O lobo marinho é um dos animais mais surpreendentes que se tem notícias, e diversos aspectos ajudam a confirmar isso!
Suas características são de fato algo muito interessante. Eles pertencem à família Otaridae sendo uma espécie de pinípedo, que nada mais é do que mamíferos que possuem barbatanas e também pés!
Na realidade são animais com uma enorme simpatia, embora alguns julguem sua aparência como não tão atraente assim!
Mas, por outro lado, esses camaradinhas também possuem muitos fãs, e tudo isso porque sua forma de vida, habitat e outras características são extremamente ricas em detalhes.
Outro ponto importante e que merece destaque, é que a aparência desse animal sofre uma marcante variação, levando em conta fatores de idade ou até mesmo sexo.
Dependendo de seu tempo de vida ou se é macho ou fêmea, é possível visualizar diferenças bem marcantes – mas, existem aspectos que ajudam a confirmar também sua evidente semelhança!
Quer saber mais sobre esse animal tão cheio de curiosidades e ainda aspectos diversos? Então continue lendo atentamente o conteúdo desse artigo agora mesmo para descobrir!
Qual o Principal Habitat Desse Animal?
Levando em conta a sua distribuição geográfica, é sempre importante reforçar que esse é um animal que vive sempre perto do mar! E isso ajuda a entender a sua grande agilidade na água!
Tudo isso faz com que essa espécie prefira viver e regiões de mar de uma maneira geral, ou seja, ele tem predileção por viver e passar grande parte do seu tempo perto da água!
Porém, é interessante notar que as chamadas ilhotas, que ficam solitárias e ainda algumas rochas circundantes são também bastante disputadas por esses animais.
Eles tendem a andar com seus 4 membros, sendo até mesmo um pouco desajeitados na hora de se movimentar – correr pode ser um enorme desafio!
Quando chega a época da primavera, eles costumam ser mais facilmente encontrados nas famosas vinícolas. Primeiramente esse encontro é marcado pelos machos que costumam ficar praticamente o dia todo posicionados em terra firme.
Posteriormente, poderemos ver as fêmeas, que agem dessa maneira quando estão prestes à dar a luz nesses ambientes!
No período de cerca de 5 dias, nenhum dos dois tende a seguir para água, algo que realmente foge ao habitual! Isso também significa que eles podem ficar sem comida.
Originalmente, podemos afirmar seguramente que os lobos marinhos são animais pertencentes, em sua maioria, à metade da América do Sul!
Locais como a costa do Peru, por exemplo, e ainda o Chile são as mais povoadas de todas. Porém, esses simpáticos animais também podem ser avistados em outros locais estratégicos.
Isso inclui as Ilhas Galápagos, Panamá e até mesmo a Colômbia. Levando em conta o Atlântico, os cenários mais disputados pelos lobos marinhos ficam situados no Brasil, Uruguai e ainda toda a parte costeira da Argentina.
Isso quer dizer que eles podem comumente ser encontrados na região da Patagônia Argentina e também nas Maldivas.
Do que os Lobos Marinhos se Alimentam?
Agora que você já tem uma noção melhor de onde os lobos marinhos podem ser encontrados, é importante compreender também como são seus hábitos alimentares!
Na verdade, praticamente tudo que esse animal consome é formado, basicamente, por água, ou seja, isso pode ser associado a pequenos peixes – mas, eles também são acusados constantemente por caçar pinguins, sabia?
Outros animais como lulas, polvos e até mesmo demais plantas que fiquem concentradas no fundo do mar também recheiam a lista de seu cardápio!
Seu Apetite é Voraz
Uma coisa é certa: o lobo marinho de fato tem muito apetite! E na verdade, nem poderia ser diferente, principalmente levando em conta seu tamanho.
Estudos defendem que esse animal é capaz de consumir de 15 até 25 kg de alimento diariamente! Haja fome, não é mesmo?
Porém, durante a época de acasalamento, conforme mencionado anteriormente, ele pode chegar até cinco dias totalmente fora da água, o que acaba impactando diretamente no seu consumo de alimentos.
Afinal, se ele fica tanto tempo em terra firme, dificilmente irá encontrar seus alimentos facilmente.
A Patagônia é o Point para ver esses Fantásticos Animais
Comumente muitas pessoas tendem a viajar para a região da Patagônia com a intenção de ver de perto esses seres fantásticos!
Mas, é sempre importante reforçar que há algumas áreas que são protegidas, até porque essa é uma maneira encontrada para inibir a caça ilegal – as caças, geralmente, são feitas para obtenção da pele do lobo marinho, bem como a carne e o óleo!
O fato é que tal ação contribuiu radicalmente para diminuir a população de lobos marinhos, o que o colocou praticamente em perigo de extinção!
A Cor é uma das Principais Variantes do Lobo Marinho
A cor é um dos aspectos que agrega maior variação nos lobos marinhos, sabia? Em geral, ele pode se manifestar com uma cor preta, principalmente quando mais jovem! Já em idade mais avançada, ele pode apresentar um tom de marrom escuro!
Em geral, os machos podem atingir um peso de cerca de 300 kg na fase adulta – esse peso é praticamente o dobro do que as fêmeas podem apresentar ao longo de sua vida.
Ainda sobre suas características físicas, em geral, os lobos marinhos possuem formas finas e bem elegantes! Diferente dos machos, as fêmeas não possuem os cabelos avermelhados.
Confira abaixo algumas informações gerais:
- Nome científico:
Arctocephalus australis
- Classe:
Mamífero
- Hábitos alimentares:
Carnívoro
- Comportamento:
São animais bem sociáveis, vivendo sempre juntos em colônias ao longo da costa.
Eles têm com hábito pescar em grupos, sendo também essa uma maneira de se sentirem mais protegidos!
A maior parte do seu tempo é sempre nadando, mas durante a época de reprodução passam um bom tempo em terra firme!
Eles têm aletas dianteiras mais alongadas. Isso os ajuda a fazer um melhor deslocamento nos costões rochosos. Sua comunicação é ainda formada por alguns ruídos vocais. Estudos indicam, inclusive, que os filhotes conseguem somente reconhecer a voz da mãe.
- Longevidade:
Vive entre 20-25 anos.
- Dieta:
Peixes, camarão, lagosta, lula e krill. Também são apontados como animais que caçam pinguins!
- Tamanho:
1,4 até 2 metros de comprimento na fase adulta
- Peso:
50 até 300kg.
Distribuição geográfica:
Costa sul-americana, como no caso de Peru, Argentina, Uruguai e Brasil.