Os coalas são marsupiais que vivem nas florestas australianas. Tem como principal característica a presença de uma bolsa no abdômen (marsúpio) que é utilizada para que os filhotes se desenvolvam por um longo tempo de suas vidas. É aquela famosa “bolsinha” que sempre encontramos nos cangurus, lembra?
Um mito muito interessante sempre aparece quando se fala no coala: é verdade que esse animais não precisam beber água? Vamos desvendar esse mistério! Para descobrir a resposta é só continuar acompanhando o nosso artigo.
O Coala Bebe Água?
A palavra “koala” surgiu a partir da língua nativa da Austrália e tem como significado “animal que não bebe”. Então quer dizer que esses animais fofinhos não precisam se hidratar? Calma! Não é bem assim. O que de fato acontece é que os coalas se alimentam de folhas e brotos que possuem uma quantidade muito grande de água armazenada. Assim, com o consumo da planta, os coalas têm a sua necessidade de absorção de água suprida.
Uma característica interessante é que o seu sistema digestivo é todo preparado para esse de hábito. Assim, eles fazem o processo de digestão de celulose das folhas ingeridas por meio de uma fermentação.
Para poder sobreviver, os coalas passar quase 10 horas do dia só comendo brotos de eucalipto. Assim, eles retiram da planta toda água e a energia que precisam para se desenvolverem. Muito interessante, não é?
Como se movimentam bem devagarinho, o coala pouco desce das árvores para o solo. A seleção natural proporcionou que o animal tivesse uma alternativa para sobreviver já que os coalas não necessitam beber água constantemente e conseguem sobreviver apenas com o líquido já ingerido junto com a sua alimentação.
Características do Coala
São animais muito dorminhocos e que procuram economizar energia. Quando os coalas não estão dormindo, eles estão se alimentando de folhas para garantir a sobrevivência. Por dia, o bicho pode comer até um quilo de folhas.
Os bebês coalas se alimentam integralmente de leite materno que possui todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Por possuírem uma pelagem fofinha e volumosa, os coalas são comumente chamados de ursos coalas, mas tal denominação não é correta, uma vez que os animais são marsupiais.
Aliás, a pelagem possui um papel muito importante para o animal pois o protege tanto do calor quanto do frio intenso, além de fornecer a capacidade de impermeabilização para o coala.
Curiosidade Sobre os Coalas
Infelizmente os coalas não são encontrados com muita facilidade. Além do seu habitat natural na Austrália, ele só pode ser visto em alguns zoológicos, onde vivem em cativeiro. Vamos conhecer mais algumas curiosidades sobre esse bichinho fofo? Confira!
- Os coalas exalam cheiro de eucalipto. Isso ocorre porque a base da alimentação desses animais é constituída por folhas da planta. Enquanto estão acordados, eles passam praticamente todo o tempo mastigando as folhas.
- Os bebês coalas são carregados na bolsa de suas mães por até seis meses após o nascimento. Quando estão mais crescidinhos, eles preferem andar pendurados nas costas ou na barriga da fêmea. Só se tornam mais independentes ao completarem um ano de vida.
- Podem dormir 18 horas por dia sempre escondidos no meio das árvores.
- Após nascer o coala possui o tamanho de um grão de feijão e são bem…feios! Isso mesmo! O bebê coala não nasce com todo aquele pelo bonito e fofinho. Quando recém-nascidos, os animais não possuem orelhas e não conseguem enxergar.
- À primeira vista, pode parecer que os coalas possuem pelos fininhos e macios. Mas a verdade é que a sua pelagem é grossa, característica essencial para a proteção das mudanças de temperatura.
- Os coalas podem vier até dez anos na natureza. As fêmeas possuem mais expectativa de vida e podem viver por mais tempo.
- A caça intensa para uso da pele do animal fez com que o coala figure a lista de animais ameaçados. Durante os anos de 1920 e 1930 aconteceu uma verdadeira devastação da espécie. Além disso, a destruição das matas nativas, os ataques de animais e até mesmo os acidente de trânsito nas áreas urbanas contribuem para que a espécie esteja desaparecendo. Para se ter uma ideia, pesquisas apontam que existem mais de 100 mil coalas no mundo. Um número bem pequeno se comparado ao que a espécie já atingiu no passado.
Ficha Técnica do Coala
Felizmente, existem muitas ações visando proteger a espécie. O governo australiano procura desenvolver ações para conscientizar a população e proteger as áreas em que os animais habitam. Mesmo com todos esses cuidados, os números de coalas estão caindo a cada ano e alguns especialistas consideram que eles estão “funcionalmente” extintos.
O stress é um dos fatores que têm contribuído para fazer com os bichinhos contraiam doenças. Além disso, o aquecimento descontrolado tem causado incêndios e ondas de calor que fazem com que o animal não resista.
Instituições como a Australian Koala Foundation trabalham para cobrar punições para quem comercializar ou matar os coalas. Além disso, a preservação das matas de eucalipto é um fato essencial para que o animal possa se desenvolver, já que eles se alimentam basicamente da planta.
Para encerrar confira a ficha técnica do coala:
Ficha Técnica
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Diprotodontia
Família Phascolarctidae
Gênero Phascolarctos
Espécie Phascolarctos cinereus
Agora que você já sabe toda a verdade sobre o mito que diz que o coala não bebe água, que tal compartilhar esse conteúdo com esses amigos? Aproveite para deixar um comentário ou uma sugestão. E claro, continue visitando a nossa página e descobrindo cada vez mais curiosidade sobre plantas, animais e natureza.
Uma atualização: coalas bebem água, sim (correspondente a algo em torno de 25% do seu consumo), mas não como é de praxe no mundo animal: eles lambem os troncos das árvores durante e logo depois das chuvas.