Os coelhos são animais muito famosos e amados principalmente pelas crianças. O motivo se dá principalmente pela fofura que esses bichinhos possuem, além de diversas características que os deixam ainda mais queridos.
Mesmo com tanta informação, existem muitas coisas que não sabemos sobre os coelhos. Eles são animais bem diferentes e interessantes. Por isso, selecionamos algumas curiosidades sobre o coelho para você conhece-lo melhor. Ideal especialmente para quem pretende adotar um companheiro.
Você pode ler um pouco mais de seu nicho ecológico e características específicas aqui: Nicho Ecológico do Coelho
Curiosidades
- Os coelhos ronronam parecido aos gatos. É um momento especial para quem tem esses bichinhos, pois ao ranger os dentes ou ronronar é um sinal que ele quer carinho e que está feliz.
- Para serem acariciados eles fazem como os cães, viram de barriga para cima. Além disso, esse ato significado um voto de confiança.
- Eles ficam “entediados”. Sim, os coelhos são animais muito ativos, é necessário que eles estejam sempre brincando, pulando, correndo e girando. Pois além de entediados, costumam ficar também obesos.
- Ao chegar perto dos animais, é preciso não fazer movimentos muito bruscos ou barulhos altos demais. Eles se assustam bem facilmente.
- Outra forma de demonstrar alegria é pegar algum objeto e suga-los. Após isso eles tendem a correr e saltar de felicidade.
- Apesar de gostarem de roer algumas madeiras e plantas, os coelhos não são roedores e sim lagomorfos. Logo, estão mais próximos na família dos cavalos do que da família dos ratos.
- Os coelhos são animais sociais e bem carinhosos. Seja com humanos ou com sua própria espécie, eles desfrutam de uma companhia.
- Após seu nascimento os coelhos são bem rápidos no seu desenvolvimento. No sétimo dia seus pelos começam a crescer; no décimo dia conseguem abrir seus olhos; seus ouvidos abrem no décimo segundo dia; os filhotes saem do ninho com 18 dias e já começam a se alimentar de comidas sólidas; aos dois meses estão completamente independentes; aos 5 meses já estão preparados para iniciar a reprodução sexual.
- Quando estão felizes eles costumam a ser bem ativos. É comum vê-los dando piruetas, saltando alto e fazendo as mais diversas acrobacias. Um momento bem divertido de ver para seus donos ou quem esteja passando por perto.
Curiosidades Sobre as Características Físicas dos Coelhos
- Os dentes e unhas dos coelhos nunca param de crescer. Como eles costumam roer bastante as coisas e gastar muito seus dentes, acaba havendo equilíbrio. Já as unhas é ideal serem cortadas a pelo menos cada seis meses. Se o dente de seu bichinho não estiver se desgastando, é preciso tomar alguma medida, pois pode impedi-los até de se alimentar.
- Os sentidos dos coelhos são muito apurados. Eles possuem olfato, audição e visão de primeira, permitindo saber detectar perigos de todas as direções.
- Sua visão tem próximo de 360 graus, dando uma vista panorâmica para ele. Seu único ponto cego, entretanto, é na frente de seu nariz.
- Eles possuem os membros posteriores mais fortes, o que os permitem saltar alto e grandes distâncias.
- Seu período de gestação varia entre 28 a 34 dias. Eles chegam a dar 6 ninhadas por ano.
- Cada raça pode ter uma coloração de pelos diferente, mas a mais comum é branca.
- Alguns coelhos possuem albinismo, que os deixam com o pelo branco e os olhos vermelhos. Em alguns lugares do mundo, esse albinismo é bem comum e normal.
Curiosidades dos Coelhos na Natureza Selvagem
- Os coelhos são animais territoriais. Normalmente vivem em grupos organizados, suas casas são basicamente tocas que se ligam com outros túneis subterrâneos que possuem diversas entradas e saídas.
- No mundo todo existem mais de 50 espécies de coelhos. Cada uma com algumas poucas características diferentes.
- Os coelhos que vivem na floresta têm sempre o que fazer, como reproduzir, defender seu território e procurar por comida. Enquanto os que são mantidos em cativeiro ou como estimação possuem uma vida mais pacata. O que pode gerar problemas na saúde do animal.
- O coelho doméstico, até os que são nascidos e criados separados e domesticados ao se verem no ambiente selvagem consegue pegar todos os hábitos e costumes dos coelhos selvagens.
- A base principal do coelho é o feno e não a cenoura como muitos acreditam. Mas a cenoura também é muito importante para eles.
- Enquanto que os coelhos selvagens possuem hábitos noturnos para se protegerem de predadores, os coelhos de estimação se adaptaram aos nossos hábitos diurnos.
Outras Curiosidades Interessantes Sobre os Coelhos
- Os coelhos não devem tomar banho. Eles já possuem seu próprio mecanismo para se limpar e fazer toda sua higiene pessoal. Caso ele esteja muito sujo, é possível dar banho com xampus específicos para coelhos.
- Durante a noite, ao defecar, os coelhos comem seu próprio excremento, pois contém uma substância que se chama Cecotrofos, que ajuda seu intestino a funcionar e é muito boa para eles.
- Os recordes dos coelhos são: maior coelho do mundo pesando 20 quilogramas e medindo 1,23 metros; velocidade máxima de 55km/h; e salto mais alto por um coelho que chegou a 1 metro de altura; salto mais longo foi de 3 metros de distância; e a maior ninhada foi de 24 filhotes (que aconteceu duas vezes).
- A carne de coelho está ficando popular em alguns países devido a seu alto teor proteico e baixo colesterol. Além de ser fácil digerir e ser gostosa.
- A pele e pelo do animal estão sendo também bem comercializados. Através da pele curtida dá para confeccionar diversos objetos. Já o pelo produz uma lã macia. Até mesmo seus excrementos fazer um ótimo adubo rico em nutrientes.
- A raça Champagne D’Argent é a única raça de coelhos domésticos que eles mudam de cor. Ao nascerem são da cor preta e ao decorrer de seu crescimento vão clareando e ficando cinzentos.
De fato, esses animais não são nada simples e possuem particularidades extraordinárias. É preciso cuidar muito bem deles para que fiquem sempre felizes, e caso encontre com coelhos selvagens, não os machucar e deixa-los completamente livres para viverem suas vidas da forma certa. Desta forma, preservaremos esses bichinhos tão especiais e carinhosos.