece rapidamente se você não prestar atenção. Felizmente, os aquaristas ainda estão em demanda desta espécie e podem facilmente encontrar compradores.

Neocaridina Palmata Var White Pearl

Neocaridina palmata var white pearl é uma bela espécie branca opaca nativa do sul da China. Seu nome vem para ele simplesmente a partir do aparecimento de seus ovos fortemente parecidos com pequenas pérolas brancas. Com seus 3cm, é perfeito para um nanoaquarium e também é apreciado por amadores pela sua simplicidade de reprodução. Para a coabitação, é melhor escolher peixes pequenos da Galáxia que tenham um temperamento pacífico e que não tentem atacar o camarão.

Caridina sp Breviata

Caridina sp breviata é uma espécie bastante popular por causa de suas cores. Ser capaz de viver em um nanoaquarium, é uma espécie muito gregária e um banco deve conter pelo menos 6. Este camarão sendo sensível às variações de temperatura e os parâmetros da água, requer conhecimentos preliminares. Tal como acontece com muitas espécies, deve-se ter cuidado para ser prolífico para evitar a superlotação.

Cuidando de Aquários

Apesar de ter mencionado estes camarões como espécies também típicas de aquário, é claro que pode-se deduzir que não se trata de experiência para amadores ou iniciantes. O objetivo sempre deve ser o da preservação das espécies e nunca o de alimentar a vaidade humana de ninguém. Aquários são lindos, mas é imprescindível que se saiba o que está fazendo antes de pensar em adquirir um e levar pra casa. Você tem idéia de como cuidar de um aquário?

A maioria dos aquaristas começa e mantém aquários de água doce, alimentados com água fria ou água quente. O primeiro critério pode ser o aspecto financeiro, o investimento inicial para um aquário de água doce é um pouco menor. A bandeja pode ser de tamanho muito razoável, o tempo de espera para configurar os diferentes elementos é muito menor do que para um aquário de água do mar e o equipamento necessário para manutenção e instalação também é simplificado.

Criar um ecossistema marinho é um sonho para alguns aquaristas. A realização é excitante, mas exigente. Em uma bandeja de água do mar, é obviamente necessário adicionar sal, portanto: tem que saber calcular o volume de sal necessário (entre 33 e 35g de sal por litro de água). tem que saber controlar e ajustar constantemente a densidade obtida, tem que saber como oxigenar precisamente, e, principalmente, tem de saber entender muito de água (composições químicas e variantes para a preservação de cada espécie).

Um ecossistema marinho só pode ser obtido em um tanque grande: 250 a 350 litros, no mínimo, contra 120 litros para um aquário de água doce. Uma caixa deste tamanho é mais volumosa e também mais cara de comprar e manter. Em um aquário de água do mar, começamos instalando “pedras vivas” que são pedras colonizadas por bactérias e microplâncton e que desempenharão um papel importante no ecossistema. Leva muito tempo para sedimentar essas pedras vivas. A espera durará pelo menos dois meses.

Além disso, a criação específica de camarões em aquários também envolve a necessidade de amplo conhecimento sobre os hábitos e comportamentos das espécies, bem como a qualidade de água que o comportará num aquário, quer esteja pretendendo adquirir aquários para criações de água doce ou o ainda mais exigente aquário para criação de espécies marinhas. Tudo tem padrões e regras específicos para conferir bem estar ao animal de estimação. É imprescindível que tenha muito cuidado e critério antes de tomar uma decisão dessa!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *