Muito conhecida por atacar animais domésticos como galinhas e pato, a doninha-siberiana é um animal que possui um pelo branco e amarelo. Mas a sua característica mais marcante é o seu cheirinho nada agradável que se aproxima do cheiro que também possuem os gambás. Nesse artigo vamos conhecer algumas das características desse animal, seu modo de vida e suas principais curiosidades. Vamos conferir?
Características da Doninha-Siberiana
Esse animal também pode ser conhecido como “mustela amarela” e é nativo da Sibéria. Possuem hábitos noturnos e costumam atacar as suas presas de forma sorrateira enquanto elas dormem.
As doninhas-siberianas podem medir até 40 centímetros. As fêmeas da espécie costumam ser menores e atingem no máximo 30 centímetros. Uma característica marcante desse animal é sua cauda muito volumosa que é frequentemente usada para a fabricação de pinceis de aquarela. São materiais muito caros e sempre cobiçados por quem trabalho com arte.
Costumam ser encontrados apenas no continente asiático, em especial, em ilhas japonesas e regiões no sul da China. Mesmo sendo utilizado para a produção de pinceis, esse animal felizmente não correm risco de extinção.
Nome Científico e Informações Sobre a Doninha-Siberiana
A doninha siberiana possui o nome científico de Mustela sibirica e é um animal mamífero. Ou seja, possuem pelos e são capazes de produzir leite para a alimentação dos filhotes. Costumam se alimentar de carne e frequentam florestas temperadas.
Sua pelagem apresenta uma cor próxima ao bege, porém um pouco mais amarelada. A doninha-siberiana pode chegar a viver até cinco anos quando no seu habitat natural.
No geral, são animais solitários e não costumam formar bandos. Inclusive, possuem comportamento agressivo com os demais animais da mesma espécie. Como já dito anteriormente, preferem o turno da noite para procurar alimento e realizar algumas outras atividades.
Outras Espécies de Doninhas
Além da doninha-siberiana, existem mais de quinze outras espécies desse animal. De forma geral, elas possuem características muitos semelhantes no que diz respeito ao tamanho e forma de vida.
Vamos conhecer algumas delas?
Doninha-Anã
Pode ser encontra em regiões africanas e da América do Norte. São animais que podem habitar tanto regiões urbanas quanto rurais, sempre procurando se esconder em plantas e troncos de árvores. São animais espertos quando o assunto é a caça e podem chegar a caçar animais maiores e mais pesados.
Possuem focinho curto além de orelhas e olhos bem marcados. Já o pelo possui uma coloração marrom e alguns detalhes na cor branca.
Arminho
Encontrado na Ásia e no continente norte americano, o Arminho é uma das espécies de doninhas mais diferentes e exóticas. O seu pelo costuma mudar de cor de acordo com a estação do ano, assim eles podem ter as cores marrom e branco.
Utilizam arbustos para o abrigo e preferem ratos e demais roedores para a sua alimentação. Assim como os seus companheiros de outras espécies, o Arminho também costuma caçar durante a noite.
Mustela Frenata
Essa espécie é encontrada com mais frequência no continente sul-americano e também no Canadá. Gostam de bosques e áreas com água disponível.
Possuem uma cauda enorme e peluda que chega a medir o tamanho do seu corpo. Além disso, possuem uma pelagem em tons castanhos.
Doninha Europeia
Como o próprio nome diz, essa doninha pode ser encontrada na Europa, em especial na Espanha. É uma espécie ameaçada de extinção e que prefere abrigar-se em locais alagados.
Quando no período de reprodução, podem passar quase um mês escondidos dentro do seu abrigo. Outra curiosidade sobre a espécie é que de cada gestação podem nascer até seis filhotes de doninha europeia.
Curiosidades Sobre as Doninhas
Quer conhecer alguma das curiosidades sobre esse animal? É só continuar acompanhando o nosso artigo.
Veja:
- As doninhas-siberianas são utilizadas para a fabricação de pinceis. Os mais cobiçados são feitos com a causa de machos da espécie. São objetos caros e desejados por quem entende de arte.
- No Brasil, as doninhas também são conhecidas como cangambás. São muito conhecidas pelo cheirinho nada agradável que exalam.
- Devido ao cruzamento entre as espécies de doninhas é muito comum encontrar o animal com diversas cores de pelagem.
- A gestação das doninhas costuma durar mais de 70 dias e os filhotes nascem cegos e sem nenhum pelo. Já com dozes meses podem ser considerados animais maduros.
- Em alguns locais do mundo as doninhas são criadas como animais domésticos. Para isso é preciso adotar alguns cuidados muito importantes como vacinas e retirada de parasitas do animal. Nem sempre os veterinários estão habilitados para atender esse tipo de espécie.
- Além disso, o comportamento da doninha é um pouco complicado, pois ela não se adapta em gaiolas. São animais muito curiosos e que costumam causar muito acidentes. Evite também colocá-lo em contato com outros animais até mesmo da sua mesma espécie. Áreas com areias podem ser uma boa alternativa para possibilitar que ela realize escavações.
- Todo cuidado é pouco com esses animais já que costumam morder e agredir de forma bem violenta. A espécie possui 34 dentes, além de garras bem afiadas. Portanto, toda atenção no manejo desse animal!
Ficha Técnica
Para encerrar confira a classificação da Mustela sibirica, mais conhecida como doninhas-siberiana:
Classificação científica:
Reino – Animalia
Filo – Chordata
Classe – Mammalia
Ordem – Carnívora
Família – Musteliane
Espécie – Mustela sibirica
Nosso artigo acaba por aqui! Seja sempre bem vindo ao Mundo Ecologia e continue acompanhando nossos conteúdos sobre plantas, animais e natureza em geral. Aproveite para deixar um comentário sobre as doninhas-siberianas e conte qual das curiosidades sobre esse animal você mais gostou.