No presente artigo demonstraremos algumas diferenças e semelhanças entre o poodle, bichon frisé e bolonhês.
Poodle
Para muitos amantes de cães, o Poodle da raça canina é um epítome de beleza elegante, devido principalmente ao físico harmonioso e às vezes às roupas encaracoladas.
A marcha levemente empinada do poodle se encaixa perfeitamente nessa aparência externa. Mas o poodle não deve ser reduzido apenas a seus valores externos, especialmente porque a banalização frequentemente encontrada como uma boneca da moda não faz justiça à sua inteligência de forma alguma.
A origem da palavra nome da raça (da antiga palavra alemã ‘poça’, que significa espirrar na água) sugere que o poodle foi originalmente usado para caçar água.
No entanto, a raça Poodle é caracterizada por uma natureza gentil , o instinto de caça não é mais forte, apenas o desejo de recuperar pode ser usado de brincadeira. A maioria dos telespectadores de hoje não vê mais que o poodle originalmente tirou a presa da água, uma vez que se tornou um cão de família popular.
A origem do poodle não é totalmente clara, mas é uma das raças de cães mais antigas. Presume-se que a França seja o país de origem (também de acordo com as informações oficiais da FCI). Em relação à história do poodle , os biólogos assumem que o cachorro de água é um ancestral.
Aliás, o famoso ditado ‘como um poodle derramado’ vem do tempo da caça na água. A raça do cão rapidamente se tornou socialmente aceitável, então o poodle evoluiu de um cão utilitário para um cão de companhia na moda.
Sua natureza elegante e construção estética eram particularmente populares entre as damas da nobreza. Hoje, essa ‘faceta da moda’ ainda desempenha um certo papel para alguns donos de poodle. No século 19, a burguesia tornou-se cada vez mais interessada nessa raça de cães, e a criação profissional começou em maior escala. A princípio, apenas o poodle foi criado, mas logo o repertório disponível se expandiu.
Bichon Frisé
- A raça requer muito pêlo.
- Requer exercício moderado, mas tem prazer em participar de atividades como flyball e agilidade.
- A raça está feliz com as crianças, mas os pais devem garantir que um cão, independentemente da raça, seja sempre tratado adequadamente.
- A raça é harmoniosa, facilmente aprendida e cooperativa.
Propriedades
Um corte de cabelo bichon é uma raça positiva e feliz, que gosta de se envolver a maior parte do tempo. O temperamento maravilhoso é uma das características especiais da raça. Cão pequeno, feliz e rápido, com movimentos animados.
Bichon Frise é considerado um cão de companhia, então a maioria dos filhotes é vendida para famílias que o desejam. A raça requer muito pêlo.
Tamanho
Cão pequeno, feliz e rápido, com movimentos animados. Focinho moderadamente longo. Casaco comprido com cachos soltos de saca-rolhas. A cabeça é carregada com orgulho e alto. Olhos escuros, animados e expressivos.
A raça bichón frieze é um cão pequeno e saudável.
Ele não tem muitos problemas de saúde conhecidos, mas algumas alergias podem ocorrer e a raça precisa de cuidados contínuos com o pêlo, e você deve mantê-lo limpo e sem pêlos ao redor dos olhos.
O clube tem medidas para manter as doenças oculares à distância através de exame oftalmológico forçado para registrar os filhotes e também um exame das articulações do joelho para usar a disseminação do filhote.
As armações de pele em um friso de bichon são exigentes. O cão deve ser escovado todos os dias e banhado aproximadamente a cada 14 dias. Deve ser cortado aproximadamente a cada seis semanas. A raça não esfrega.
Bichon frisè é um cão pequeno do Mediterrâneo. Pertence à família Bichon que se origina do cão barbet, um spaniel de água de tamanho médio.
Quando se trata de bichon frisè, acredita-se que os marinheiros espanhóis levaram esse cão à maior das Ilhas Canárias, Tenerife. Posteriormente, o cão seguiu os marítimos de volta ao continente europeu, onde acabou se tornando um terreno fértil para nobres espanhóis e italianos. Durante a invasão francesa da Itália no século 14, os franceses trouxeram o cão como presa para a guerra.
O pico da popularidade da raça ocorreu durante Henrique III (1574-1589). Ele queria estar com seus cães o tempo todo e fez uma cesta que ele poderia pendurar em volta do pescoço para levar
com eles enquanto estava cumprindo seus deveres reais.
Algumas centenas de anos depois, no entanto, a doce vida na corte havia terminado. Durante a Revolução Francesa, as trelas nobres sofreram o mesmo destino que os nobres, elas foram mortas em massa. Agora a popularidade do bichon diminuiu. Foi relegado para as ruas, onde viajou com malabaristas e grupos de circo e executou vários truques, ou vagou pelas ruas. Mas ainda assim agradou a todos que se interpuseram com seu temperamento vivo e seu jeito divertido de ser. Sem surpresa, os soldados que voltaram dos combates na frente durante a Primeira Guerra Mundial trouxeram os cães para casa como animais de estimação.
Os primeiros bichons chegaram à Noruega em 1977 e, desde então, tornaram-se uma raça muito popular na Noruega. Hoje, aprox. 400-500 cães todos os anos.
A NKK recomenda que todos entrem em contato com o clube de raças para as raças em que estão interessados.
Você também pode ler mais sobre a raça e sua saúde no documento RAS abaixo. O RAS representa estratégias de criação específicas para raças e fornece uma boa introdução ao status da raça hoje e ao foco do clube quando se trata de criação no futuro.
O padrão da raça descreve as características físicas e mentais da raça, e também é recomendado material de leitura para quem considerar comprar um filhote desta raça.
Bolonhês
O bolonhesa pertence a uma família de cães relacionados que incluem o Bichon Frise, o maltês, o Havanese e o Coton de Tulear. Todas essas raças têm aparência e temperamento semelhantes. Do grupo, alguns criadores acreditam que o bolonhesa é o pensador mais inteligente e o solucionador de problemas.
Ele também é, de longe, a mais difícil dessas raças de encontrar.
Dedicado e atencioso, o bolonhês sombreia seu dono e é um leitor tão habilidoso da linguagem e expressão corporal que muitas vezes parece telepático.
De fato, esta raça não se dá bem sem muita companhia. Se você estiver em casa o dia todo e estiver procurando por um companheiro de colo, considere esta raça. Caso contrário, o cão ficará sozinho e infeliz.
Rápidos para aprender e receptivos ao treinamento suave, alguns bolonheses se dão bem em obediência e agilidade competitivas.
- Se você quer um cachorro que…
É pequeno, mas resistente
É educado (embora muitas vezes cauteloso) com pessoas e outros animais
Geralmente tem vida longa
Galpões muito leves (geralmente uma boa opção para quem sofre de alergias)
Um bolonhesa pode ser adequado para você.
- Se você não quer lidar com…
“Ansiedade de separação” (destrutividade e latidos) quando deixada em paz demais
Timidez ou desconfiança em relação a estranhos quando não socializados o suficiente
Escovar e pentear frequentemente (ou cortar o pêlo curto)
Dificuldades domésticas (toda essa família de raças pode ser difícil de instalar)
Tendência a latir quando vê ou ouve coisas
Listas de espera (muito difíceis de encontrar)
Um bolonhesa pode não ser o ideal para você.