Atualmente a maioria dos ovos que estão sendo vendidos no comércio vem de galinhas poedeiras que são criadas em confinamento. Nesse sistema as aves são acomodadas em gaiolas dentro de grandes celeiros durante toda a sua vida produtiva.
Também existem atualmente diversos tipos de ovos. Em cada um, o sistema de confinamento e alimentação é diferente, o que gera essa diversidade.
Aqui falaremos da criação de aves comuns. Elas geralmente vivem “soltas” em pastos e também em galinheiros. Assim, elas se alimentam de verduras, legumes, ração e milho, basicamente.
A seguir apresentamos as características e custos da produção de ovos caipiras e orgânicos. Estes que são produzidos por galinhas “comuns”. Confira.
Galinha Comum
A galinha comum é a ave criada solta em quintal, pastos e fazendas. É a famosa galinha caipira. Esse tipo de ave é um dos mais encontrados no Brasil, inclusive muitas pessoas que moram no interior criam a ave, pois sua criação ajuda na subsistência da família.
Geralmente as galinhas caipiras vivem soltas durante o dia e a noite ficam em galinheiros ou celeiros. Essa forma de criação é chamada de regime semi-intensivo, onde a galinha vive sem se estressar, expressando seu comportamento natural.
A galinha comum é usada para produzir ovos e carne. Essa ave pode pesar aproximadamente 3 quilos e produzir de 30 a 80 ovos durante um ano. Se a galinha for melhorada geneticamente, essa quantidade aumenta para até 150 ovos no ano.
Os ninhos das galinhas comuns são montados com pequenos pedaços de madeira, palha e arroz. Quanto aos ovos, eles possuem a gema mais alaranjada, devido a alimentação das galinhas.
Ovos Caipiras
Os ovos caipiras são considerados ovos de maior qualidade, pois as galinhas que o põe são mais bem cuidadas e não ficam confinadas. Além disso, a galinha cresce naturalmente, com uma alimentação melhor, livre de hormônios de crescimento.
Dentre as principais características do ovo caipira, estão o tamanho, que é menor que os outros, a sua casca que é mais dura e também a gema que é de cor maia alaranjada. Entretanto, o que mais caracteriza o ovo como caipira é a alimentação, cuidado e higiene da galinha poedeira.
Sendo assim, para produção de ovos caipiras, existem alguns requisitos:
- As galinhas devem ter livre acesso a quintais e pastagens ao ar livre
- Os galpões devem acomodar no máximo 7 aves/m2
- A parte externa em que as galinhas ficam devem conter bastante vegetação e ser protegida de predadores
- A alimentação deve ser 100% de origem vegetal
Os investimentos iniciais estão na montagem do galinheiro e também do espaço em que os animais vão poder circular no quintal. Também, a rotina de trabalho exige muita paciência e atenção.
O preço de venda dos ovos caipiras hoje está em média de R$6,00 a dúzia, um pouco mais caro que os ovos de granja. De acordo com pesquisas, o produtor tem um lucro de cerca de 20%, já considerando os gastos com alimentação e cuidado dos animais.
Como sempre há procura pelo ovo caipira, os produtores podem contar, pelo menos, com essa margem de lucro atualmente.
Ovos Orgânicos
As galinhas que põe o ovo orgânico são criadas de forma semelhante a galinha caipira. A principal diferença é que a alimentação dessas galinhas deve ser livre de alimentos com agrotóxicos ou transgênicos.
Além disso, as galinhas não podem, em hipótese alguma, receber medicamentos ou rações com hormônios de crescimento.
A criação dessas galinhas também deve respeitar o meio ambiente, levando em consideração o conceito orgânico. Desse modo, o produtor deve respeitar o meio ambiente, não causar danos no solo, no ar e em outras áreas de sua produção.
Caso o produtor queira alimentar o animal com ração feita de produtos como suplemento mineral, sal e corantes precisa estar credenciado a alguma certificadora da área. Se quiser inserir outros produtos convencionais, precisa da certificação do órgão responsável.
O principal objetivo de tudo isso, é garantir ao consumidor um alimento sem nada de química e outras alterações. Isso gera um grande desafio para o produtor, pois precisa entender bem os processos e normas para que faça um produto de qualidade dentro da lei.
O produtor precisa também ter um selo orgânico. Para ter o seu aprovado, ele precisa ter a certificação de uma entidade que siga os parâmetros do ministério da agricultura.
Esse sistema de produção de ovos possui um investimento inicial um pouco maior que dos ovos caipiras. Porém, o retorno é maior, visto que a procura por alimentos saudáveis e sustentáveis tem aumentado frequentemente.
Outros Tipos de Ovos
Além das galinhas comuns, a maioria dos ovos produzidos e comercializados hoje vem de galinhas criadas em granjas, em confinamento. Existem também, outras formas de criação. Confira.
Produção em Gaiolas
Esse tipo é que mais traz produtividade, pois com as galinhas organizadas em gaiolas é mais fácil o controle de doenças. Também cabe mais aves, pois ocupam pouco espaço. Ainda, os ovos são produzidos com mais qualidade e mais limpos.
A produção em massa que acontece nesse modelo, proporcionou o acesso da população ao consumo do ovo, tornando-o um alimento com preço acessível. Entretanto, por deixar as galinhas mais presas, acaba prejudicando o animal.
Sistema Cage Free e Free Range
No Sistema cage free, as aves são criadas soltas dentro de galpões. Elas possuem alimentação balanceada e o foco desse tipo de produção é o bem-estar do animal.
Assim, o galpão precisa ser bem conservado, ter boa iluminação e ventilação. Devem ser dispostos 1 ninho para cada 5 galinhas, ao menos. Deve existir também poleiros para os animais.
Já no sistema free range, além das exigências do cage free, deve haver um espaço ao ar livre para os animais. As aves devem ter acesso a essa área externa pelo menos 6 horas por dia e depois serem recolhidas.
Como tem acesso a pastos, as aves consomem os nutrientes dele, e assim os ovos produzidos por galinhas criadas nesse sistema são de cor mais forte.
Independente da forma como são criadas as aves, é preciso atender a todas as normas impostas para essa área. Atualmente, a forma mais econômica é a criação em gaiolas. Porém, com a busca pelo bem-estar do animal, as outras formas de manejo vêm sendo bastante escolhidas pelos produtores.
O ideal é otimizar a produção com o conforto das aves. Por isso, é importante ter um alojamento, propiciar a boa alimentação dos animais e apresentar boas condições de manejo.