Embora pertençam ao mesmo gênero vulpes e a mesma família canidae, as diferenças entre feneco e raposas vermelhas são muitas e significativas. Vejamos:
Características Físicas das Raposas
A raposa vermelha (vulpes vulpes) é o maior membro do gênero e é bem conhecido por sua grande cauda peluda, que muitas vezes é coberta de branco. O pêlo é de cor variável, mas geralmente é marrom-avermelhado a vermelho-fogo acima e branco a preto abaixo; os membros inferiores e as costas das orelhas são frequentemente negros.
Pesando apenas um quilograma, o feneco é o menor de todas as raposas. É facilmente reconhecido por suas orelhas maciças, que têm cerca de dez centímetros de comprimento, grandes olhos negros e focinho pequeno. A pele da raposa é longa, macia e arenosa, a cauda grossa e espessa é um pouco mais avermelhada, com uma ponta preta e uma mancha preta perto da base.
Comportamento característico da cada raposa
A raposa vermelha é tipicamente ativa ao entardecer (crepuscular) ou à noite (noturna), mas muitas vezes está ativa no dia em áreas mais intocadas. A dieta é extremamente ampla e inclui pequenos mamíferos, muitos invertebrados e pássaros, bem como frutas, carniça e itens retirados de latas de lixo, mesas de aves e montes de compostagem.
O feneco é noturno, evitando o pior calor do deserto, vivendo em tocas durante o dia. Durante a noite, ele irá emergir e procurar por roedores, como ratos, bem como insetos, aranhas, escorpiões, cobras, lagartos e pássaros. Ele também come ovos de pássaros, bagas e folhas, e obtém a maior parte de sua água da comida.
Distribuição das Espécies
A raposa vermelha é distribuída em todo o hemisfério norte do Círculo Polar Ártico no norte, até o norte da África, incluindo grande parte da América do Norte, toda a Europa e a maior parte da Ásia, incluindo o Japão. A raposa vermelha é encontrada praticamente em toda parte na Grã-Bretanha continental, assim como em muitas ilhas.
Esta espécie altamente adaptável é encontrada em muitos habitats, desde dunas de areia até topos de montanhas. A raposa vermelha também ocorre em áreas urbanas e parece se sair particularmente bem em subúrbios afluentes.
O feneco ocorre no norte da África ao norte do Sinai; na Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia. A raposa feneco habita desertos e semi-desertos arenosos, preferindo dunas de areia estáveis, nas quais pode se enterrar.
O feneco é perfeitamente adaptado à vida nos duros desertos da África, onde as temperaturas diurnas são recordes, e temperaturas congelantes à noite não são incomuns. As solas dos pés são cobertas por longos e macios pêlos que protegem os pés de temperaturas extremas e ajudam a raposa a andar sobre areia solta.
Reprodução de Feneco e Raposa Vermelha
Embora as raposas vermelha sejam consideradas em grande parte monogâmicas, evidências de DNA de uma população indicaram grandes níveis de poliginia, incesto e ninhadas de paternidade mistas. As megeras subordinadas podem engravidar, mas geralmente não conseguem apascentar e terão talvez seus kits mortos no pós-parto tanto pela fêmea dominante quanto por outros subordinados.
O tamanho médio da ninhada consiste de quatro a seis kits, embora tenham ocorrido ninhadas de até 13 kits. Grandes ninhadas são típicas em áreas onde a mortalidade por raposa vermelha é alta.
As raposas feneco são monogâmicas e o par vive com seus descendentes em uma unidade familiar de até dez indivíduos. Raposas feneco acasalam nas suas regiões de habitat em janeiro e fevereiro e as fêmeas dão à luz em março e abril. Normalmente, uma ninhada de dois a cinco filhotes nascem a cada ano, após um período de gestação de cerca de 50 dias.
O macho fornece comida e defende a toca (que pode ter até dez metros de comprimento) até os filhotes terem quatro semanas de idade. São desmamados entre 61 e 70 dias e atingem o tamanho adulto e a maturidade sexual após apenas 9 a 11 meses.
Conservação e Ameaça das Espécies
A maioria das mortes de raposas vermelhas é causada por acidentes rodoviários, disparos e outros métodos de controle, e o envenenamento secundário também pode ser um fator que resulta em mortalidade. Além disso, as raposas são caçadas com cães na Grã-Bretanha; esta é uma questão contenciosa.
A raposa vermelha é amplamente considerada como pragas e, portanto, desprotegida legislativamente. Na Grã-Bretanha, é protegido por temporadas fechadas contra a caça mas, fora isso, nenhuma medida mais significativa de conservação está em vigor. É considerada espécie de menor preocupação pela IUCN.
No norte da África, feneco é caçada e aprisionada e vendida comercialmente. São capturados para o comércio de animais de estimação, vendidos para serem criados para carne, ou mortos por suas peles, que é usado pelos povos indígenas do norte da África.
O Feneco é considerado ameaçado de extinção pela IUCN, o que significa que o comércio internacional desta espécie deve ser cuidadosamente regulado. O feneco é legalmente protegido em Marrocos, e ocorre em várias áreas protegidas em todo o seu alcance, como a Área de Conservação de Bir El Abd, no Egito, e a Reserva Nacional de Aïr e Tenere, no Níger.
Outras informações
Para saber mais sobre o feneco, acesse:
- Domesticação de feneco;
- Diferença entre feneco e raposa do ártico;
- Curiosidades e fatos interessantes sobre fenecos.
Para saber mais sobre a raposa vermelha, também temos esses outros artigos:
Veja também:
- Tempo de vida de uma raposa;
- Características da raposa orelha de morcego;
- Características da raposa anã;
- Características da raposa das estepes.
Em nosso blog ‘Mundo Ecologia‘, terá acesso a esses e diversos outros assuntos sobre raposas, coiotes, lobos e também outros canídeos. E estes são apenas alguns poucos dessa infinita, surpreendente e admirável fauna de nosso mundo!
Fique à vontade para visitar nossas páginas ou nos contatar solicitando informações que desejar, ou tirar dúvidas sobre alguma informação que encontrar aqui. Estamos aqui pra lhe fornecer o melhor e mais cabal conteúdo de nosso ecossistema, nossa fauna e nossa flora. Bem vindo ao nosso mundo ecologia!