Acredito que muitas das vezes você já confundiu um leão-marinho de uma foca, ou achou que uma morsa era um leão-marinho. Eu te garanto que você não é o único! A maioria das pessoas não sabe diferenciar os mamíferos aquáticos. Até porque a semelhança física entre alguns deles são grandes.
A partir de agora, nós te explicaremos cada animal em sua individualidade. Só assim você saberá como diferenciar cada bicho. Mas, pra isso, precisamos do seu foco e de sua fiel atenção no texto. Agora que já veio até aqui, é só continuar a ler para aprender mais sobre esses animais!
Morsa
Uma morsa fêmea pode chegar aos mil e duzentos quilos e medir dois metros, já os machos chegam a medir de três metros e meio a quatro e pesar duas toneladas. Só isso já os torna os maiores e mais pesados desse trio.
O dente desses animais pode ultrapassar um metro, isso mesmo, um metro de comprimento! Essas presas são usadas para brigar por território, disputar as fêmeas, se defender. E ainda utilizam esses dentes, para se arrastar sobre o solo e auxiliar para que esses bichos consigam subir nas geleiras.
Essas presas podem não durar todo tempo de vida desses animais, já que são bastante violentos e travam batalhas contra predadores e eles mesmos, vivem em média até os trinta anos. Contendo uma pele muito grossa, enrugada e bastante rígida, ajuda na proteção contra os predadores. E ainda por baixo disso, vem uma longa cama de gordura.
Quando dão longos mergulhos atrás de alimento, esses animais são capazes de reduzir sua frequência cardíaca e oxigenar mais seu cérebro tornando sua caça mais duradoura e eficaz.
Elas se alimentam de peixes, moluscos, caranguejos, estrelas do mar, ouriços e etc. Vive em bandos com centenas de indivíduos.
Sua gestação dura um ano e o filhote que pesa aproximadamente oitenta quilos, vai ser amamentado durante um período de até dois anos.
Foca
A foca originalmente veio do polo norte, apesar de também estarem distribuídas por outros países. Ela possui uma camada rígida de pele e muita gordura por baixo, isso a ajuda a resistir às baixas temperaturas da água.
Se formos comparar o tamanho desses três grandes mamíferos, a foca está em último lugar. Uma fêmea pode chegar ao máximo a um metro e setenta centímetros, já o macho a dois metros. Agora, se formos comparar o peso, à fêmea chega facilmente aos cem quilogramas, e o macho ultrapassa os cento e cinquenta quilos.
Esse animal possui quatro nadadeiras, delas sendo duas à frente e duas em sua calda. A foca é a mais ágil desse trio, usando suas fortes nadadeiras traseiras consegue mais impulso ao nadar, o que diferencia do seu parente próximo, o leão marinho. Que utiliza as nadadeiras peitorais para o impulso na hora da sua natação.
Ela também não tem ouvidos externos. As focas tem um pequeno buraco logo atrás dos olhos, seu ouvido é interno, e isso a deixa mais veloz e aerodinâmica ao nadar.
Leão-Marinho
Os leões-marinhos são bastante sociáveis e carismáticos, menos em época de reprodução. A partir dai, viram animais agressivos e territorialistas. Esse nome lhe foi dado por conta de um volume de pelos e uma coloração em torno do seu pescoço que remete a juba de leão.
Também é relacionado ao leão por conta do som alto e grave que eles emitem pela boca, lembrando um rugido! Esses bichos possuem algumas características distintas entre os sexos. O macho mede três metros e pesa em torno de trezentos quilos. Já a fêmea é menor, chega a medir no máximo dois metros e pesar cento e cinquenta quilos.
Em períodos de acasalamento, os machos podem ficar duas semanas sem se alimentar e sem sair de seu território. Durante esse período eles sobrevivem tirando energia de sua reserva de gordura. Geralmente seu harém é composto por vinte a vinte e cinco fêmeas.
Seus bigodes são usados como sensores para procurar comida dentro e fora d’água. Neles contem transmissores que fazem perceber a localização de crustáceos, ouriços e animais escondidos.
Como as morsas, os leões-marinhos utilizam as patas peitorais para adquirir velocidade dentro d’água. Isso faz com que seja menos veloz do que as focas, pois elas usam as nadadeiras caldais para se impulsionar.
Semelhanças
Desses animais os que mais são confundidos são as focas e leões marinhos. Que de fato eles são bem parecidos no tamanho e na aparência, dessa maneira fica fácil de trocas os nomes.
Todos eles são carnívoros e sua dieta é quase a mesma. Alimentam-se de peixes, crustáceos, moluscos e etc. Eles também têm uma grossa camada de gordura que os sustentam em temperaturas abaixo de zero.
As nadadeiras desses animais são bem parecidas, a morsa e o leão-marinho utilizam maneiras quase idênticas. Já a foca se diferencia um pouco no andar sobre o solo e nas propulsões em água, pois usam mais de suas nadadeiras caldais.
Como Diferenciá-los?
Para descobrir as diferenças entre eles é simples:
Morsa
- São as maiores de todos;
- Tem longos bigodes e são extremamente pesadas;
- Fazem sons graves e bem altos;
- Tem duas presas frontais, que, nas fêmeas, medem noventa centímetros. Nos machos ultrapassam cem centímetros.
Foca
- A foca é a menor dentre eles;
- Muito parecida com os leões-marinhos quando são pequenos. É bem fácil de confundir os dois;
- Elas não têm ouvidos externos, ou seja, tudo que tem uma orelha mesmo que pequena, não é uma foca;
- Anda de maneira mais desajeitada sobre a terra. Uma foca se arrasta, já as morsas e leões marinhos, usam as nadadeiras peitorais como patas. Assim, conseguem se locomover mais facilmente.
Leão-Marinho
- Os leões-marinhos têm orelhas externas;
- Para se locomoverem pela terra, eles utilizam as patas peitorais.
- Possuem uma espécie de juba. Os machos tem uma coloração diferente em torno do seu pescoço, que remete a juba de um leão.
- Também têm olhos mais fechados, já os das focas são mais abertos e redondos.
Depois de ler esse texto, acredito que você saberá facilmente diferenciar esses três animais.