Home / Animais / Doninha: Classificações Inferiores, Significado e Mustelídeos

Doninha: Classificações Inferiores, Significado e Mustelídeos

As doninhas, cientificamente carnívoras do gênero Mustela, têm uma variedade de tamanhos, mas com uma forma básica: longa e fina. No total, existem cerca de 17 espécies, a maioria das quais são comumente chamadas de doninhas, embora o gênero também inclua doninhas, arenques, furões de patas negras e uma das duas espécies restantes de martas. Eles subsistem principalmente de uma dieta de pequenos roedores, tornando-os um trunfo para jardineiros e agricultores.

Significado De Doninha

A palavra em inglês “doninha” foi escolhida e aplicada originalmente a uma espécie do gênero, a versão européia da doninha (Mustela nivalis). Esse uso é retido no inglês britânico, onde o nome também é estendido para abranger várias outras espécies pequenas do gênero.

No entanto, no discurso técnico e no uso americano, o termo “doninha” pode estar se referindo a qualquer espécie do gênero, ou melhor, ao gênero como um todo. Das dezessete espécies existentes atualmente classificadas no gênero Mustela , dez têm “doninha” em seus nomes comuns. Entre os que não estão, estão o arminho, o furão e o vison europeu.

Classificações inferiores de doninhas

As várias espécies de doninhas são amplamente distribuídas pela Ásia, Europa e Américas, embora estejam ausentes na Oceania e na maior parte da África, exceto como espécies introduzidas, geralmente furões selvagens.

Na América do Norte, as espécies de Mustela comumente chamadas de doninhas são a doninha de cauda longa (Mustela frenata) e a doninha de menor porte (Mustela nivalis), ambas amplamente distribuídas. A doninha menos se destaca como sendo o menor carnívoro do mundo, atingindo um comprimento máximo de 20 cm e pesando não mais do que 10 cm.

Arminho: Também conhecido como arenques, os arminhos (Mustela ermine) são nativas de grande parte da América do Norte, Ásia e Europa e se tornaram um incômodo como espécie introduzida na Nova Zelândia.

Arminho
Arminho

Suas pelagens se tornam mais espessas, mais sedosas e brancas no inverno e, como resultado, o pelo já foi avaliado. Ao contrário de outros mamíferos com pelo valioso, porém, o arminho não corre perigo algum, com a espécie sendo abundante em toda a sua ampla variedade.

Polecats: As duas espécies de doninha – a donzela (Mustela eversmanii) e a doninha (Mustela putorius) – são animais comparativamente grandes, com cerca de 19 a 32 cm, tirando a cauda. O doninha-europeu é o ancestral do furão doméstico, a única espécie de Mustela que foi domesticada.

Polecats
Polecats

Doninha-de-patas-pretas: Endêmico da América do Norte, o furão/doninha de patas negras (Mustela nigripes) foi levado à beira da extinção no século 20 e, em 1987, a espécie foi classificada como “extinta na natureza”.

Intensos esforços de conservação, incluindo programas de reintrodução, trouxe a espécie de volta. Embora com apenas cerca de 250 indivíduos selvagens, o furão de patas negras ainda esteja em perigo.

Doninha-de-Patas-Pretas
Doninha-de-Patas-Pretas

Vison europeu: O vison europeu (Mustela lutreola) pertence ao mesmo gênero que as outras doninhas e, apesar de uma similaridade superficial, não está particularmente relacionado ao vison americano (Neovison vison).

Vison Europeu
Vison Europeu

O alcance do vison europeu agora está restrito a alguns pontos na França, Romênia, Rússia, Espanha e Ucrânia, embora costumava ser muito mais difundido. Esta espécie está criticamente ameaçada, principalmente por causa da superexploração, destruição de habitat e competição com o vison americano introduzido, e os números ainda estão caindo.

Tipos Da Espécie Furão

Quando se trata de furões, que são a única espécie de doninha domesticada (não confundir com doninhas selvagens européias ou furões norte-americanos), na realidade há apenas uma raça, embora algumas sejam chamadas de raças angorá, européias ou padrão.

Parte da família das doninhas são caracterizadas por ter cores parecidas, mas os furões de animais podem variar um pouco de tamanho e estão disponíveis em uma variedade de cores, comprimentos e padrões diferente.

As diferentes cores e padrões nos quais os furões entram podem ser identificados por nomes diferentes. Identifica-se sete cores diferentes e sete modelos diferentes que são considerados padrões de raça para furões.

Também existem muitos termos descritivos comumente usados para identificar furões, incluindo luvas auto-explicativas (pés/luvas), babadores (sob o queixo) e máscaras (marcas faciais). Vamos ver agora alguns tipos de furões por cor

Cor zibelina: Furões zibelina são os furões mais comumente vistos. Este furão marrom típico pode ser facilmente encontrado em lojas de animais em todo o país. A guarda ou a camada superior do cabelo é de um marrom rico e o sub-pelo é de cor mais clara, variando de creme a branco e até dourado.

Cor Zibelina
Cor Zibelina

Cor zibelina preta: Um pouco diferente de uma zibelina normal, um furão de zibelina preto tem pelos mais escuros e um sub-pelo branco ou creme. Há uma diferença mais óbvia entre os pelos de guarda preto-acastanhado e o sub-pelo mais claro.

Cor chocolate: O furão chocolate se parece com chocolate de leite em seus cabelos de guarda com um sub-pelo branco. Os olhos são escuros, mas o nariz pode variar de rosa a marrom.

Cor de canela: Embora não seja tecnicamente uma cor, os furões de canela têm uma cor marrom clara a avermelhada e não são muito comuns. O sub-pelo de um furão canela é de cor branca a dourada e a cor do nariz pode variar de bege a rosa a vermelho tijolo.

Cor champanhe: Geralmente chamados de cor de chocolate diluída, os furões de champanhe têm cabelos de guarda mais claros e sub-pelo branco a creme. Seus olhos geralmente são claros, mas podem ter uma cor avermelhada mais escura.

Cor preta: Mais escuro que o preto zibelina, um furão preto verdadeiro tem cabelos pretos e um sub-pelo branco. Ele também terá olhos pretos e nariz preto, embora às vezes o nariz possa ser manchado.

Albino: Um albino real é um furão branco ou creme com olhos vermelhos ou rosados e nariz rosado. Furões brancos ou creme que não têm esses olhos e nariz rosado não são albinos.

Albino
Albino

Branco com olhos escuros: Um pouco diferente de um furão albino, um furão branco com olhos escuros ou olhos pretos também tem um pelo branco ou creme, mas tem olhos pretos ou escuros.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *