Sete espécies de pinguins habitam a terra e a água dentro e ao redor do continente congelado da Antártida. Esses pássaros que não voam famosos por sua aparência de smoking e seu balanço é uma grande atração para os turistas que ousam explorar o continente extremo. No entanto, com o aquecimento global e as mudanças climáticas, o habitat desse tipo e aves sociais está em risco.
Pinguim Saltador da Rocha
Os pinguins saltador da rocha são pequenos pinguins que se distinguem de outras espécies de pinguins por seus olhos vermelhos, pés cor de rosa, bico laranja e penas pretas e amarelas. Três subespécies desses pinguins são encontradas em uma ampla variedade da Antártica ao Atlântico Sul e Oceano Índico. Krill e moluscos formam a dieta de pássaros carnívoros. Até a lula e o mosquito são ocasionalmente caçados por pinguins de gafanhotos. Esses animais podem mergulhar 330 m abaixo da superfície do mar em busca de presas e podem permanecer no mar por vários dias durante o período de caça.
Pinguim de Macarrão
O pinguim macarrão possui ampla distribuição, sendo encontrado desde a península antártica até as regiões subantárticas. Estes pinguins são facilmente distinguidos por sua crista amarela. A cabeça e as penas da parte superior do corpo são claramente escuras, um forte contraste com as partes inferiores brancas. Crustáceos, cefalópodes e peixes são as principais fontes alimentares dessas aves marinhas. Esses pinguins antárticos sofreram um declínio acentuado nos números nas últimas décadas. Esse declínio da população levou a IUCN a classificar os pinguins como vulneráveis. As atividades de pesca irresponsáveis e as mudanças climáticas reduziram drasticamente a fonte de alimento dos pinguins-macarrão, que, por sua vez, tiveram um impacto negativo nas populações dessas criaturas.
Pinguim Real
O pinguim real é uma grande espécie de pinguim que se reproduz nas ilhas subantárticas no oceano antártico. Esses pinguins se parecem muito com os pinguins imperadores. Eles são altos de 70 a 100 e os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas. Eles adornam uma vasta mancha laranja, ao contrário dos pinguins imperadores, que têm uma mancha branca. Como os pinguins imperadores, os pinguins reais têm uma plumagem amarelo-laranja na parte superior do peito. Esses pinguins se alimentam principalmente de pequenos peixes e lulas e podem mergulhar mais de 980 pés debaixo d’água enquanto se alimentam. Baleias e focas assassinas costumam atacar pinguins de reis adultos, enquanto as aves marinhas se alimentam de filhotes e ovos jovens desses pinguins antárticos.
Pinguim Gentoo
Outra espécie de pinguins antárticos, os gentoos são a terceira maior espécie de pinguim e o mergulhador mais rápido entre todos os pinguins. Uma grande faixa branca em forma de boné no topo da cabeça dos pinguins gentoo ajuda a distinguir facilmente espécies de outras espécies de pinguins. Eles também têm uma cauda mais longa e mais proeminente do que qualquer outra espécie de pinguim. Os gentoos se alimentam de krill e peixes e, por sua vez, são presas de focas-leopardo, baleias assassinas e leões-marinhos. Infelizmente, os pinguins gentoo são classificados como ameaçados pela IUCN devido a um rápido declínio em algumas populações desses pinguins.
Pinguim Imperador
Os pinguins mais altos e pesados, os pinguins imperadores são os pinguins antárticos endêmicos. Estes pinguins pesam entre 25 e 44 kg e têm cerca de 120 cm de altura. Eles podem ser identificados em virtude de seu grande tamanho, superfície dorsal e cabeça preta, peito amarelo pálido, barriga branca e tapa-orelhas amarelos brilhantes. Crustáceos, cefalópodes e peixes formam a dieta dos pinguins-imperador. Eles podem mergulhar nas profundezas dos 1.755 pés e permanecer debaixo d’água por 18 minutos. Os ossos sólidos, a hemoglobina exclusivamente estruturada e a capacidade de reduzir o metabolismo permitem que esses pinguins mergulhem a uma profundidade tão grande. Esses pinguins antárticos são os únicos que se reproduzem durante o inverno no continente congelado.
Pinguim de Adélia
Estes pinguins de Adélia são pinguins de tamanho médio, com altura variando de 46 a 71 cm. O anel branco que envolve os olhos desses pinguins antárticos ajuda a distingui-los de outras espécies. Krill, lula e peixes pequenos são a comida principal. Focas leopardo e baleias assassinas estão entre os predadores dos pinguins de Adélia jovens e adultos. Os pinguins de Adélia são classificados como ameaçados pela IUCN, embora um censo de pinguins realizado em 2014 tenha mostrado que o número desses pinguins aumentou significativamente em comparação com o censo anterior. A mudança climática é provavelmente a maior ameaça enfrentada por esses pinguins.
Pinguim de Barbicha
A barbicha do queixo do pinguim pode ser facilmente identificada graças à presença de uma fina faixa preta sob a cabeça, que lhe dá a aparência de usar um capacete amarrado sob o queixo. Esses pinguins antárticos têm uma distribuição circumpolar e uma população global de cerca de 8 milhões. Os pinguins de barbicha costumam nadar diariamente, a uma profundidade de 80 m, para forragear atrás de krill, camarão, lula e peixe. As focas leopardo são os principais predadores desses pinguins.
Curiosidades Sobre a Antártida
A Antártida, o continente de clima inóspito e o terreno rígido que o cerca é um grande fascínio e um grande interesse em abraçar a sinceridade da ciência; com base no cerco pluri-milenar do seu fuso celeste. A viagem para a Antártida é geralmente realizada a bordo do quebra-gelo. Um itinerário partindo de Ushuaia, na Argentina, prevê a navegação no Canal de Beagle pelo motorista do Estreito de Drake, a famosa passagem dedicada ao Sr Francis Drake, o navegador inglês do século XVI. Se viajar durante o verão antártico,as temperaturas são mais ou menos próximas ou abaixo de zero, de modo que as roupas devem ser como se você estivesse em uma semana branca: roupa térmica, luvas de esqui, chapéu, óculos de sol, botas impermeáveis com sola antiderrapante para permitir que você escale pedras e gelo.
Não se esqueça dos melhores binóculos e câmeras com bom zoom para capturar baleias no horizonte e outros animais. É útil trazer uma pílula para enjoo do mar: você nunca sabe. A Antártica pode ser considerada o deserto mais extenso do mundo, mesmo que feito inteiramente de gelo. Somente ele representa 90% do gelo da Terra e 70% das reservas de água doce do planeta.Vários operadores organizam cruzeiros na Antártida. Você pode escolher entre vários pacotes de viagem.