Os animais marinhos estão sempre chamando a atenção e roubando a cena, já que as pessoas continuam a manter um alto nível de interesse em relação a esses animais. Assim, é isso que acontece com as enguias, que podem ser de água doce ou, como é mais comum, de água salgada. Esse animal ainda se mostra comum em faixas de transição, havendo diferentes espécies de enguias.
Essas enguias são muitas vezes confundidas com cobras, já que possuem o corpo cilíndrico e alongado, como se fossem realmente cobras. Além disso, o formato da cabeça ainda contribuir para que as enguias sejam confundidas. Dessa forma, o que você faria se estivesse mergulhando e, de repente, encontrasse um jardim de enguias? Sim, é isso mesmo, diversas enguias fixadas ao solo, como se fossem flores crescendo no verão.
Provavelmente você levaria um grande susto, o que é o mais natural. Pois saiba que o jardim de enguias realmente existe, havendo algumas espécies do animal que gostam de se fixar ao solo. Chamadas de enguias-de-jardim, essas espécies se mostram quase como plantas, sempre se fixando ao solo de forma a manter a cabeça para fora, em um movimento bastante assustador.
Características da Enguia-de-Jardim
A enguia-de-jardim está entre os animais mais assustadores de todo o oceano, mas não por conta do que realmente podem fazer e, sim, em razão daquilo que transmitem às pessoas. No caso, muito medo. Essa enguia pode ser de diferentes espécies, mas costuma ser membro da família Congridae. Podem atingir os 40 centímetros de comprimento, vivendo em profundidades próximas aos 30 metros. Assim, não é raro que uma enguia-de-jardim dessa possa aparecer na praia, provocando medo.
O alimento da enguia-de-jardim é a vegetação marinha ao seu redor, já que o animal se movimenta pouquíssimo e, na verdade, se mantém quase como uma verdadeira planta em um jardim. Esse animal se esconde por completo em seu buraco quando vê o risco de ameaça, fugindo dos predadores através dele. Depois, quando quer voltar à “superfície” em outro lugar, a enguia-de-jardim simplesmente cava em direção contrária e novamente coloca a sua cabeça para fora.
O animal costuma viver em grupos, o que faz com que o nome popular seja o de enguia-de-jardim, pois os exemplares se colocam alinhados, como uma plantação bem organizada, sendo que os animais do grupo se ajudam muito, sobretudo para fugir dos predadores ou eventuais perigos.
O Que Fazer ao Encontrar uma Enguia-de-Jardim
Uma enguia-de-jardim pode aparecer perto da praia ou, em alguns casos, até mesmo na praia. Isso porque o animal é conhecido por ser um ótimo escavador e, portanto, pode surgir com a cabeça para fora na faixa de areia. Na verdade, isso aconteceu em Santos no ano de 2014, com o animal fazendo grande sucesso entre os banhistas do local. Como as enguias desse tipo vivem em grandes grupos, foi possível encontrar mais exemplares, mas apenas uma delas tinha vida.
Nesses casos, o mais prudente a fazer é evitar tocar no animal, chamando os responsáveis para retirar a enguia. Uma boa ideia é avisar o salva-vidas presente no local de que há um animal preso na areia, já que o profissional tomará as medidas cabíveis. Não se pode tocar na enguia-de-jardim, contudo, por dois motivos. O primeiro é o fato de o animal ser perigoso, podendo atacar a qualquer momento ao se sentir ameaçado.
O segundo é o fato de as pessoas serem potencialmente perigosas para ele, sobretudo quando mal preparadas ou simplesmente despreparadas para cuidar de um peixe dessa espécie. Portanto, nesses casos o melhor a fazer é se manter distante e avisar os responsáveis.
Mergulho Com as Enguias-de-Jardim
Se as enguias-de-jardim são assim tão perigosas, por que há até mergulhos com elas? Sim, pois é possível contratar pacotes em hotéis pelo mundo e, assim, ter acesso a grandes jardins de enguias, o que é muito bonito. Todavia, é importante ter em mente que o termo “enguia-de-jardim” é apenas um nome popular que as pessoas encontraram para chamar animais muito diferentes.
Logo, há muitas subfamílias e espécies diferentes de enguisa-de-jardim, que não passam a ter as mesmas características apenas pelo fato de as pessoas terem dado o mesmo nome a elas. Portanto, há aquelas enguias-de-jardim mais perigosas, que podem até mesmo matar uma pessoa. Mas há, também, algumas versões da enguia-de-jardim que não causam qualquer tipo de problema a ninguém e, na verdade, apenas tratam de tornar o passeio muito mais belo.
É isso que acontece quando se contrata um mergulho com as enguias, algo bastante comum em muitas ilhas do Caribe e também em partes do Oceano Pacífico. Em todo caso, nesse tipo de passeio há, pelo menos, um profissional junto ao grupo de mergulho, capaz de localizar os perigos e, se for o caso, retirar as pessoas para um local mais seguro.
Modo de Vida da Enguia-de-Jardim
A enguia-de-jardim se alimenta, em geral, daqueles vegetais que estão ao seu redor, não realizando grandes movimentos para buscar por comida. Se o animal pudesse, sem a possibilidade de ameaças e a necessidade de alimentos, é possível que a enguia-de-jardim jamais deixasse a sua posição.
Isso acontece, sobretudo, quando o animal encontra uma boa posição, com o grupo estando inteiramente satisfeito. Nos jardins, embora cada animal seja um indivíduo único, o mais comum é que as enguias se comportem quase como um coletivo pronto para se movimentar, atacar ou fugir juntos. Sempre juntos.
Esses animais, ao realizar a sua reprodução, não costumam migrar para outros locais do mundo, como acontece com diversos outros tipos de peixes e até mesmo de enguias. Assim, em geral a desova das enguias-de-jardim se dá por perto. Algumas das enguias-de-jardim podem ter o corpo muito bonito, colorido, com faixas de cores diferentes e que criam um belíssimo momento de contraste.
Muitas vezes, é natural que a enguia-de-jardim se posicione perto de recifes de corais, o que facilita bastante a sua vida no momento de buscar por alimentos ou até mesmo quando se faz necessário fugir dos predadores da região. As enguias-de-jardim são, assim, partes muito bonitas e interessantes da natureza marinha.