Você sabe qual é o maior animal terrestre do planeta atualmente? Vamos falar sobre ele agora, isso e outras curiosidades e mitos mais de nosso amigãozão…
Elefante da Savana
O elefante africano da savana é o maior animal terrestre do mundo. Um macho adulto tem cerca de 3 a 3,5 metros de altura, 6 a 7 metros de comprimento e pesa cerca de 7.500 quilos. As fêmeas são um pouco menores. Todos os dias comem 225 quilos de comida e bebem 190 litros de água.
Se um homem adulto na média de 1,80m parar diante de um elefante macho desses, o homem parado ficará na altura das presas desse elefante, no máximo. Um filhote desse elefante já nasce maior do que uma criança mediana de 05-07 anos de idade.
Por ser tão grande, o elefante adulto quase não tem inimigos. Um elefante bebê pode ser atacado por um leão ou um crocodilo, mas a única criatura que pode prejudicar um elefante adulto é um ser humano bem preparado, embora já tenha ocorrido casos em que bandos de leões conseguiram matar elefantes adultos graças ao trabalho em equipe e a uma estratégia inteligente.
Fato Curioso sobre a Caça Furtiva de Elefantes
No passado, os elefantes foram caçados para o chamado “diversão” de fazer, mas também por sua carne, pele e especialmente os seus defesas que são feitos de marfim. No século 19, o marfim era usado para fazer pianos, obras preciosas de arte e outros objetos. Como o marfim era tão difundido, milhares de elefantes eram mortos a cada ano.
A população de elefantes da savana caiu de vários milhões em 1900 para apenas 700.000 em 1989, quando a caça aos elefantes e seu marfim foram proibidos, e seus caçadores ilegais coibidos. Se isso não tivesse acontecido, o elefante da savana já teria morrido durante a década de 1990. Mas atualmente sua população subiu para 2 milhões de espécimes desses elefantes.
Agora é ilegal matar elefantes pelo seu marfim, e em muitos países também é ilegal comprar ou vender marfim. Ainda assim, criminosos estão caçando elefantes ilegalmente. Esses caçadores são chamados de “caçadores furtivos” e causam muito dano. Por exemplo, no Chade, na África, o número de elefantes caiu de 300.000 para apenas 10.000 no espaço de quarenta anos por causa da caça ilegal.
As presas de um elefante são realmente dentes muito grandes. Outros animais também possuem defesas, como morsa, javali e narval, entre outros.
Curiosidades sobre os Parentes Próximos do Elefante da Savana
No passado, cientistas dividiram elefantes entre duas espécies diferentes, o elefante africano e o elefante asiático (ou indiano). Mas, estudando o DNA do elefante africano, eles perceberam que o elefante africano realmente existia sob duas espécies diferentes, chamado Elefante da Floresta Africana e Elefante da Savana.
O elefante da savana é o maior dos dois tipos de elefantes na África, e os dois tipos de elefantes africanos são maiores do que o elefante asiático. Essas três espécies são as únicas criaturas vivas na ordem elefantina, e consequentemente são a única ordem de mamíferos na família dos proboscídeos (a palavra proboscídeo vem de uma palavra grega que significa “nariz”).
Com isso, o elefante da savana conquistou a posição de maior das três espécies de elefantes atuais, o maior dos três proboscídeos, o maior dentre os mais de 3.900 espécies de mamíferos terrestres. Ainda assim, esse elefante não é o maior mamífero, nem o maior animal do planeta Terra. Atualmente, o maior mamífero e o maior animal do planeta ainda é uma posição que pertence a baleia azul, que vive no mar.
Comportamento in Natura e Interação Com o Homem
O elefante da savana vive em quase toda a África ao sul do deserto do Saara, exceto nas selvas. Eles preferem gramados e savanas abertas, e até foram observados deliberadamente desmantelando árvores! As fêmeas viajam em pequenos grupos familiares, enquanto apenas os machos viajam sozinhos, exceto quando são jovens. Eles viajarão muito em busca de comida ou água.
Os elefantes são vegetarianos e comem uma grande variedade de tipos diferentes de plantas. Muitas plantas se beneficiam porque os elefantes carregam as sementes das plantas em seus estômagos por longas distâncias e depois “plantam” as sementes em uma grande pilha de fertilizantes de estrume de elefantes!
Além de persegui-los por conta da carne e do marfim, os homens há muito tempo usam a grande força do elefante, para puxar caminhões pesados, mover equipamentos pesados e assim por diante. Os elefantes foram usados em guerras e um dos exemplos mais famosos foi quando Aníbal levou elefantes de guerra sobre os Alpes para atacar o Império Romano.
Principalmente os elefantes asiáticos foram uma parte importante do exército indiano até a invenção da arma no século XVII. Eles também ocupam um lugar especial na religião hindu. Agora, os elefantes são um item “indispensável” em qualquer zoológico ou safári.
Algumas Curiosidades Sobre Elefantes
A frase “ter a memória de um elefante” significa que você não se esquece facilmente. Embora isso seja provavelmente tão válido para os elefantes quanto para os humanos, é verdade que os elefantes são animais muito inteligentes. A sobrevivência de um rebanho às vezes depende da habilidade do mais velho de lembrar onde a água foi encontrada durante a seca algumas décadas antes.
Também foi observado que os elefantes poderiam usar “ferramentas”, por exemplo, arranhando suas costas usando um galho, ou usando madeira amassada para fazer um buraco em um poço para evitar que sua água se extingue totalmente em clima seco.
Se um rebanho de elefantes encontra um elefante morto, eles o cercam e eventualmente o tocam com o tronco, como se estivessem de luto. Mas a idéia de “cemitérios de elefantes” são apenas um mito. Os elefantes não procuram um “lugar de morte” especial quando chegar a hora. Um elefante pode viver até 60-70 anos em estado selvagem. Alguns elefantes em cativeiro viveram até 80 anos.
Ao que tudo indica, além do homem selvagem, os leões sempre foram os principais predadores de elefantes na selva. Um estudo realizado em Botsuana confirmou que dezenas de elefantes foram mortos por leões, principalmente elefantes jovens (entre 4 a 15 anos), além de um macho adulto. Vários documentários já evidenciaram que os elefantes, em especial os mais jovens, temem os leões machos.
O rugido dos leões também tem um efeito assustador nos elefantes, que costumam tentar atacar os elefantes principalmente a noite. O ataque de leões a elefantes é hábito antigo, conforme confirmado na descoberta de uma carcaça de elefante dos tempos primórdios, com várias marcas de feridas típicas dos leões.