Home / Animais / Dermatite Canina é Contagiosa? Pode Passar pra Humanos?

Dermatite Canina é Contagiosa? Pode Passar pra Humanos?

Seu cachorro lambeu ou mastigou seu próprio corpo, resultando em feridas de aparência dolorosa? É provável que o seu cão tenha desenvolvido alergia: úlceras avermelhadas, geralmente encontradas na cabeça, quadril e peito de um cão.

Os pontos ativos são uma condição que envolve uma área da pele que foi inflamada ou infectada. Também conhecido como “pioderma canino superficial” ou “dermatite úmida aguda”, os pontos quentes aparecem como feridas vermelhas localizadas. A pele parece avermelhada e úmida – geralmente por coceira, lambida ou mordida – e pode causar muita dor ao seu cão se não for tratada logo no início.

Devido à sua aparência e propensão a crescer, é comum que os donos de animais questionem se os pontos de acesso são contagiosos para outros cães – até mesmo para os seres humanos. Embora essas feridas possam aparecer e se espalhar rapidamente, os pontos mais comuns – causados ​​por bactérias – não são contagiosos para outros cães ou seres humanos.

Infestação Causadas por Ácaros

Existem vários tipos de infestação de sarna ou ácaro em animais. Os ácaros Sarcoptes scabiei são muito pruriginosos e altamente contagiosos. O ácaro é microscópico. Você não pode vê-lo a olho nu. Pode afetar uma ampla gama de espécies: cães, raramente gatos, coelhos, raposas, porquinhos da índia, furões, ovelhas, cabras, gado, porcos e seres humanos.

Muitas vezes, os animais afetados visitaram áreas onde grandes populações de animais estão presentes; parques para cães, salões de beleza, abrigos, canis, lojas de animais, instalações de treinamento etc.

Ilustração de Ácaros
Ilustração de Ácaros

Alguns desses pacientes são diagnosticados como alérgicos e podem até testar “falso positivo” em testes de alergia devido a uma reatividade antigênica dos ácaros da sarna e dos ácaros da poeira doméstica (um alérgeno comum em animais e humanos).

Diagnóstico

Os cães afetados geralmente apresentam crostas nas margens da pinna (abas de orelha) e nos cotovelos. Esses animais de estimação sentem-se extremamente desconfortáveis e podem até não responder à maioria dos medicamentos usados para controlar a coceira.

Os ácaros podem ser encontrados em raspas de pele tomadas pelo seu veterinário. Felizmente, o tratamento é tipicamente rápido com parasiticidas apropriados. Às vezes, se os ácaros não forem encontrados, mas a evidência clínica for dramática, seu animal de estimação pode ser colocado em parasiticidas como um teste terapêutico . Os animais afetados devem ser isolados de outros durante a terapia para evitar o contágio. O tratamento abrangerá 4-6 semanas para garantir que o “ciclo de vida” do ácaro seja controlado.

Cachorro se Coçando na Rua
Cachorro se Coçando na Rua

Se houver alguma zoonose (disseminada para membros da família humana), não se preocupe, existem cremes muito eficazes e bastante luxuosos que o livram do problema imediatamente. Entre em contato com seu médico e eles podem prescrever um creme de permetrina apropriado. Nem sempre é necessário descontaminar a casa, pois o ácaro não gosta de viver de um hospedeiro. Em infestações extremas ou nos locais onde os seres humanos estão sendo afetados, é recomendável dedetizar a casa como se dá nas infestações por pulgas.

Infecção Bacteriana

A erupção cutânea do seu cão pode ser causada por uma infecção bacteriana (pioderma ou foliculite). Os cães geralmente não são suscetíveis a infecções causadas por toxinas das plantas venenosas, como a hera venenosa ou carvalho-veneno. Embora você possa desenvolver tais infecções  do seu animal de estimação, se os óleos dessas plantas estiverem na pelagem do seu animal de estimação!

Pioderma

Piodermatite Canina
Piodermatite Canina

Pioderma é um problema muito comum no cão e geralmente é causado por Staph. bactérias. Esta infecção é tipicamente recorrente (como ocorre frequentemente em pacientes com eczema), por isso é realmente importante identificar e tratar causas subjacentes para ajudar a prevenir recaídas. Um dermatologista veterinário pode ajudar a identificar a causa. Alergia (dermatite atópica, alergia a pulgas, alergia alimentar) é a causa mais comum, mas outras doenças que comprometem o sistema imunológico de seu animal também podem contribuir. Algumas causas comuns: alergia (mais comum), parasitas, distúrbios hormonais e distúrbios do folículo piloso

Lesões na Pele

Pele vermelha inflamada, pequenas “espinhas” rosadas – são lesões precoces:

  • Pústulas (semelhantes à acne em pessoas; crostas;
  • “Colarinho epidérmico”: áreas circulares da escala com perda de cabelo ou vermelhidão no centro (geralmente confundida com micose devido à aparência circular);
  • Manchas pigmentadas (isso geralmente significa que as lesões estão cicatrizando!) – resolução de lesões.

Tratamento

A terapia tópica isolada (xampus e sprays para cães) pode ser eficaz em casos mais leves ou pode ser uma ótima forma de prevenção. Certifique-se de escolher um produto que tenha ingredientes antibacterianos comprovados. Muitos produtos fazem alegações falsas de eficácia. Peça ao seu veterinário opções específicas para o seu cão.

Dermatite Canina é Contagiosa? Pode Passar pra Humanos?

Existem alguns patógenos bacterianos que podem ser contagiosos entre animais de estimação e seus humanos. Essas condições são denominadas “zoonóticas”. Às vezes, quando as pessoas têm infecções bacterianas recorrentes, os animais de estimação são responsabilizados como uma fonte provável. Normalmente não é esse o caso! A Sociedade de Doenças Infecciosas da América aconselha testar outros contatos humanos como fonte de contágio … ..não os animais domésticos.

  • Garganta Inflamada – Esta acusação falsa é particularmente verdadeira quando alguém é propenso a episódios recorrentes de infecções na garganta ( Streptococcus pyogenes ). Alguns médicos apontam o dedo para o animal de estimação da família. Estudos recentes mostraram que não há evidências de que cães e gatos sejam uma fonte razoável para essas infecções.
  • MRSA – Resistente à meticilina Staphylococcus aureus é uma super bactéria que tem sido problemático na população humana durante anos. A bactéria é resistente a um grande número de antibióticos normalmente usados, dificultando bastante o tratamento. Pessoas e animais com sistema imunológico comprometido por doenças ou drogas, feridas na pele ou locais cirúrgicos são mais suscetíveis a esse organismo. As pessoas são o reservatório … não animais.
  • MRSP : Staphylococcus pseudintermedius resistente à meticilina é a forma de staph resistente a vários medicamentos mais comum em cães. Essa forma deve ser menos zoonótica e improvável de evoluir como um problema nas pessoas. A infecção por MRSP é rara nas pessoas. Precauções simples para evitar contágio em pessoas de “alto risco” seriam:
  • Evite contato direto com a boca, nariz ou locais infectados do animal;
  • Lavar imediatamente as mordidas ou arranhões de animais;
  • Boa técnica de lavagem das mãos em todos os momentos;
  • Mantenha feridas e pele cobertas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *