Home / Animais / Diferenças do Bull Terrier Para o Staffordshire e o Buldogue

Diferenças do Bull Terrier Para o Staffordshire e o Buldogue

Os cães são nossos melhores amigos. Cada raça conta com sua especificidades e determinadas características. Mesmo os sem raça definida possuem suas próprias características, são seres únicos e especiais.

No entanto, neste artigo vamos tratar especificamente das principais diferenças entre o bull terrier, o staffordshire o buldogue. 

Continue acompanhando para saber tudo sobre essas três raças de cachorros espalhadas por diferentes residências do Brasil e do mundo! 

Bull Terrier, Staffordshire Buldogue: Qual a diferença entre eles?

As três raças têm sua origem na Inglaterra e possuem algumas características semelhantes, como por exemplo o tamanho corporal e os pelos curtos, o que causa dúvida em muitas pessoas. 

Mas eles também possuem muitas diferenças, e são delas que vamos falar a seguir. Confira abaixo as principais características de cada raça! 

Buldogue

Buldogue 
Buldogue

O Buldogue é uma raça oriunda da Inglaterra, e no início do Século XX (algo que gerava muita polêmica) era um “entretenimento” do povo para com os cachorros. Os buldogues eram colocados em cercas com touros e bois, para chamar atenção deles e assim divertir o público. 

A “briga” entre cães e touros era utilizada também para amaciar a carne bovina para o abate. Felizmente, essa prática foi abolida e hoje o buldogue está em diversos lares do Brasil e do mundo. 

Eles possuem um porte médio, não crescem tanto, seu comprimento varia de 30 a 40 centímetros apenas. E o seu peso gira em torno de 30 kg. 

São animais predominantemente de pelo curto e bicolor (geralmente branco e preto), mas sua coloração pode variar de acordo com a ninhada e com as cores do pai e da mãe. 

Bull Terrier

Bull Terrier
Bull Terrier

O Bull Terrier é muito característico, suas orelhas e o seu focinho pontudo são as partes do corpo que mais chamam atenção e torna-o único. 

Ele também é de porte médio, assim como o buldogue, porém é muito mais forte, musculoso. Suas patas traseiras são fortes os músculos podem facilmente ser avistados. Eles são utilizados sobretudo para segurança em diferentes lugares, pois causam muito medo. 

Mas não se assuste, eles são seres muito dóceis com seus donos e pessoas próximas, fato é que são bastante territorialistas e quando encontram outros cachorros, podem atacar. 

O mais conhecido é o Bull Terrier branco com manchas pretas pelo corpo, ou mesmo o de coloração única. 

Staffordshire

Staffordshire
Staffordshire

O Staffordshire, das três espécies citadas, talvez seja a menos encontrada aqui no Brasil. 

Eles possuem uma “cara de bravo”, assim como o bull terrier, o qual são do mesmo gênero. O staffordshire possui o corpo semelhante às outras duas espécies, tamanho médio, com cerca de 30 centímetros de altura e pelos lisos. 

Apesar da “cara de mau”, esse animal é muito dócil, quem tem um em casa sabe como é. Para ter uma ideia, na Inglaterra, ele é conhecido como “cachorro-babá”, pois se dá muito bem com crianças e é muito amigável. 

Diferente do bull terrier, ele possui a orelha para baixo e o focinho achatado, mais semelhante ao buldogue. 

Ele possui os pelos curtos, assim como as outras duas raças e de acordo com especialistas, é preciso penteá-lo uma vez por semana para evitar queda de pelo frequentes. 

Semelhanças entre o Buldogue, o Bull terrier e o Staffordshire

Acima falamos das principais características de cada raça, onde as diferenças mais marcantes estão no focinho, nas orelhas e alguns traços de comportamento, mas qual são as semelhanças entre eles então? 

Ambos são espécies do grupo Terrier, fato que faz com que eles tenham muitas características semelhantes. 

A primeira delas, é que causa confusão em muitas pessoas é relacionada ao tamanho das raças, elas possuem porte corporal muito parecido. São parrudos, pequenos, porém muito robustos e fortes, sendo possível ver seus músculos com facilidade. 

Além disso, são animais cheios de energia, que gostam de companhia e andar bastante. Eles podem viver tanto dentro de casa como no quintal, porém, o recomendado é que tenham espaço para se locomover e correr com tranquilidade e fazer suas necessidades diárias. 

Outra característica comum entre as três espécies é em relação ao peso, essas três espécies pesam entre 20 a 30 kg. Seu corpo possui pouca gordura e se destaca também pela sua persistência. 

As três espécies foram desenvolvidas na Inglaterra para a captura de pequenos roedores e outros animais como raposas e coelhos de pequeno porte, mas com o passar dos anos, foram domesticados e conquistaram o coração de muitas pessoas do mundo todo.  

Eles são considerados cachorros “teimosos” e persistentes, aqueles que não param até conseguirem o que desejam. Podem ser agressivos com outras raças e não exitam em atacar. Tal Fato se deve sobretudo ao territorialismo dos animais, que é muito grande. 

Porém, com pessoas não tendem a serem agressivos e se dão muito bem, sobretudo com crianças. 

Terrier deriva do francês e significa “terra”. Ou seja, foram desenvolvidos sobretudo para agirem no solo, em meio às planícies e rochas. 

São animais incríveis, muito inteligentes e dóceis. Confira a seguir algumas curiosidades a respeito dessas três raças e conheça melhor cada uma delas. 

Curiosidades Sobre as Raças

O Bull Terrier é uma raça que aprende muito rápido qualquer coisa que você ensinar para ele. Desde pequeno se acostuma em diferentes ambientes e é muito apegado ao dono. 

Uma curiosidade a respeito da raça e que serve de exemplo para a inteligência do cachorro é de uma cachorra conhecida como Patsy Ann, que vivia no Alasca e quando qualquer embarcação chegava, ela latia com frequência até que seus donos recepcionassem o barco recém chegado. Toda a cidade passou a conhecê-la e após sua morte, ela ganhou uma estátua na praça em frente ao porto, onde costumava ficar e latir. 

O Buldogue é uma raça amplamente difundida pela Europa e pelo mundo, tanto que existem o Buldogue Inglês, o Buldogue Francês, o Buldogue Americano e o Buldogue Campeiro. Cada qual com suas características e determinadas especificidades. 

Essas foram as diferenças e semelhanças entre essas três raças incríveis de cachorros, para mais informações continue acompanhando nossas postagens e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *