Infelizmente, muitas vezes acontece que a escolha do cão é ditada por fatores puramente físicos, como tamanho (pequeno ou médio), cor (geralmente vitória branca, damasco e marrom), aparência, sem considerar as características genéticas que, juntamente com o caráter e a personalidade individual de cada um, tornam cada cão o que é.
Características de um Beagle
Tomando o beagle inicialmente como exemplo, este é um cão cujas orelhas macias e aveludadas são lindas, os olhos lânguidos e o tamanho médio a pequeno, características que o tornam aparentemente super confortável. Na realidade, são excelentes cães de caça (principalmente coelho e lebre), com um formidável instinto e talento para os quais seguem trilhas por toda parte, são grandes latidos e podem ser muito teimosos e difíceis de educar.
O beagle é um cão animado, cheio de brio. Nascido para ser um cão de caça, ele é incansável, ativo, tem resistência considerável e precisa fazer movimentos e longas caminhadas. Mesmo que ele não encontre uma saída para sua energia, ele acaba transformando esse valor em um defeito, destruindo tudo o que aparece (controles remotos, telefones celulares, sapatos, sofás, portas reforçadas, jardins …). Ele também é inteligente , dócil e carinhoso com o dono.
Se selecionado e educado corretamente, o beagle não deve ser nem tímido nem agressivo. Ele deve ser educado e treinado como um filhote de cachorro. Lembre-se do que já dissemos: ele é um cachorro que late e vocaliza muito. O beagle emite um latido típico e singular que lhe rende até um reconhecimento de nome popular pitoresco. Além disso, não esqueça que ele tem um caráter forte e teimoso.
O beagle é um cão de alta energia, talvez adequado para quem quer praticar esportes com seu cão ou ter a oportunidade de fazer longas caminhadas ou atividades como agilidade. Lembre-se que sua natureza é de um cão de caça, mas sendo adquirido apenas como cão de companhia. Isso talvez explique por que destrói tudo o que aparece: você não pode se livrar de sua energia exuberante. Com estranhos essa raça tem comportamento ora sociável, ora reservado.
Diferenças Entre o Beagle e os Retriever
Nem a necessidade de se delongar no assunto visto que já se percebe a diferença flagrante na morfologia: os retriever golden e labrador são cães de porte médio a grande enquanto o beagle é de porte médio a pequeno. Além disso, toda a morfologia dos cães diferem consideravelmente em suas constituições físicas.
Se há algo que possa considerar como em comum entre essas raças talvez esteja na capacidade de olfato extraordinário, tanto que são todos muito usados como cães de detecção, para farejar malas e outros itens em alfândegas por exemplo. O beagle atinge um nível de olfato poderoso, numa escala impressionante na capacidade de detecção.
Fora isso, essas são raças cujas origens também diferem e suas histórias muito provavelmente não se entrelaçam. O beagle é de origem inglesa e ganhou fama durante os reinados de Henrique VIII e Elizabeth I. Os retriever, apesar de suas origens antigas incluírem predecessores ingleses, não se cruzam com os antepassados do beagle.
Características e Origens dos Retriever
As origens do labrador retriever remontam ao século 16. Esses cães vieram inicialmente dos territórios canadenses da península de Labrador e da ilha de Terranova. A variação atual do labrador retriever é o clímax de toda uma evolução de espécimes caninos iniciados no cão St. John. Os antecedentes que formam a ancestralidade do labrador retriever não estão muito precisos, mas os especialistas acham que é o resultado de uma coleção de raças de cães ingleses, portugueses e irlandeses.
Já o golden retriever é um cão escocês teoricamente. Em 1850 ou em data próxima, os escoceses começaram a criar essa raça como para ser um cão caçador. Durante esse período, as pessoas pertencentes às classes nobres organizavam dias de caça durante os quais caçavam todos os tipos de pássaros. Então, para recuperar os espécimes abatidos, que freqüentemente caíam em lagos, rios, falésias ou rochas, eles começaram a trazer essa raça de cães.
E foi cruzando os melhores cães de St John e o melhor retriever que o golden retriever atingiu seu ápice. Atualmente são basicamente conhecidos três grupos de golden retriever: inglês, americano e canadense. Todos são provenientes, entretanto, do principal golden escocês qual base original da raça.
Diferenças do Golden Retriever para o Labrador
O labrador é considerado um cachorro de porte mediano. Com peso médio de 30 a 40 kg e uma medida variando entre 50 e 60 cm, sendo as fêmeas menores e mais leves. Eles têm cabelos curtos, lisos, grossos, compactos e brilhantes. Já o golden retriever é um pouco mais alto e mais magro que o labrador, embora o comprimento da pelagem possa criar uma ilusão de ótica oposta.
O golden retriever, por outro lado, tem uma altura média também entre 50 e 60 cm e peso também entre 30 e 40 kg e, como as fêmeas labrador, até as fêmeas golden são menores e pesam menos que os machos. Esta raça tem um maravilhoso casaco duplo. A superfície é sedosa, ondulada, de comprimento médio e resistente à água. O revestimento interno, por outro lado, é macio e curto, e isola o cão do calor no verão e do frio no inverno.
O labrador tem um temperamento mais sociável, maleável e elegante. É um cão com um caráter muito equilibrado que se desenvolve por volta dos três anos de idade. Apenas seu caráter excessivamente bom e amigável acaba não fazendo dele um bom cão de guarda. No máximo, ele apenas late para sinalizar a presença de um estranho.
O golden retriever é um cão extremamente inteligente. Ele é amigável, gentil e intrusivo. Como o labrador, sua bondade excessiva não o torna um bom cão de guarda. Por outro lado, inteligência, docilidade e uma disposição calma e tranquila fazem dele um animal de estimação extraordinário. Uma característica que os une sem dúvida é que ambas as raças são tão inteligentes que são comumente usadas como cães-guia, cães de resgate, cães de controle de drogas ou para detectar a presença de animais e explosivos.
Uma diferença entre labrador e o golden retriever é que o primeiro é mais reativo enquanto o segundo é mais sensível. Ambos são cães adequados para toda a família; por causa de sua treinabilidade e vontade de agradar ao homem, eles se tornaram cães de assistência populares. O labrador, em particular, está cheio de recursos: durante as guerras, ele carregava mensagens e identificava minas e artefatos explosivos.