Home / Animais / Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Tatus são animais em forma de barril cobertos com armaduras naturais. De fato, seu nome em espanhol significa “pouco blindado”, os astecas chamavam-nos de coelho da tartaruga. A armadura do tatu funciona bem contra a maioria dos predadores, mas não contra carros. Eles também são conhecidos como o “radar de velocidade caipira” por sua tendência a serem atropelados por veículos. O glyptodon era um tatu pré-histórico tão grande quanto um Fusca!

Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Tamanho e Descrição

Existem 21 espécies de tatu. Alguns tatus são muito pequenos, enquanto outros são enormes. O menor o pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus), pesa 80 gr. e mede pouco mais de 10 cm. O maior é o tatu-canastra (Priodontes maximus) têm cerca de 1,5 mt. de comprimento, pode ter até 100 dentes. Os tatus têm uma ampla gama de cores. Eles podem ser rosa, vermelho, preto, cinza ou amarelo.

A armadura de um tatu é formada por placas sobrepostas cobrindo as costas, a cabeça, as pernas e a cauda. As conchas de tatu têm sido tradicionalmente usadas para fazer as costas do charango, um instrumento de alaúde andino, são tão fortes que duas pessoas foram relatadas como feridas por balas que ricochetearam nas conchas de tatus.

O número de bandas blindadas identifica as diferentes espécies. Apenas uma espécie, o tatu de três bandas (Tolypeutes tricinctus), pode se enrolar em uma bola dura para se defender de predadores. Outras espécies de tatu simplesmente abrem um buraco rapidamente e se agacham para que sua tenra barriga esteja protegida e sua armadura seja a única coisa visível.

Os tatus têm focinhos pontiagudos e línguas longas e pegajosas, semelhantes aos tamanduás, que são primos próximos. Sua visão é pobre, então eles caçam com um olfato altamente desenvolvido. Eles também têm pelos fortes ao longo de seus lados e barriga, que eles usam para se movimentar, como sensores de direção. Eles também têm pernas fortes e garras afiadas para cavar, encontrar comida e construir suas tocas.

Os tatus são ótimos nadadores, podendo permanecer sem respirar por até 6 min., são ótimos escaladores também, caso necessitem, quando não conseguem escavar por baixo de uma estrutura; O padrão na cabeça de um tatu é único para cada indivíduo .

Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Habitat

A maioria dos tatus ocupam as áreas mais próximas da Linha do Equador porque são adaptados à áreas temperadas e quentes devido à falta de reservas de gordura em seu organismo. Os tatus são muito exigentes quanto ao tipo de solo dos locais que escolhe como seu habitat natural. Normalmente, os tatus preferem solos arenosos, soltos e porosos. Isso facilita a escavação de alimentos e a criação de tocas.

Todos os tatus vivem na América Latina com exceção do tatu-galinha (Dasypus novemcinctus L.) , que ocorre da Argentina ao sul dos Estados Unidos. Em resultado de suas migrações desde o século XIX, quando expandiram-se para o norte até o Missouri, Illinois e Flórida. É o animal oficial do Estado do Texas.

Tatu Dentro do Buraco

Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Hábitos

Os tatus não são criaturas sociais e passam a maior parte do tempo dormindo. Eles costumam dormir até 16 horas por dia em tocas. Durante a noite, eles procuram comida. Eles podem aparecer ocasionalmente durante o dia e podem ser diurnos em climas frios. Normalmente, só se juntam para acasalar ou para manter-se aquecido. Durante os dias frios, um grupo de tatus pode se esconder em uma toca para compartilhar o calor do corpo. Às vezes, um tatu-peba compartilhará sua toca com tatus de outras espécies.

Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Dieta

Os tatus são omnívoros, o que significa que eles comem carne e vegetais, embora 90% da dieta de um tatu seja feita de insetos e larvas. Com sua longa e pegajosa língua, os tatus capturam formigas, besouros, cupins e outros insetos depois de retirá-los do solo. Eles também comem plantas, ovos, pequenos vertebrados e algumas frutas. De tempos em tempos, eles vão procurar animais mortos.

Tatu Comendo Milho
Tatu Comendo Milho

Os tatus têm muitos predadores, incluindo coiotes , linces , lobos , guaxinins , pumas , ursos e alguns dos gaviões maiores e outras aves de rapina. Algumas pessoas comem tatus e afirmam que tem gosto de carne de porco.

Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Reprodução

Após um período de gestação de dois a cinco meses, a fêmea do tatu dará à luz de um a 12 filhotes em uma toca de parto. Essas tocas podem ter até 4,5 mt. de largura.Os nascimentos de gêmeos, são comuns.  O tatu-galinha produz em sua ninhada quatro filhotes idênticos e do mesmo sexo, e o tatu-peba gera em cada ninhada entre oito a quinze filhotes, todos gêmeos idênticos.

Os filhotes de tatu nascem completamente formados e amadurecem rapidamente. Eles são desmamados entre os dois a quatro meses. Entre os nove e 12 meses, os filhotes estão maduros sexualmente e prontos para ter procriar. Quando os filhotes nascem, sua casca é macia e cinza e parece couro. Eles podem se enrolar em uma bola horas depois de nascer. A casca endurece em poucos dias.

A  expectativa de vida mediana para os tatus-bola  é de cerca de 16 anos. A expectativa de vida dos tatus varia conforme a espécie entre quatro a 30 anos. Época de reprodução de tatus varia de espécie para espécie, mas existem alguns tatus que podem se reproduzir durante o ano todo.

Curiosidades Sobre o Tatu e Fatos Interessantes

Conservação

A maioria das espécies de tatus não estão ameaçados de extinção. Algumas espécies são consideradas vulneráveis quanto ao perigo de extinção. Por exemplo, o tatu-cabeludo andino (Chaetophractus villosus) que grita quando ameaçado, não que ele seja covarde, ele é conhecidos por jogar seu corpo em cima de cobras, matando-as e cortando-as com as bordas afiadas de suas conchas, é considerado vulnerável porque sua população diminuiu em mais de 30% nos últimos 10 anos. O tatu -canastra é considerado vulnerável porque sua população diminuiu em pelo menos 30% nos últimos 21 anos. A maioria das espécies de tatu tornam-se ameaçadas devido à perda de habitat e à caça .

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *