Home / Animais / Crocodilo Anão Africano: Características, Nome Científico e Fotos

Crocodilo Anão Africano: Características, Nome Científico e Fotos

O crocodilo anão é um réptil africano. A área de sua distribuição se estende das regiões subsaarianas à África centro-oeste, do sul do Senegal à República Democrática do Congo, chegando ao sul do norte de Angola. O habitat principal do crocodilo anão é a floresta tropical.

Características do Crocodilo Anão Africano

O crocodilo anão é um crocodilo bastante pequeno, com focinho curto e sem corte e corpo preto, exceto pelas partes inferiores, que são de cor amarela. O corpo é coberto por placas ósseas, que formam escamas grossas e blindadas na pele do animal. Essas escamas protegem o crocodilo de ferimentos e queimaduras, sob o sol quente. Quando o crocodilo é submerso, seus olhos e narinas permanecem acima da superfície da água, permitindo que o animal veja e respire. Isso também ajuda o crocodilo a ficar sem manchas enquanto observa presas e predadores. Os crocodilos jovens são identificados por marcas amareladas na cabeça e listras marrons claras no corpo e na cauda.

Pesadamente blindado (pescoço, costas, cauda) com escalas ventrais pronunciadas e ossificadas. Coloração adulta uniformemente escura nas costas e nas laterais, com faixas marrons mais claras no corpo e na cauda dos jovens e padronização amarela na cabeça. A cor da barriga é amarelada com numerosas manchas pretas. Tamanho máximo registrado de 1,9 m. Focinho curto e sem corte (comprimento do focinho = largura basal), mais semelhante a um jacaré – isso pode ser devido ao fato de Osteolaemuster possuir uma ecologia semelhante aos jacarés-anões. O. t. tetraspisé de cor mais clara, com focinho mais pontiagudo e virado para cima. Armaduras pesadas em escala dorsal nas costas levaram ao nome de crocodilo anão ‘de costas ásperas’. O. t. Osborni é pouco conhecido. Focinho virado para baixo e armadura menos dorsal.

Habitat

O réptil ocorre nas regiões tropicais das terras baixas, onde o animal habita pântanos com vegetação densa, correntes e rios que fluem lentamente. Encontrado principalmente em piscinas permanentes em pântanos e em áreas de água doce lenta nas florestas tropicais. Relatórios ocasionais de indivíduos em piscinas isoladas de savana, onde as tocas são ocupadas durante a estação seca. Noturno. Passa a maior parte do dia em tocas construídas pelo crocodilo. Às vezes, essas tocas são parcialmente submersas, com a entrada sob a superfície da água. Os crocodilos emergem geralmente à noite e se alimentam perto da água ou extensivamente na terra, particularmente em áreas cobertas e florestadas. Em algumas áreas, os indivíduos ficam em piscinas isoladas, escondendo-se sob as raízes das árvores durante o dia.

Comportamento

Este réptil é um animal noturno. O crocodilo anão é um caçador solitário, predando à noite pequenos animais na água ou nas margens do rio. Os crocodilos passam as horas do dia descansando em tocas, que geralmente são colocadas ao longo da margem do rio, cavadas no chão, tendo longos túneis de entrada e saída com vários metros de comprimento. Quando é difícil encontrar um local adequado para escavação, os crocodilos vivem entre as raízes das árvores imersas, penduradas na água. Sendo um animal de sangue frio, o crocodilo precisa manter constantemente sua temperatura corporal. Quando a temperatura está baixa, o réptil toma banhos de sol para se aquecer. Para esfriar durante o calor, o animal entra na água. Os crocodilos tendem a fazer uma emboscada quando estão na água: seu corpo está submerso, enquanto os olhos e as narinas estão acima da superfície,

Dieta

Crocodilo Anão Africano Nadando no Lago
Crocodilo Anão Africano Nadando no Lago

Esses répteis são carnívoros, tipicamente caçando pássaros, sapos, sapos, ratos, peixes, crustáceos e outros pequenos animais. Além disso, quando a comida é escassa, os animais podem ocasionalmente consumir carniça.  Peixes, anfíbios, crustáceos, possivelmente outras presas terrestres. As populações estudadas no Congo mostram uma mudança na dieta ao longo do ano – peixes durante a estação chuvosa, quando as enchentes trazem peixes para o habitat pantanoso ocupado pelo crocodilo anão. Durante a estação seca, quando o peixe não está disponível, os crocodilos sobrevivem principalmente de crustáceos, e sua ingestão alimentar é geralmente reduzida.

Reprodução

Os crocodilos anões são animais poliginosos. Geralmente, um crocodilo macho acasala com fêmeas, ocupando seu território. Eles se reproduzem de maio a junho. A fêmea é responsável pela construção do ninho: ela constrói um monte de vegetação em decomposição, depositando até 20 ovos. Durante os 3 meses seguintes, a vegetação apodrece, produzindo calor, o que ajuda a incubar os ovos. A fêmea fica de olho nos ovos, protegendo-os dos predadores. Então, ao ouvir o chamado de seus filhos, a mãe desenterra os ovos, ajudando os filhotes a sair. Depois que os filhotes saem, a fêmea os pega com cuidado e delicadeza na boca, apresentando-os à água.

Filhote de Crocodilo Anão
Filhote de Crocodilo Anão

Os crocodilos anões geralmente alcançam a independência rapidamente, mas tendem a permanecer próximos à mãe pelas primeiras semanas de vida, às vezes até mais.indivíduos geralmente são solitários, exceto durante a estação reprodutiva. O período de nidificação começa no início da estação das chuvas (maio-junho), quando os ninhos são montados. Apenas um pequeno número de ovos é depositado (geralmente em torno de 10, mas em casos raros, até 20). O período de incubação dura entre 85 a 105 dias, e os filhotes medem um comprimento total médio de 28 cm quando emergem dos ovos. A fêmea guarda o ninho e, posteriormente, protege os filhotes por um período desconhecido na água.

Ameaças

Em algumas áreas de sua extensão natural, os animais são ameaçados pela população local, que caça os crocodilos por sua carne. Por outro lado, o aumento da atividade humana em toda a área de seu habitat natural é outra preocupação séria para a população desses répteis. Os crocodilos anões estão ameaçados pelo desenvolvimento de assentamentos humanos dentro de sua área de origem. Eles estão expostos a alterações e perda de habitat devido ao desmatamento para a indústria madeireira, bem como à invasão de plantações agrícolas, como o óleo de palma. Além disso, a remoção de seu habitat na floresta tropical, a fim de produzir áreas de pasto para o gado, diminuiu drasticamente a área de sua distribuição, principalmente porque esses animais não são bem-vindos pelos agricultores, que temem pelo gado.

A maioria dos relatórios de conservação indica que a espécie não corre perigo imediato em quase toda a sua extensão, porque é amplamente distribuída em vários países, alguns dos quais com alto número de crocodilos. Em uma ou duas áreas (particularmente na Gâmbia e na Libéria), considera-se que a população local está severamente esgotada e corre o risco de extirpação local.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *