As diferenças entre os cães Mastim Napolitanos e os Bullmastiff’s são notórias em relação ao porte, comportamento e contexto histórico de cada raça. Dessa forma, se você pretende criar alguma dessas raças, deve estar atento às próximas informações presentes no post de hoje!
Mastim Napolitano
Mastim Napolitano é considerada uma das raças mais antigas de cachorros do mundo. Com isso, no passado, na região da Itália, esses cachorros eram adestrados e usados como cães de guarda e também de briga, por ter um maior porte e também certa valentia que se desenvolvia através do seu tratamento entre seus donos.
Ainda que fossem direcionados a estas funções mencionadas, esses cães possuem um temperamento calmo, sendo uma ótima opção de companhia àqueles que os cuidam. Por outro lado, qualquer iminência de ameaça ao seu lar ou aos seus donos, enseja determinada reação defensiva destes animais. Ainda assim, são criaturas dóceis que podem se dar muito bem com idosos ou até mesmo crianças, sem haver um temperamento agressivo por parte dos mesmos, pois são conhecidos por terem bastante inteligência e também disciplina e obediência.
Este animal pode atingir ao peso de 70 kg, sem contar que sua altura pode variar até 80 cm, ou seja, os Mastins Napolitanos podem chegar a quase um metro de altura e podem viver até dez anos de idade. Nesse contexto, todas as suas características físicas estão ligadas a alguma determinada função de sua espécie, como por exemplo, a própria altura e peso desses bichos estão totalmente ligadas ao fato de obterem mais força e também capacidade maior de defesa. O rosto enrugado por sua vez, permite que esses animais tenham vantagens em momentos de confrontos entre outros cachorros ou pessoas. Dessa forma, os inimigos desses animais estariam se distraindo com a pele, mantendo distância dos órgãos dos caninos napolitanos.
Cuidados que Devem ser Tomados com o Mastim Napolitano
Além daqueles cuidados básicos que se devem tomar com os cachorros em geral, relativos aos vermes, doenças e higiente, aqueles que possuem alguma intenção de criar um animal desta raça, devem sempre manter atenção em relação às rugas desses bichinhos. Isso porque as mesmas devem estar sempre limpas e secas, porque caso contrário, poderão ser atraídos fungos e bactérias a estas áreas, prejudicando seriamente a saúde destes pets.
Além disso, por ser de maior porte e também peso, problemas com a coluna e os ossos em geral do animal são sempre pertinentes. Com isso, os cuidados e visitas constantes ao veterinário são essenciais para a boa criação e também para o desenvolvimento destes cães.
Bullmastiff
Os cachorros da raça Bullmastiff surgiram na metade do século XIX, através dos chamados guarda-caças britânicos com a finalidade de proteger suas propriedades. Então essa raça surge através de um cruzamento entre um animal mastiff com um bulldog, criando assim, o Bullmastiff. A sua expectativa de vida varia entre 8 a 10 anos de idade, assim como os Mastin’s.
Por sua vez, os Bullmastiff’s possuem algumas características físicas semelhantes às características dos Mastins Napolitanos, como o rosto enrugado e o seu lado dócil, por exemplo. Mas, diferentemente dos Mastin’s, os Bullmastiff’s possuem altura e peso menores que os primeiros, podendo chegar a pesar 60 kg e medir até 58 cm. Os cachorros desta raça são conhecidos por obterem uma natureza dócil, amorosa e companheira em relação as famílias que os adotam. Mas, ainda que possuam este lado amoroso, o treinamento e disciplina são essenciais na vida deste cãozinho, pois ainda que sejam menores que os Mastin’s, também são considerados cães de grande porte, fato que atenta aos cuidados que devem ser tomados, se as famílias adotantes desta raça possuam crianças em casa. Então o tratamento de treinamento e disciplina pode evitar muitos acidentes comuns relativos ao fato destes animais serem bastante avantajados.
Cuidados que Devem ser Tomados com o Bullmastiff
Entre os cuidados gerais já mencionados acima, também é preciso estar atento às temperaturas quentes em que os Bullmastiff’s são expostos. Pois esta raça de cãezinhos não se adaptam muito bem aos calores excessivos, podendo inclusive, desenvolverem alguma doença não tão grave por causa disso.
Estes são animais literalmente domésticos, em que o ideal de criação dos mesmos é dentro de casa. Por ser grande e pesado, precisam de locais de descanso adequados para que se espreguicem e estalem seus ossionhos sempre que quiserem, para viverem uma vida mais confortável possível. Os pelos destes bichinhos, diferentemente dos Mastin’s, não requerem tantos cuidados excessivos assim. Basta manter uma higienização regular que não existirão problemas em relação a isto com esses cachorros.
As atividades físicas devem ser práticas constantes na vida dessas criaturas, e é bastante fácil adequá-las ao cotidiano dos cachorros, seja por meio de brincadeiras em casa ou em vários passeios durante o dia. Se o seu tempo é um pouco apertado, levar o cachorro para dar uma volta pelo menos três vezes ao dia, já uma boa opção para não torná-lo sedentário.
As principais preocupações que se devem ter com os Bullmastiff’s, são assuntos relacionados à torção gástrica, às displastias causadas nos cotovelos ou no quadris por causa do seu tamanho e entre outros fatores de riscos nessas áreas, assim como também é preciso prevenir atrofias progressivas ligadas à sua retina. Diante disso, todo e qualquer animal, assim como os seres humanos, necessitam fazer alguns exames de saúde rotineiros ou até mesmo anuais. Neste caso, é sempre uma ótima ideia manter as visitas aos veterinários em dias, para que se analise a situação dos quadris, olhos e cotovelos destes cãezinhos.
São cuidados necessários que podem prolongar a vida desses animais. Além disso, esses problemas quando surgem, geram um desconforto injusto às criaturas, fazendo com que sofram pelas dores e também se sintam enfadados e tristes. Ainda que sejam grandes como os Mastin’s, a saúde pode ficar bastante frágil e todo descuido pode levar à morte desses cães, por mais forte que eles sejam. Logo, as diferenças entre ambos estão mais ligadas às características físicas e também de temperamento, pois cuidados todo e qualquer animal precisam ter dos seus donos!