O crocodilo da Nova Guiné é um réptil nativo da própria ilha Nova Guiné e por isso é conhecido por esse nome. É muito semelhante ao crocodilo australiano, mas seus focinhos delatam a diferença por o do crocodilo da Nova Guiné ser menor que o do australiano. Vamos conhecer mais sobre suas características que diferem de outros crocodilos.
Características e Nome Científico
É cientificamente denominado de crocodylus novaeguineae e esta espécie é um crocodilo de tamanho pequeno a médio, com comprimentos verificáveis máximos de 3,5 m para machos e 3 m para fêmeas. Eles têm focinhos relativamente estreitos e são de cor marrom a cinza, com faixas de marrom escuro a preto em seus corpos e caudas.
A formação de faixas é mais visível em animais mais jovens. Esses crocodilos têm 66 a 68 dentes, dos quais 5 pares são pré-maxilares, 13 a 14 são superiores e 15 são inferiores.
As populações do norte e do sul dos crocodilos da Nova Guiné diferem ligeiramente em morfologia. A sínfise pré-maxilar (uma articulação fibrocartilaginosa) das populações do sul é maior que a sínfise maxilar, enquanto as populações do norte exibem sínfises pré-maxilares mais curtas que a sínfise maxilar.
As populações do sul têm 4 a 6 escalas pós-occipitais no pescoço, enquanto as populações do norte sempre têm 4 escalas pós-occipitais. As medidas relativas do crânio, no entanto, são comparáveis entre indivíduos de tamanho semelhante de ambas as populações.
Fotos do Crocodilo da Nova Guiné
Essas espécies tendem a preferir habitats diferentes (mas sobrepostos), com crocodilos de água salgada ocupando piscinas profundas de água doce e córregos rochosos de fluxo rápido até 700 milhas para o interior, além de áreas salobras e costeiras, e crocodilos da Nova Guiné sendo encontrados principalmente em sistemas fluviais interiores e pântanos e pântanos de água doce.
Habitat do Crocodilo da Nova Guiné
Os crocodilos da Nova Guiné habitam lagos de água doce e pântanos. Crocodilos maiores geralmente ocupam os principais canais do rio, enquanto juvenis e indivíduos menores tendem a habitar áreas úmidas próximas. Mudanças sazonais nos níveis da água têm efeitos marcantes na densidade e distribuição da população.
Os crocodilos da Nova Guiné são encontrados na Papua Nova Guiné (somente no continente) e na província de Papua na Indonésia. Esta espécie foi dividida em duas populações genética e morfologicamente distintas (norte e sul), divididas pela principal cordilheira (planalto central) da Nova Guiné.
Ambas as formas localmente comuns, com a forma norte sendo encontrada nos sistemas dos rios Sepik e Ramu e a forma sul nos rios Fly e Bamu e seus afluentes e lagos associados na região sudoeste da ilha, e as marés zona florestal do Golfo de Papua, no sul.
Reprodução do Crocodilo da Nova Guiné
O comportamento de namoro dos crocodilos da Nova Guiné parece ser desencadeado pelo início da estação das chuvas. O namoro e o acasalamento não foram observados na natureza, mas as observações em cativeiro relatam que os indivíduos acasalados exibem contato com a cabeça, uma exibição submissa de um macho para uma fêmea.
Um macho também pode soprar bolhas sob o corpo de uma mulher. Se uma mulher estiver disposta a acasalar, ela levantará o focinho da água e um macho então circula e nada sobre ela, empurrando-a para a água, onde o acasalamento ocorre. Hierarquias de reprodução de dominância de tamanho específico foram observadas em cativeiro.
As atividades reprodutivas ocorrem ao longo do ano, com a maioria das criações ocorrendo de setembro a dezembro. As populações do norte formam seus ninhos durante a estação seca (junho-outubro), enquanto as populações do sul fazem ninhos durante a estação chuvosa (novembro-maio). Todos os crocodilos da Nova Guiné formam ninhos.
Ovos de Crocodilo
Os ovos são depositados em uma câmara central, com temperatura constante mantida pela decomposição dos materiais orgânicos ao redor. A maioria dos ninhos é construída em terra, acima da marca d’água do ano anterior e sob a proteção de vegetação pendente, embora alguns sejam construídos sobre massas flutuantes de vegetação.
O tamanho da ninhada e dos ovos varia de acordo com a população, com indivíduos do sul colocando menos ovos maiores que eclodem em juvenis maiores. O tamanho da embreagem pode variar de 10 a 48 ovos, com um tempo médio de incubação de 83 a 91 dias.
Os ovos apresentam altos níveis de mortalidade, devido em grande parte ao alto risco de inundação de ninhos, bem como à predação. A idade exata em que os crocodilos da Nova Guiné atingem a maturidade sexual é desconhecida, mas foram registradas medidas de indivíduos sexualmente ativos.
As fêmeas atingem a maturidade reprodutiva quando atingem 55-60% do seu comprimento total (1,4-2,0 m de comprimento), enquanto os machos atingem a maturidade sexual em cerca de 2,4 m de comprimento. O tamanho do filhote difere entre as populações do sul e do norte. Os filhotes do sul variam de 26 a 32 cm de comprimento, cerca de 5 cm a mais do que os filhotes da população do norte.
Longevidade e Comportamento do Crocodilo
Há pouca informação disponível sobre a vida útil desta espécie. Em geral, a mortalidade é maior nos estágios iniciais da vida, com adultos sofrendo pouca mortalidade fora da predação por seres humanos. Há um registro deste crocodilo atingindo 24,6 anos de idade em cativeiro.
E quanto ao seu comportamento, os crocodilo da Nova Guiné são semi-aquáticos, com membros bem desenvolvidos que permitem que eles se movam facilmente pela água e por terra. Termorregulam buscando sombra, submergindo na água, elevando a cabeça acima do substrato e escancarando a boca. Eles são principalmente noturnos, tendendo a permanecer em áreas cobertas e protegidas durante o dia e raramente são encontrados se aquecendo.
Vocalização dos Crocodilos
Em geral, os crocodilos se comunicam através da vocalização, usando o som extensivamente em seu comportamento social. Crocodilos da Nova Guiné machos emitem uma variedade de sons durante o namoro e exibições territoriais. Eles também batem a cabeça e caem na água como demonstrações territoriais. Os filhotes emitem chamados para estimular os adultos a escavar ninhos, e os juvenis podem usar os chamados de socorro para atrair a proteção dos adultos.
Os crocodilos também têm glândulas de almíscar embaixo de suas gargantas e dentro da cloaca, provavelmente usadas para comunicação via cheiro. E seus olhos, protegidos por uma membrana nictitante, permitem um amplo campo de visão binocular.
Ameaça e Conservação do Crocodilo da Nova Guiné
Os crocodilos adultos da Nova Guiné não têm predadores além dos humanos; no entanto, eles são vulneráveis à predação de várias fontes antes de atingirem a maturidade. Os ovos correm o risco de predação de porcos selvagens, lagartos-monitor e humanos. Enquanto isso, os jovens podem sofrer assédio por parte de indivíduos maiores e até de canibalismo.
Existem pressões mundiais em crocodilos devido à caça e deslocamento por seres humanos. A caça ao crocodilo é o único meio de renda para muitas aldeias na Papua Nova Guiné e a maioria (75-95%) dos crocodilos que estão sendo caçados são crocodilos da Nova Guiné.
Embora os crocodilos na Papua Nova Guiné sejam abundantes e desempenhem um papel importante na economia, o aumento das taxas de captura de crocodilos pode diminuir a densidade populacional. Existem muitos regulamentos governamentais em vigor que ajudam a proteger esta espécie de caça excessiva.