Linces são felinos da mesma família de leões e leopardos, a família felidae. Há quatro espécies neste gênero de linces, com características morfológicas peculiares.
Origem E Hábitos Do Lince
Lince são pequenos gatos quando comparados com tigres e leões. Da cabeça à garupa, eles têm cerca de 80 a 100 centímetros de comprimento. As espécies de lince que vivem na Ásia e na Europa são maiores do que as espécies que vivem na América do Norte. O maior lince é o lince da Eurásia, pois ele tem entre 80 a 110 cm de comprimento e pesa 15 a 29 kg.
O lince mais curto é o lince comum, que mede 65 a 105 cm de comprimento. O lince mais leve é ??o lince canadense, que pesa 5 a 17 kg.
Estes felinos vivem nas áreas mais frias do norte da Europa, América do Norte e Ásia. A maioria dos linces são feitos para o frio, com pelagens grossas e patas especiais. Quando dá um passo, as patas do lince se espalham, facilitando a caminhada na neve. É como ter sapatos de neve embutidos. Essas patas também são cobertas de pêlo grosso para proteção adicional.
Curiosidades Interessantes Sobre Os Linces
Um lince é uma das quatro espécies do gênero Lynx de felinos selvagens de tamanho médio.
O nome “lince” originou-se no inglês médio via latim de uma palavra grega, derivada da raiz indo-européia leuk que significa “luz/brilho” em referência à luminescência de seus olhos reflexivos.
A visão aguçada de um lince ganha esse status lendário de felino nos mitos de muitas culturas. Nos mitos gregos, nórdicos e norte-americanos, o lince vê o que os outros não podem e seu papel é revelar verdades ocultas.
O lince é conhecido pelo tufo de pêlos pretos nas pontas das orelhas e na cauda curta ou cortada. De fato, uma espécie de lince é chamada de lince.
As quatro espécies de lince são: lince canadense, euro-asiático, ibérico (ou espanhol) e o lince comum.
O lince canadense: Vive no Canadá e também no norte dos EUA, incluindo o Alasca, este felino também é conhecido como lince norte-americano. Possui pele extremamente grossa, marrom ou cinza clara, com manchas pretas claras.
As características exclusivas do lince canadense incluem uma ponta da cauda preta e patas enormes com pêlo longo e grosso para manter os dedos dele quentes no inverno. Ele pode espalhar os dedos dos pés como sapatos de neve para caminhar na neve macia.
O lince euro-asiático: É a mais numerosa das espécies e a mais difundida, atualmente encontrada em 46 países da Europa, norte da Ásia e Oriente Médio. Possui pêlo longo, grosso e de cor clara, sedoso no inverno e mais curto, mais fino e de cor mais escura no verão. Patas grandes com pêlos nas solas dão tração ao lince da Eurásia; pernas longas também ajudam a caminhar na neve profunda.
O lince ibérico: O mais raro do lince e, possivelmente, o mais raro de todos os felinos, o lince ibérico é encontrado em Espanha e Portugal. É cerca de metade do tamanho do lince eurasiático e tem o maior número de pontos em seu pelagem. Seu cabelo é curto e grosso para o clima mediterrâneo mais ameno.
Os linces comuns: São encontrados na América do Norte, do sul do Canadá ao sul do México. Os linces possuem vários nomes e se parecem muito com o lince canadense. Mas os linces comuns têm pés menores e não têm a sola peluda do outro lince, por isso não estão tão bem equipados para viver em áreas de neve pesada.
O maior e mais pesado dos linces é o lince siberiano (subespécie de lince eurasiático), com 80 a 110 centímetros de comprimento e peso de 15 a 29 kg. O lince mais curto é o lince, que tem 65 a 105 centímetros de comprimento. O lince mais leve é o lince canadense, que pesa de 5 a 17 kg. E a vida útil do lince vai até 17 anos em estado selvagem e até 26 anos em cativeiro.
Outros Fatos Interessantes Sobre O Lince
O lince é geralmente solitário, embora um pequeno grupo de linces possa viajar e caçar juntos ocasionalmente. E o lince, como outros felinos, é carnívoro, o que significa que eles só comem carne.
Graças ao excelente senso de audição, o lince pode localizar facilmente a presa. O lince é um caçador de caçadores e emboscadas.
O lince canadense come ratos, esquilos e pássaros, mas prefere a lebre com raquetes de neve. O lince-ibérico caça veados e outras presas maiores, além de pequenos animais. O lince-ibérico depende principalmente de coelhos selvagens para se alimentar, mas também come patos, veados jovens e perdizes se a densidade de coelhos for baixa. O lince comum caça coelhos e lebres. No entanto, também irá caçar qualquer coisa, desde insetos até veados.
O lince caça principalmente à noite, principalmente em áreas próximas às pessoas, e seus períodos de pico de atividade são ao amanhecer e ao anoitecer.
Durante o dia, eles geralmente se escondem e dormem em refúgios isolados, como fendas nas rochas, cavernas ou emaranhados de árvores caídas e arbustos. Embora o lince seja um mamífero terrestre, sabe-se que o lince costuma subir em árvores ou nadar para capturar suas presas.
O lince é um animal muito vocal. Pode produzir miados, ronrono e assobios semelhantes a gatos. Um lince-mãe ronrona com frequência enquanto amamenta ou limpa seus filhotes.
O acasalamento ocorre no final do inverno e, uma vez por ano, a fêmea dá à luz entre 1 e 4 filhotes. O tempo de gestação do lince é de cerca de 70 dias. Filhotes de lince geralmente nascem no início da primavera em tocas encontradas sob galhos de árvores caídas, raízes de árvores grandes, pilhas de pedras ou em cavernas.
Os filhotes são amamentados por 4 a 5 meses e, durante as últimas semanas de amamentação, eles também começam a comer alimentos sólidos. Esses linces jovens podem cuidar de si mesmos aos 10 meses de idade, mas geralmente ficam com a mãe por até um ano e não atingem o tamanho de um adulto até os 2 anos de idade.
Às vezes, os irmãos que acabaram de deixar sua mãe viajam e caçam juntos por vários meses antes de seguirem caminhos separados.
Predadores do lince incluem pumas, lobos e coiotes, mas os humanos são a maior ameaça de todas. O lince ibérico é a espécie felina mais ameaçada do mundo, inclusive. Há receios reais de que em breve ela se torne a primeira espécie de felino extinta por pelo menos 2.000 anos.
O lince tem cabelos na parte inferior das patas largas, proporcionando tração em superfícies escorregadias. Uma exceção é o lince comum.
Todos os linces têm tufos, mas seu objetivo não é completamente claro. Alguns cientistas pensam que um lince os usa como bigodes para detectar coisas acima de sua cabeça. Outros pensam que o cacho de cabelos melhora a audição do gato.
A constelação de Lynx recebeu esse nome porque foi dito que os olhos afiados de um lince a viam. As montanhas Catskill, em Nova York, foram nomeadas em homenagem ao lince, um morador da região.