Home / Animais / Doninha-de-Nuca-Branca: Características, Nome Cientifico e Fotos

Doninha-de-Nuca-Branca: Características, Nome Cientifico e Fotos

Uma doninha, coberta com uma penugem preta e branca, em terra africanas, pode encantar muita gente. É a doninha-de-nuca-branca, africana e unica representante da Poecilogal. Seu nome cientifico é Poecilogale albinucha. Quente e espessa, possui olfato avançado  que permite se posicionar perante o parceiro para procriação. A seguir algumas características desse animal. 

Doninha da Nuca Branca na Floresta

O Modo de Viver

Uma doninha que vive em espinhos, cercas e poços, é ativa à noite como durante o dia. Ele não cava cavidades, mas entra nos porões escavados por roedores subterrâneos em busca de comida, para estabelecer um ninho e evitar os menores perigos. Seus inimigos mais importantes são a raposa, o gato e o furão.

O Desenho de Uma Doninha de Nunca Branca

Todos os animais doninha mudam para branco durante o inverno. A pelagem no inverno fica menos iluminada em lavanda brilhante, devido à sua exposição aos raios ultravioletas. Os tamanhos das doninhas variam, embora muitas vezes tenham seu tamanho pequeno e proeminente. O animal de uma doninha depende de comer carne. Um animal doninha geralmente pesa cerca de 25 gramas e cresce de 11 a 26 cm de comprimento.

Hábitos 

A maioria trabalha na pesca, depois armazena o excesso de comida e come em momentos diferentes. As doninhas são animais noturnos. Como seus corpos não armazenam gordura, não precisam de um suprimento constante de alimentos para fornecer energia suficiente. De fato, um animal doninha come entre 40-60 por cento do seu peso corporal todos os dias. Embora um animal doninha possa cavar suas tocas muito rapidamente, às vezes, no entanto, deixa essas tarefas para outros animais. 

Acasalamento

Doninha da Nuca Branca Subindo em Tronco de Árvore

As fêmeas geralmente dão à luz até 15 pequenos filhotes. Enquanto a gravidez dura cerca de um mês. No entanto, a duração da gravidez, a idade e a maturidade sexual variam entre as espécies. Por exemplo, uma doninha de cauda longa acasalando no meio do verão, onde o período de gestação aumenta para cerca de 280 dias.

Reprodução

Doninha da Nuca Branca Rastejando no Chão

Após a fase de acasalamento e gravidez, que dura cerca de 5 semanas, a fêmea dá uma ou duas gestações por ano, de três a nove jovens e as jovens crescem rapidamente, desmamando em 4 semanas. Amamente três a seis semanas. Ela nasce cega e não abre os olhos até a quarta semana. Formados no ninho logo depois, podem caçar e matar presas, e após 8 semanas de sua mãe geralmente são acompanhados por sua mãe na viagem de caça e aprendem a capturar e dispersar rapidamente.

Ração

Doninha de Nunca Branca de Costas Para Câmera

A doninha come principalmente pequenos roedores e ratos de campo. Quando ele encontra pouco, ele completa sua refeição com pássaros, ovos, répteis e frutas.

Duração da Vida

Doninha da Nuca Branca Caminhando Sob Tronco de Árvore

Algumas espécies de doninhas vivem entre 7 e 10 anos, como outras, apenas 3 ou 5 anos. Um fato interessante é, quando ameaçada, dispara gases fedorentos do anus.

Sistema Digestivo

Doninha da Nuca Branca Caçando

Digere alimentos de forma eficiente, consistindo na boca, esôfago, estômago e intestino, e possui uma mandíbula inferior composta por um osso, com 34 dentes e seu canal digestivo contém muitas glândulas que ajudam a digerir os alimentos, a saber: Glândulas salivares, glândulas gástricas, glândulas intestinais, glândulas pancreáticas e hepáticas. Um caçador de doninhas, ele é um caçador habilidoso que pode caçar animais maiores e pode consumir muitas presas para sobreviver. A presa que compõem a dieta de uma doninha: ratos, insetos, répteis, pássaros , coelhos, peixes, anfíbios, cobras, crustáceos e moluscos.

Fatos 

  • Esses mamíferos armazenam suas presas em um armazém frio, onde permanecem macias, colocando-as cuidadosamente umas sobre as outras, separando cada camada de sujeira.
  • As filhas do casamento saqueiam os ovos dos ninhos da terra e os movem entre os braços até ela enfeitiçar. Os ovos encontrados nos ninhos nos galhos das árvores são sorvidos no mesmo lugar.
  • O coque grande não impede uma doninha de atacar um coelho selvagem depois de atacar tanto seus cordeiros que é impossível encontrar os pobres para sobreviver.
  • Apesar de sua vitalidade e solidão, as filhas do casamento costumam fazer viagens de caça em massa nas quais se organizam em uma longa fila.
  • Quando uma das filhas de uma festa de casamento a encontra, seus companheiros organizam uma solene procissão fúnebre. Talvez o objetivo do funeral seja remover o corpo para não atrair outros animais para o clã ocupado pelo clã.
Doninha da Nunca Branca Atenta

Na maioria dos casos, uma doninha tem pêlo nas costas e nas laterais com uma cor marrom avermelhado ou marrom amarelado, enquanto um pêlo nas partes inferiores é branco ou marrom amarelado. No inverno, o pêlo de doninha, que vive na atmosfera asiática, fica branco, exceto pelo rabo, pontilhado de preto. Fornece a cor branca camuflada no gelo. Uma cauda pontilhada preta pode chamar a atenção de atacantes predadores, como aves de rapina, e fazer com que o atacante confunda uma doninha. A doninha tem um forte senso de olfato e uma nítida sensação de visão, e tem um poder surpreendente em termos de tamanho, à medida que ataca ratos e esquilos . Ele geralmente morde a presa no pescoço ou na parte inferior do crânio. Doninhas também comem minhocas, insetos, sapos, lagartos, coelhos, moscas, cobras e pássaros. O corpo da esbelta doninha permite que ele penetre facilmente em tocas de ratos, fendas nas rochas e ninhos de esquilos. Uma doninha freqüentemente invade um fazendeiro e mata mais galinhas do que ele precisa em sua comida. Como resultado, muitos agricultores estão travando uma batalha hostil contra as doninhas, mesmo que ela destrua insetos agrícolas.

O comprimento do macho é de cerca de 20 a 22 cm, o comprimento da cauda é de 6,5 cm, o comprimento da doninha é de 15 a 18 cm, o comprimento da cauda é de 4,5 cm, os machos geralmente pesam até 115 gramas, as fêmeas pesam até 59 gramas e o animal da doninha Possui um corpo cilíndrico, longo e fino.

O animal doninha tem pernas curtas, seu corpo comprido permite que ele siga sua presa em tocas, e o animal da doninha tem pêlo marrom claro nas costas.É menor que um animal pateta e carece de pequenas manchas brancas sob o milho e tem um forte senso de audição e visão.

Você sabia?

Doninha da Nuca Branca Nas Folhas

Uma doninha é capaz de arrastar um coelho selvagem, o que é relativamente equivalente a arrastar o leão para o elefante.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *