Home / Animais / Dromedário Domesticado Do Saara: Ele Pode Ser Domesticado?

Dromedário Domesticado Do Saara: Ele Pode Ser Domesticado?

Que tal conhecer um pouco mais sobre os dromedários, famosos cavalos do deserto? Esse animal, muito parecido com os camelos, está extinto do mundo selvagem, mas ainda há uma população considerável desse animal vivendo na Austrália, de modo selvagem e também no deserto, mas de forma domesticada. Acompanhe a seguir tudo sobre os dromedários domesticados do Saara.

Características

Também conhecidos como camelos árabes, os dromedários, de nome científico Camelus dromedarius são mamíferos que pertencem a família dos carmelídeos, mesma família das lhamas, alpacas, camelos e vicunhas. Ele tem suas origens no nordeste da África e na Ásia Ocidental. Trata-se de um parente bem próximo dos camelos, se diferenciando destes apenas pela quantidade de corcovas.

As corcovas, ou bossas, são aquelas duas “bolas” nas costas dos camelos, que no caso dos dromedários é apenas uma. Nela, o animal acumula gordura, em períodos em que sua alimentação é abundante, as bossas podem pesar até 35 quilos. Essa gordura é que permite ao animal sobreviver em épocas de escassez. Esses animais também acumulam água na corrente sanguínea, inclusive seus glóbulos vermelhos podem aumentar seu volume em até 250% para acumular a água.

Como é um animal que vive no deserto, seu corpo possui adaptações para sua sobrevivência:

  • Os pelos são de cor que varia do branco ao bege ou marrom. Eles são suaves e ralos, o que permite a refrigeração do corpo.
  • As pernas são compridas e as patas têm a base larga, assim impedem que o animal afunde na areia e facilita sua locomoção.
  • Seus cílios são bem longos, ajudando-o a proteger os olhos quando há tempestades de areia.
  • Sua boca é estreita e tem uma abertura no lábio superior e suas narinas tem uma musculatura que se fecha, o que também ajuda a proteger das tempestades de areia.

Os dromedários também possuem o pescoço longo, o que facilita a sua vida no deserto. Trata-se de um animal de grande porte, que pode medir até três metros de altura, quatro metros de comprimento e pesar entre 300 e 690 quilos, o que faz dele um dos maiores mamíferos terrestres.

Ainda, eles não têm uma cor bem definida, esta pode variar entre tons claros e escuros. Inclusive, os árabes creem que quanto mais claro for o dromedário, mais resistência ao calor ele terá e maior será a qualidade do animal.

Esse animal ainda tem grande resistência física, podendo percorrer até 14 quilômetros por dia em 16 horas. Se bem alimentado, ele consegue manter esse ritmo por até 4 dias seguidos. Entretanto, se estiver carregado essa resistência diminui e ele consegue percorrer até 4 quilômetros por dia e andar por até 12 horas.

Alimentação, Habitat E Reprodução

A alimentação desses animais consiste em plantas espinhosas, como os cactos, em gramíneas, folhagens e ervas, todas vegetações do deserto. Eles podem sobreviver apenas com o consumo de ervas duras, por semanas. Em casos de maior necessidade, esse animal pode se contentar com cestos velhos, telhados de palha de casas nativas e esteiras de palmeira ou palha. Além disso, os dromedários conseguem beber incríveis 57 litros de água em uma única vez.

Atualmente os dromedários vivem na Índia, na África do Norte e Oeste da Ásia, em todos esses lugares vive de forma domesticada, onde servem como meio de transporte de cargas e de pessoas, igual o cavalo.

Apenas na Austrália ainda são encontrados dromedários selvagens, nas zonas áridas do país. Estes, descendem de animais que foram levados pelos pioneiros que exploraram o país e logo passaram para o estado selvagem. Nada obstante, eles também foram levados para Itália, América do Norte e sul da Espanha.

A reprodução desses animais ocorre de forma sazonal. O macho inicia sua maturidade sexual com 3 anos, mas só atinge por completo aos 6 anos. Já a fêmea atinge a maturidade aos 3 anos e começa a acasalar com 4 ou 5 anos. No período de reprodução os machos realizam competições pelas fêmeas, se ameaçam, fazem ruídos, dobram a boca e fazem diversos movimentos com a cabeça.

O acasalamento pode durar entre 7 a 35 minutos, mas a média varia de 11 a 15 minutos apenas. O período de gestação dura aproximadamente 400 dias, ou seja, 15 meses e resulta apenas um filhote. Os dromedários vivem em grupos de até 20 animais e são liderados por um macho.

Curiosidades

  • Os dromedários, apesar de muito parecidos com os camelos, são espécies bem diferentes.
  • A corcova desse animal armazena gordura e pode pesar até 35 quilos.
  • Consegue ficar bastante tempo sem beber água, mas se esse período for longo demais ele perde peso.
  • Ao beber água, depois de um longo período, ele recupera sua aparência normal e peso.
  • É um dos maiores mamíferos terrestres.
  • Não possui uma cor definida, podendo ir do branco ao castanho escuro e até preto.
  • Pode trotar por até 16 horas sem parar, andando cerca de 140 quilômetros por dia.
  • Segundo pesquisas, o dromedário é responsável pela origem resfriado comum.
  • No Oriente Médio existe uma corrida de dromedários, onde o campeão pode valer milhões.
  • Em 2009 foi criado um clone de dromedário, uma fêmea chamada Injaz.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *