A dúvida se as zebras são brancas com listra preta ou pretas com listra branca atordoam a mente de muitos e geram diversas brincadeiras, como no filme Madagascar, no qual a própria zebra Martin se questiona. Além dessa característica única das zebras, esses animais são extremamente diferentes e com fatos muitíssimos interessantes. Sendo assim, trazemos aqui algumas curiosidades que provavelmente você não conhecia sobre esses peculiares animais.
Suas Curiosas Listras
- O mistério acabou! As zebras são pretas com listras brancas. Ainda na fase embrionária, elas são de cor negra e somente depois desenvolvem suas listras brancas.
- Existem diversas teorias de porque as zebras possuem listras. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos as listras servem para protege-las do calor intenso. Afinal, a maioria desses animais são encontrados na Savana Africana, lugar bem quente durante todo o ano.
- Outra razão seria como uma camuflagem, já que ao correr ela vai causar uma ilusão de óptica em seus predadores.
- Essas listras também são importantes não somente por ajuda-las na regulação da temperatura, mas servem como ‘’digitais’’. Não é possível encontrar duas zebras com listras iguaizinhas. Há sempre uma variação nas mesmas, seja no comprimento, largura ou outro.
- Uma raridade! No Havaí foi encontrada uma zebra com listras douradas. Após estudos descobriram ser uma anomalia da pigmentação amelanismo.
A Vida das Zebras
- “Zebra” vem de uma antiga palavra portuguesa (de Portugal) “Zevra” que significa jumento selvagem.
- O conjunto de zebras é chamado de zelo ou deslumbramento (nome bem interessante).
- Somente existem três espécies de zebras e todas elas vivem na África (a não ser as trazidas para outros lugares e colocadas em zoológicos). São elas as Zebras de Burchell, Zebras de Grévy e Zebras das Montanhas.
- Essas três espécies de zebras não se cruzam entre si. Houve algumas tentativas de cruzar uma zebra das montanhas com a da espécie grévy, mas a taxa de abortos foi altíssima e não deu certo.
- Elas são parentes diretos dos cavalos e burros. Sendo então esses três animais os únicos sobreviventes da família Equus.
- As zebras se socializam bem entre si. Normalmente se juntam em pequenos grupos familiares e ficam junto com um grande rebanho. Apesar de serem “todas iguais”, elas conseguem reconhecer uma a outra e sempre permanecem perto de sua família.
- E quem guia esse rebanho é o macho mais velho. O mesmo tem a responsabilidade de guiar todo o rebanho caso precise ir em busca de água, alimentos ou por outros motivos que façam eles saírem daquela área.
- Zebras são animais herbívoros, ou seja, não comem carne de nenhum tipo. Seu alimento base é o capim.
- As zebras às vezes podem se cruzar com outros animais, seja de forma manipulada ou naturalmente. Um dos casos é o Zebralo, um cruzamento entre uma égua com uma zebra macho. Ao nascer o filhote, o Zebralo tem uma aparência mais similar com a do cavalo, o que o diferencia são as listras. Estas podem ocorrer em todo o seu corpo, ou em apenas algumas áreas. Sendo a mais comum somente na cabeça.
- Outro cruzamento que pode ocorrer de forma rara é entre zebras e asnos. Os mesmos ficam conhecidos como Zebrasnos. Ambos cruzamentos citados são muito raros de acontecer na natureza, e é mais visto de forma manipulada.
Inteligentes e Ágeis
- De uma forma amistosa, zebras e avestruzes em algumas vezes dividem o mesmo espaço. Isso se dá porque avestruzes conseguem enxergar muito bem, enquanto as zebras escutam e tem um olfato melhor. Juntas elas conseguem se prevenir de potenciais predadores.
- Você pode achar que elas só sabem fugir de seus inimigos. Mas não é bem assim que funciona. Leões (um de seus maiores predadores) ao atacarem uma zebra por trás tendem a receberem um coice de extrema força e potência. Não somente esses animais ficam desnorteados dando tempo para as zebras fugirem, como é possível e não muito raro de acabarem sendo mortos ou com a mandíbula quebrada (os deixando sem comer até a morte) com apenas um coice.
- Para se proteger, elas costumam se misturar no rebanho de Antílopes. Essas são mais fortes e consequentemente as protegem de perigos e predadores.
- Os grandes rebanhos apesar de terem seus grupos separados, sempre se ajudam. Caso uma zebra seja atacada, é bem possível que várias outras apareçam para defende-la, formando um círculo em torno da mesma para que o predador se afaste e fuja.
- Na busca por alimento e água, esses animais são capazes de percorrer mais de 500km nos desertos.
- De uma forma excepcional, as zebras são animais bem ágeis e rápidos até mesmo ainda filhotes. Após 20 minutos do parto, a maioria já consegue se levantar e andar sozinhos.
Outras Curiosidades Interessantes das Zebras
- Um caso que ficou para a história foi a descoberta de falsas zebras em um zoológico na Palestina. Tudo começou quando as duas zebras que ali viviam morreram de fome, e para não perder a clientela, eles as substituíram por burros pintados de pretos com as listras brancas.
- Falando em zoológico, são as zebras as maiores causadoras de ferimentos nos tratadores dos Estados Unidos.
- Apesar de viver perto ou até mesmo junto com outras espécies de animais, as zebras não podem viver junto com os cavalos. Isso se dá, pois, zebras carregam um vírus que é mortal para os cavalos, enquanto que elas não sofrem nenhum efeito do mesmo.
- Tentaram domesticar zebras há um tempo atrás, e a missão foi um terrível desastre. São vários motivos: elas são selvagens; seu peso chega normalmente em 100 quilos (podendo chegar até mesmo 200kg); vivem de 30 a 40 anos. As explicações continuam e já era de se esperar que não desse certo.
- No Reino Unido é possível legalmente ter cultivo e venda e compra de carne da zebra de Burchell.
- Apenas no Brasil as zebras são sinônimos de azar. Como, por exemplo, na expressão “Deu zebra!” quando algo deu errado. Isso veio do jogo do bicho e ficou até hoje.
- Esses animais servem como enorme inspiração no mundo da moda. É muito comum encontrarmos bolsas, sapatos e roupas com a estampa “Zebra” de listras brancas e pretas.